Sinhasique pede que Governo avance nas negociações com a Educação

Na primeira sessão após o recesso parlamentar, os professores lotaram o plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para cobrar apoio dos deputados nas negociações com o Governo. Solidária às reivindicações da categoria, a deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) pediu novamente que o Governo apresente proposta.

“Cinquenta dias de greve, ninguém aguenta, nem professores, nem alunos, nem pais, mas o que a gente vê é o que já foi dito aqui, o governador está com birra. Se o governador tivesse como prioridade a educação, já teria sentado os seus técnicos matemáticos e feito levantamento de como será a arrecadação do Estado para poder acenar com o percentual que poderia ser pago”, declarou a parlamentar.

Segundo a deputada, haverá um aumento real na arrecadação do Estado já em 2016, o que viabiliza a possibilidade de reajuste para a categoria. “A emenda constitucional n° 87 amplia a partir de 2016 em 40% o ICMS para o Estado de origem. Em 2019, 100% desse ICMS virá para o Estado do Acre. Então, temos sim um aumento real na receita do Estado e é possível sim dar aumento para o servidor”.

A deputada considera justas as reivindicações dos professores e critica o posicionamento do governador que, segundo ela, se contradiz ao afirmar que o Estado não pode conceder o reajuste.

“Não sei porque o governador diz que não tem como negociar com os professores. Aqui diz que o Governo não tem como pagar, fora do Estado diz que no Acre não tem crise. É bonito posar de bom gestor lá fora, mas aqui dizer que é o coitadinho e que não tem dinheiro no caixa”, criticou.

Apoio

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, agradeceu os deputados que manifestaram apoio e procuraram o Sindicato para oferecer ajuda. “Estamos em greve há 50 dias e somente alguns deputados, juntamente com a deputada Eliane Sinhasique, fizeram um esforço para que tivéssemos resposta”.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima