Tião Viana participa de reuniões em Brasília e assegura ao Acre mais investimentos

Tião Viana e o secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, em com a ministra Miriam Belchior

O governador Tião Viana cumpriu extensa agenda em Brasília nesta terça-feira, 7. A ida a capital federal teve como objetivo a busca por recursos e parcerias para investimentos em infraestrutura, saúde, educação, entre outros setores.

A primeira agenda foi na Secretaria do Tesouro Nacional, onde o governador discutiu alternativas para viabilizar custeios no Estado, tendo em vista que, o Acre tem apresentado crescentes perdas de recursos dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Em seguida, Tião Viana acompanhado pelo secretário de Planejamento, Marcio Veríssimo, participou de reunião no Ministério do Planejamento, com a ministra Miriam Belchior. Na pauta estavam ações do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II). Tião Viana assegurou ao Estado recursos para investimento em abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios do Acre.

O governador ressaltou que os recursos são essenciais para o Estado que tem a ousada meta de mudar índices em cidades do Acre que passarão de 0% de rede saneamento para 99%. Tião Viana frisou que o investimento vai além da infraestrutura urbana, pois modifica também a qualidade de vida das pessoas, elevando a saúde da população.

Ainda na audiência com a ministra Miriam Belchior, Tião Viana garantiu ao Acre recursos na ordem de R$ 28 milhões para a Cidade do Povo. Segundo o secretário Marcio Veríssimo, os recursos serão para a infraestrutura das unidades habitacionais de famílias que serão removidas de áreas de risco.

O governador Tião Viana e o senador Aníbal Diniz também estiveram em reunião com secretario-executivo Guilherme Ramalho, da Secretaria Nacional de Aviação Civil

Na reunião com o secretario-executivo Guilherme Ramalho, da Secretaria Nacional de Aviação Civil, o governador viabilizou uma ação emergencial para envio de insumos ao Acre para o trabalho de recuperação das pistas dos aeroportos regionais de Tarauacá, Jordão e Porto Walter.

ambém foi discutida a reforma e ampliação de aeroportos regionais e foi tratada a possibilidade da construção de um aeroporto regional em Brasileia e a construção do novo aeroporto de Marechal Thaumaturgo, que será edificado na sede da cidade, integrando-o ao município, já que o atual fica do lado oposto da cidade, sendo necessário atravessar o rio para chegar ao município.

Guilherme Ramalho afirmou ao governador que a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, deverá iniciar este ano. Ramalho também acenou com a possibilidade de que este ano iniciem as obras da nova pista do aeroporto da capital.

Já no Ministério da Educação o governador foi em busca do aumento de vagas para o curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac). A proposta de Tião Viana e dobrar a quantidade de vagas no curso e estendê-lo para a comunidade acadêmica da região do Vale do Juruá, ofertando vagas em Cruzeiro do Sul.

Por fim, a última agenda aconteceu no Ministério de Minas e Energia (MME) e traz uma boa notícia para empresários e moradores dos municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, assegurou ao governador Tião Viana que no dia 21 de junho será o leilão do linha que ligará Sena Madureira a Cruzeiro do Sul.

A ligação elétrica entre os municípios do Acre tem sido uma das lutas encampadas pelo governador na busca pelo desenvolvimento das cidades do Acre e ainda pela definitiva exclusão das usinas que utilizam recursos poluentes para geração de energia elétrica.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima