Subsídio ao açaí do Acre apresenta aumento em dezembro

O subsídio ao açaí de cultivo no Acre -único produto bonificado pelo governo federal no Estado – será de 5,60% sobre o preço de mercado.

O açaí de cultivo, que representa uma parcela pequena na cadeia de produção do fruto, recebe este mês R$1,25 de valor de garantia por quilo. Como o preço médio de mercado está estimado em R$1,18, o bônus do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) é de 4,80%.

Nesta quarta-feira (8) o Ministério da Agricultura publicou portaria para informar aos agentes financeiros, operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) os produtos que tem direito e o percentual dos bônus de desconto a ser concedido nas operações e parcelas de crédito rural que serão objeto de pagamento ou amortização pelos mutuários, no período de 10 de dezembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022.

A lista dos produtos e o cálculo dos bônus são feitos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base nos preços recebidos pelos produtores em novembro. A Conab indica quais produtos da lista devem ser incluídos e excluídos no programa, com base na variação das cotações praticadas no mercado na comparação com o preço de referência. Para o Acre, o aumento do bônus foi de 0,80 pontos percentuais em dezembro em comparação ao valor pago em novembro.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
ac24 Horas