TCE julga esta semana parte das contas deixadas por ex-prefeitos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem em sua pauta de julgamento desta semana uma série de processos relativos à prestações de contas de parte das prefeituras. Ainda não são os dados finais de 2012, mas relativo ao quinto bimestre, ou seja, de janeiro a outubro. As informações, porém, são suficientes para se ter um apanhado de como os ex-prefeitos deixaram os cargos.

O ano de 2012 foi marcado por uma atuação implacável do TCE na fiscalização das prefeituras. Muitos dos processos foram encaminhados ao Ministério Público que, por sua vez, ofereceu denúncia de alguns gestores por improbidade administrativa.

Entre os julgados esta semana está o ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, que não chegou a ficar até o fim do mandato por ter sido afastado pela Justiça.

As prefeituras de Rio Branco, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Santa Rosa e Manoel Urbano também serão avaliadas.  As falhas mais comuns detectadas pelos conselheiros nas análises enviadas pelas prefeituras são a não aplicação dos limites constitucionais na saúde e educação, e a ultrapassagem do teto de gasto com a folha de pagamento.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima