fbpx
Conecte-se conosco

Geral

TJAC participa da abertura da 15ª Semana Acreana da Diversidade

Publicado

em

O evento anual reúne ativistas dos direitos humanos e sensibiliza a sociedade sobre a tolerância e respeito

Nesta terça-feira, dia 20, a Associação de Homossexuais do Acre (AHAC) realizou a cerimônia de abertura da 15ª Semana Acreana da Diversidade. A juíza Zenice Cardoso representou o Comitê da Diversidade do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) no evento.

O tema desta edição é “Políticas Públicas pela Cidadania LGBTQIA+”. O presidente da AHAC, Germano Marinho, chamou a atenção para reivindicações nas áreas saúde, segurança, educação, cultura, esporte e renda para a melhoria das condições de vida da população LGBTQIA+ do Acre.

Nesse sentido, a participação de instituições públicas também colabora para difusão da tolerância e respeito. “A presença do Poder Judiciário tem uma representatividade ímpar, pois precisamos estar acessíveis e ter compreensão do movimento. Todos avanços que essa comunidade conquistou foi por meio do movimento social com pouca participação dos poderes constituídos. O Poder Judiciário é necessário para a garantia direitos. É preciso estar vigilante para evitar retrocessos – esse é o nosso papel”, declarou Zenice.

 

 

Desde a criação do Comitê da Diversidade, o TJAC tem investido na formação e ações educativas para as magistradas e magistrados, servidoras e servidores: “de modo a aprofundar a compreensão sobre a diversidade, a melhor forma de acolher, dar acessibilidade para a garantia de direitos. Mas ainda há muito o que se fazer”, concluiu a magistrada.

Durante a solenidade, o procurador da República Lucas Dias foi homenageado com o troféu “Rogério Sábio da Paciência”, em reconhecimento ao seu trabalho de enfrentamento a LGBTFobia no Acre.

O destaque do evento foi a participação da artista Suzy Brasil. Reconhecida nacionalmente por sua atuação enquanto comediante, a drag queen fez performances de lip sync, ou seja, dublagem de músicas com humor, valorizando a cultura LGBTQIA+.

A programação se encerra no próximo domingo, dia 25, com a 15ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, que terá concentração às 14h no Skate Parque e encerramento na Concha Acústica.

Miriane Teles | Comunicação TJAC

Comentários

Continue lendo

Geral

PF prende peruano por tráfico internacional de drogas em Assis Brasil, Acre

Publicado

em

Durante vistoria foi encontrada significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Homem de nacionalidade peruana foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Epitaciolândia, para prestar esclarecimentos. Foto: oaltoacre.com

Com Assessoria 

A Polícia Federal prendeu em flagrante um indivíduo de nacionalidade Peruana por tráfico internacional de drogas, apreensão aconteceu durante inspeção de rotina no posto de controle migratório em Assis Brasil, Acre, na manhã desta sexta-feira (26) na tríplice fronteira.

Na ocasião, o peruano solicitava entrada no Brasil com destino a Goiânia. Entretanto, durante vistoria foi encontrada significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Após examinar cuidadosamente os itens que estava de posse peruano, policiais federais constataram que as pilhas estavam adulteradas e recheadas de cocaína.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Epitaciolândia, para prestar esclarecimentos posteriormente.

O indivíduo poderá responder por tráfico internacional de drogas.

Durante vistoria foi encontrada por agentes da pela policia federal significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vice-ministro de Arce diz que 5 de maio será o fim de Evo Morales no MAS

Publicado

em

O líder do MAS (à direita) e o presidente Luis Arce estão distantes

Com Hortência Rivera

O congresso da ala arquista do MAS convocou o congresso do MAS entre 3 e 5 de maio. Dizem que farão a reunião mesmo que não tenham a fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral.

Após o anúncio do presidente Luis Arce de que será realizado o congresso do MAS convocado por seus apoiadores em El Alto, neste sábado o vice-ministro de Coordenação dos Movimentos Sociais, Juan Villca, afirmou que esta reunião marcará o fim de Evo Morales no comando daquele jogo.

“No dia 5 de maio termina a gestão dele.  E isso significa que a partir do dia 5 essa direção nacional não existe mais”,  disse Villca, em contato com a mídia.

O MAS que está no Governo está dividido em dois blocos,  um evista e outro arcista. Ambos os lados organizam separadamente o congresso nacional deste partido no qual a nova liderança deve ser eleita.

A ala Arcista lançou uma convocatória indicando que  o congresso será realizado em El Alto entre 3 e 5 de maio,  enquanto os evistas (Evos), divulgaram outro documento indicando Lauca Ñ como ponto de encontro no dia 10 de junho.

Quando  ambos os lados solicitaram apoio ao Tribunal Supremo Eleitoral,  o pedido foi negado por não cumprirem o estatuto do partido, afirmou o órgão eleitoral.

O vice-ministro Villca destacou que,  embora a reunião convocada pela ala Arcista não conte com a fiscalização do TSE , ela será realizada da mesma forma. “Teremos a presença dos  movimentos sociais fundadores do partido azul”, concluiu Villca.

Comentários

Continue lendo

Geral

Na cadeia: Investigadores da DHPP prendem pai e filho acusados de homicídios

Publicado

em

Vanderley de Souza Leão de 39 anos, e, o filho dele, Árdison de Lima de 20, foram presos no Bairro Defesa Civil, em Rio Branco.

A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, a DHPP.

Pai e filho, são acusados pelo assassinato do ex-presidiário Raicharles Lima de Souza de 34 anos.

O crime aconteceu na madrugada de 15 de janeiro deste ano, na região da Defesa Civi.

A vítima foi morta com duas facadas, uma delas, na região do tórax. O corpo foi encontrado horas depois, no quintal da casa dos acusados.

A investigação dos agentes da Delegacias de homicídios, apontou o envolvimento dos dois no assassinato de Raicharles Lima.

O crime, segundo a polícia, foi uma espécie de “queima e arquivo”. O suspeito Áridson teria cobrado um valor para devolver a um morador da região, o aparelho celular furtado.

O ex-presidiário teria relatado o fato a lideranças de uma organização criminosa.

Árdison de Lima, que é monitorado por tornozeleira eletrônica, teria confessado a autoria do crime, enquanto o pai dele, negou qualquer envolveu na morte do ex-presidiário

Comentários

Continue lendo