fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

STJ mantém anulação de júri do caso da Boate Kiss

Publicado

em

Ministros apontaram ilegalidades processuais durante julgamento

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta terça-feira (5), manter a anulação das condenações de quatro acusados pelo incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

Por 4 ​votos a 1, a maioria dos ministros entendeu que houve ilegalidades processuais durante a sessão do júri e manteve a decisão da Justiça de Porto Alegre, que anulou as penas.

Com a decisão, continuam anuladas as condenações dos ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor musical Luciano Bonilha. Ambos foram condenados a 18 anos de prisão.

O colegiado julgou Por 4 votos a 1, STJ manteve anulação das penas de 4 acusados pelo incêndio na boate, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em 2013. Recurso contra a decisão foi do Ministério Público gaúcho.e determinou a soltura dos acusados.

Em agosto do ano passado, a 1ª Câmara Criminal do TPor 4 votos a 1, STJ manteve anulação das penas de 4 acusados pelo incêndio na boate, que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos em 2013. Recurso contra a decisão foi do Ministério Público gaúcho.ribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aceitou recurso protocolado pela defesa dos acusados e reconheceu nulidades processuais ocorridas durante sessão do Tribunal do Júri de Porto Alegre, realizada em dezembro de 2021.

O caso começou a ser julgado no STJ em junho, mas foi interrompido após o ministro Rogério Schietti votar pela prisão imediata dos quatro condenados.

Na sessão desta tarde, os ministros Antonio Saldanha, Sebastião Reis, Jesuíno Rissato e Laurita Vaz abriram divergência e votaram pela manutenção da anulação.

Defesa

No STJ, os advogados dos quatro acusados reafirmaram que o júri foi repleto de nulidades e defenderam a manutenção da decisão que anulou as condenações.

Entre as ilegalidades apontadas pelos advogados, estão a realização de uma reunião reservada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e das defesas, e o sorteio de jurados fora do prazo legal.

Edição: Nádia Franco

Comentários

Continue lendo

Brasil

Inocentado de acusações, Kevin Spacey diz que ‘#MeToo’ exagerou

Publicado

em

Por

Inocentado de acusações, Kevin Spacey diz que ‘#MeToo’ exagerou
ESTADÃO CONTEÚDO

Inocentado de acusações, Kevin Spacey diz que ‘#MeToo’ exagerou

Inocentado na justiça de várias denúncias de abuso e assédio sexual, o ator Kevin Spacey ganhou apoio de colegas para um retorno a Hollywood . Liam Neeson, Sharon Stone, F. Murray Abraham e Stephen Fry se pronunciaram ao jornal The Telegraph pedindo o retorno de Spacey à indústria.

“Eu mal posso esperar para ver Kevin de volta. Ele é um gênio. Ele também é elegante e divertido, generoso e sabe mais sobre nosso ofício do que vários jamais saberão. É terrível como estão o culpando por não serem capazes de chegar a uma conciliação consigo mesmos, por não conseguirem seguir com suas agendas secretas”, disse Stone.

No ano passado, Spacey foi inocentado de nove acusações criminais no Reino Unido, mas o serviço de streaming Max acaba de lançar o documentário Kevin Spacey: A História Não Contada, que traz novas denúncias contra o ator americano, de 64 anos.

Spacey respondeu às denúncias em rara entrevista a NewsNation: “Estou tentando mostrar que ouvi. Aprendi. Recebi a mensagem. Sinto muito fortemente que, quaisquer erros que cometi na minha vida, paguei um preço”, disse.

Ele também afirmou que o movimento #MeToo “exagerou muito na direção da injustiça” e alertou para o risco de “o pêndulo da justiça oscilar demais para o lado oposto”.

Spacey pode interpretar Sinatra

Outra figura importante de Hollywood a defender o ator foi o diretor e roteirista Paul Schrader, de clássicos como Taxi Driver e Touro Indomável e que está lançando em Cannes seu novo trabalho Oh, Canadá.

Em entrevista a Variety, o cineasta disse que conversou com Kevin Spacey para que ele protagonize uma cinebiografia de Frank Sinatra e afirmou que “a cultura do cancelamento vai deixá-lo em paz”.

The post Inocentado de acusações, Kevin Spacey diz que ‘#MeToo’ exagerou first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Fórmula 1: Vettel comanda homenagens a Senna em GP vencido por Verstappen

Publicado

em

Por

Fórmula 1: Vettel comanda homenagens a Senna em GP vencido por Verstappen
ESTADÃO CONTEÚDO

Fórmula 1: Vettel comanda homenagens a Senna em GP vencido por Verstappen

Neste domingo, pela 7ª etapa da temporada, o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 ficou marcado por mais do mesmo. Depois de conquistar uma pole position suada no treino classificatório deste sábado, Max Verstappen esbanjou segurança para vencer na corrida do domingo. Completaram o pódio Lando Norris, da McLaren e Charles Leclerc, da Ferrari.

Para não dizer que foi tudo tranquilo, Verstappen teve seus momentos de preocupação. Depois de suar para conseguir a pole no sábado, o holandês viu a vantagem que era mais de 8s cair para 2s restando menos de 10 voltas para o fim. Norris viu a chance, se encheu de confiança e foi pra cima do rival. Os bastidores da McLaren estavam em chamas. O fim dramático, entretanto, não passou disso.

Norris e Verstappen fizeram boas largadas, medindo forças desde o início. Leclerc também foi bem e não descolou do pelotão da frente em nenhum momento. A corrida não teve grandes problemas no começo e foi tranquila até a bandeirada final. Magistral, o piloto da Red Bull não demorou para abrir vantagem de 0,9 e depois mais.

Diferente do restante da corrida, o final foi bem emocionante. Verstappen tirou o pé e Norris tentou aproveitar da oportunidade. O piloto da Red Bull chegou a falar para a equipe que a bateria estava prestes a acabar, com 1s de diferença para o vice. Mas, no fim, conseguiu passar a linha de chegada em primeiro.

Homenagem a Senna

Antes da corrida começar, Sebastian Vettel prestou homenagem a Ayrton Senna . O tetracampeão da F-1 dirigiu a histórica McLaren MP4/8, último carro guiado pelo brasileiro antes da sua trágica morte em 1994.

Além do veículo, Vettel ainda usou macacão e capacete das cores da bandeira do Brasil, que também carregou durante a apresentação. Depois, se ajoelhou em reverência ao lendário piloto. O Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, foi a última pista em que Senna correu antes de morrer.

A F-1 volta no próximo fim de semana com o GP de Mônaco.

Confira a classificação do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1:

1° – Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1h25min25s252

2° – Lando Norris (ING/McLaren), a 0s725

3º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 7s916

4º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 14s132

5º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 22s325

6º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 35s104

7º – George Russell (ING/Mercedes), a 47s154

8º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 54s776

9º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1 volta

10º – Yuki Tsunoda (JAP/RB), a 1 volta

11º – Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 1 volta

12º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1 volta

13º – Daniel Ricciardo (AUS/RB), a 1 volta

14º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1 volta

15º – Guanyu Zhou (CHN/Kick Sauber), a 1 volta

16º – Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 1 volta

17º – Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1 volta

18º – Valtteri Bottas (FIN/Kick Sauber), a 1 volta

19º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 1 volta

Não completou: Alexander Albon (TAI/Williams)

The post Fórmula 1: Vettel comanda homenagens a Senna em GP vencido por Verstappen first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Atores de ‘Bridgerton’ estão no Brasil; saiba o motivo

Publicado

em

Por

Atores de ‘Bridgerton’ estão no Brasil
Redação GPS

Atores de ‘Bridgerton’ estão no Brasil

Uma das produções mais esperadas do ano enfim chegou na Netflix na última semana. Para aumentar ainda mais a alegria dos fãs brasileiros de ‘ Bridgerton ‘, mais especificamente cariocas, os protagonistas da terceira temporada chegaram ao Brasil nessa semana.

Estamos falando de Nicola Coughlan e Luke Newton. Os artistas vieram ao País para a turnê mundial da série.

Em abril deste ano, a Netflix já havia anunciado que “presenças especiais” viajariam ao redor do mundo para marcar a estreia da 3ª temporada da produção.

The post Atores de ‘Bridgerton’ estão no Brasil; saiba o motivo first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo