Temendo cheia, duas cidades do Acre iniciam plano de contingência

Defesa Civil de Rio Branco e Xapuri elaboram medidas após cheia histórica.
Em Tarauacá, nível do rio continua acima da cota de alerta com 8,97 metros.

Assis Brasil até Xapuri e Brasileia até o momento, está tudo dentro da normalidade.

G1

O nível do Rio Acre segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco e no município de Xapuri, localizado a 188 quilômetros de Rio Branco. Porém, por precaução devido à enchente histórica de 2015, as duas cidades já iniciaram a elaboração do plano de contingência para as áreas alagadiças.

O Rio Acre, em Rio Branco, atingiu a marca de 18,40 metros, a maior da história do estado, no dia 4 de março de 2015. Em Xapuri, o nível nunca havia passado dos 17 metros, mas em fevereiro de 2015 chegou a 18,29 metros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Rio Branco, coronel George Santos, na última medição, realizada nesta terça-feira (5), o nível do rio estava com 4,64 metros, bem abaixo da cota de alerta de 13,50 metros.

“Fazemos um monitoramento meteorológico diariamente das condições do Rio Acre desde Assis Brasil até Xapuri e Brasileia. Além disso, também acompanhamos a quantidade de chuva, mas, até o momento, está tudo dentro da normalidade. Já estamos elaborando o plano de contingência deste ano, pois janeiro, fevereiro, março e abril são meses onde ocorrem as enchentes”, explica.

Xapuri
Apesar de não haver nenhuma preocupação até o momento, a Defesa Civil de Xapuri também iniciou a elaboração do plano de contingência do município devido às enchentes históricas de 2012 e 2015.

Segundo o coordenador do órgão, Joscires Ângelo, na última medição, realizada na manhã desta terça-feira (5), o nível do rio estava em 2,92 metros, a cota de alerta na cidade é de 12,56 metros. Já o índice pluviométrico de chuvas acumulado chegou a 10,50 milímetros.

“A partir de experiências de anos anteriores estamos elaborando o plano de contingência. Se houver alguma situação, já estaremos prevenidos. Porém, ainda estamos muito abaixo da cota de alerta e já fizemos visitas em locais onde pode haver deslocamentos”, destaca.

Rio Tarauacá segue acima da cota de alerta
O Rio Tarauacá, localizado na cidade de mesmo nome, voltou a subir nesta terça-feira (5) e atingiu 8,97 metros na última medição, feita às 7h desta terça-feira (5), ficando acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros, segundo a Defesa Civil.

Na madrugada do último domingo (3), o rio havia atingido 9,03 metros após a forte chuva que caiu sobre a cidade durante o sábado (4).

“Temos um plano de contigência, mas ainda não colocamos em prática porque, mesmo com a cheia, não há nenhuma família desabrigada ainda. Seguimos acompanhando o nível do rio, pois as chuvas são constantes no município”, finaliza a coordenadora do órgão em Tarauacá, Raimunda Alves.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima