fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Sinalizar corretamente um acidente evita mais vítimas e infrações

Publicado

em

Triângulo de segurança e luzes de alerta são aliados fundamentais nas vias e rodovias 

Curitiba, março 2022 – Aconteceu um acidente, e o que já é ruim, pode piorar. Nessas horas, demorar para sinalizar o local de forma adequada, ou não o fazer, pode provocar outras situações de perigo, como novos acidentes ou atropelamentos.

Existem muitos objetos fabricados especialmente para a sinalização, mas, na maioria das vezes, os condutores têm apenas o triângulo de segurança à mão, já que ele é um item obrigatório. Em Belém, segundo o Detran PA, é comum ver veículos parados sinalizados com galhos de árvores e pedaços de madeiras. Apesar de não existir lei que proíba essa conduta, muitos motoristas não sabem que isto ainda pode resultar em infração, caso os galhos e madeiras não estejam devidamente acompanhados do uso do triângulo de segurança e do pisca-alerta.

De acordo com o artigo 225 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores que não utilizarem essas medidas corretamente podem ser penalizados com multa grave, além de somar 5 pontos na carteira. O Departamento de Trânsito do Pará orienta que, além das luzes de segurança, popularmente conhecidas como pisca-alerta, o triângulo de segurança deve ser posicionado a uma distância de no mínimo 30 metros do local do acidente ou de onde o veículo está parado. Outra orientação que ajuda a manter o local do acidente mais seguro é dobrar essa distância em caso de chuva, neblina ou cerração.

A regra serve também para o motorista que sofre uma pane no carro: deve acionar imediatamente o pisca-alerta e, caso haja a possibilidade, mover o veículo até o acostamento para deixar a via livre, conforme prevê o artigo 181, VII do CTB. Ao parar no acostamento é importante evitar ficar em uma curva, lombada ou locais perigosos, pois podem ser grandes fatores de risco e gerar mais vítimas.

Sinalização serve para antecipar ação de outros motoristas

É importante lembrar que a sinalização deve ser feita de maneira a propiciar visualização antecipada do acidente nos dois sentidos (ida e volta), nos casos em que a situação interferir no tráfego das duas mãos de direção. “Não adianta ver o acidente quando já não há tempo suficiente para parar ou diminuir a velocidade. No caso de vias de fluxo rápido, com veículos ou obstáculos na pista, é preciso alertar os condutores e pedestres antes que eles percebam o acidente, assim, dará tempo para reduzir a velocidade, concentrar a atenção e desviar”, orienta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

No Pará, o condutor também pode usar o Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito (Sisdat), que evita registros em delegacias ou a espera por um agente para registrar a ocorrência, desde que tenham ocorrido apenas danos materiais e não haja vítimas. O aplicativo está disponível nas lojas da App Store e Play Store. O registro pode ser feito em até 30 dias após o ocorrido.

Por - Paula Batista/Lide Multimídia

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com gols no finalzinho, Rio Branco e São Raimundo/RR ficam no empate

Publicado

em

O empate diante do São Raimundo/RR, o Rio Branco perdeu a chance de entrar no G-4 da competição. O Estrelão chegou quinto ponto ganho e assume a quinta posição na tabela de classificação

O Rio Branco, do volante Júlio, segue em desvantagem nos confrontos contra o São Raimundo/RR, pela Série D. Foto/Manoel Façanha

MANOEL FAÇANHA

Com dois gols anotados no finalzinho de partida, o Rio Branco não passou de um empate neste sábado (18), no estádio Florestão, contra o São Raimundo-RR por 1 a 1. Nelson abriu o placar a favor dos visitantes, mas Tiago Dunha, cobrando pênalti, deixou tudo igual no placar.

Tabela

Com o empate diante do São Raimundo/RR, o Rio Branco perdeu a chance de entrar no G-4 da competição. O Estrelão chegou quinto ponto ganho e assume a quinta posição na tabela de classificação. Já o Mundão segue sua via sacra sem vitórias no torneio. No entanto, a equipe somou o primeiro ponto na competição, deixando a lanterna da chave para o Humaitá-AC, que nesta segunda-feira (20), às 20h15 (de Brasília), encara o Trem-AP.

Próximos jogos

Na busca de entrar no G-4 do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D 2024, o Rio Branco visita na próxima segunda-feira (27), a partir das 20h15 (de Brasília), o Trem-AP. O duelo será disputado no estádio Zerão, na cidade de Macapá. Por outro lado, o São Raimundo retorna ao Acre no próximo sábado (25), para encarar o Humaitá, às 15h, no estádio Florestão. Os dois jogos serão válidos pela quinta rodada da competição.

Outros resultados

Outros dois jogos pelo Grupo A1 foram realizados neste sábado (18). Na cidade de Manaus, o líder Manauara superou o Princesa do Solimões por 3 a 1. Na outra partida, ocorrida no estádio Aluízio Ferreira, na capital rondoniense, o Porto Velho superou o Manaus-AM por 2 a 0, assumindo a vice-liderança.

Resumo do jog

Com 134 torcedores (R$ 1.390,00) presentes nas arquibancadas do estádio Florestão, o Rio Branco, mesmo com a possiblidade de assumir uma vaga no G-4, quase não ameaçou o gol dos visitantes na primeira parte do jogo. Por outro lado, o Mundão era um time mais organizado em campo, tanto que acertou o travessão do time acreano logo nos primeiros minutos de partida, num chutaço de Kanté, que ainda contou com o desvio salvador do goleiro Evandro Gigante.

Na etapa complementar, o técnico estrelado Wemerson Rambinho fez algumas mudanças no Rio Branco, com as entradas dos jogadores Tiago Dunha, Joel e Marquinhos. O resultado foi um Rio Branco mais propositivo, mas ainda com dificuldades de furar a defensiva do Mundão.

Com o jogo igual e bastante brigado no meio-campo, as chances de gols eram quase raras. Numa delas, os visitantes quase abriram o placar numa finalização de Nelson, com a bola ficando na rede pelo lado de fora da equipe acreana. Ufa!

O time roraimense se animou e seguiu buscando o gol e, após jogada pelo lado direito, o atacante Nelson testou com eficiência para abrir o placar da partida, aos 44 minutos. No entanto, no minuto seguinte, a zaga do Mundão fez pênalti no ataque estrelado. O árbitro alagoano João Paulo dos Santos Nascimento apontou o dedo para a marca da cal. Tiago Dunha cobrou bem a penalidade e deixou tudo no placar: 1 a 1.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Trem Desportivo ganha de virada e entra na zona de classificação, Humaitá com derrota se isola na lanterna do Grupo A1

Publicado

em

O Trem-AP conquistou três pontos importantes nesta segunda-feira, pela quarta rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. No estádio do Zerão, em Macapá a capital do Amapá, virou para cima do Humaitá-AC e venceu por 2 a 1, entrando no G4 do Grupo A1

Série D: Humaitá sofre novo revés e se isola na lanterna do Grupo A1

O Tourão no Humaitá chegou a sair na frente do placar, após falha do zagueiro Dedé. O atacante John Kennedy aproveitou o vacilo, roubou a bola do adversário e mandou para a rede da Locomotiva amapaense.

O Trem derrotou o Humaitá por 2 a 1, de virada, nesta segunda, 20, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá, e entrou no G4 do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Balão Marabá e Mauro Praia anotaram os gols do Trem enquanto John marcou para o Tourão.

Com o resultado, o Trem chegou a sete pontos e aparece em terceiro lugar, atrás de Porto Velho-RO, com nove, e Manauara-AM, com 12 pontos e um dos dois times com 100% ao lado do Treze-PB. O Humaitá é o lanterna, ainda sem pontuar.

A rodada ainda prevê dois jogos nesta terça-feira. Pelo Grupo A8, às 19h, o FC Cascavel-PR recebe o Hercílio Luz-SC, enquanto às 20h, pelo Grupo A6, o Serra-ES enfrenta em casa o Democrata, de Sete Lagos-MG.

Dois jogos do Grupo A8 – Avenida-RS x Cianorte-PR e Novo Hamburgo-RS x Brasil-RS – foram adiados devido à situação caótica no Rio Grande do Sul devido as chuvas.

A primeira fase tem 64 clubes em oito grupos. Após 14 rodadas, os quatro primeiros avançam ao mata-mata, que terá dois jogos e, em caso de empate, pênaltis. Apenas os quatro semifinalistas sobem à Série C. O VAR será utilizado a partir das oitavas de fina.

Estádio Zerão tem o campo divido pela linha imaginária do Equador, localizado no meio do mundo – Foto: Rede Amazônica

Resumo do jogo

Mesmo com uma equipe ofensiva, o Humaitá segurou a pressão inicial do Trem. Aos 28, o atacante John ganhou a disputa com o zagueiro Dedé e tocou na saída do goleiro Victor para fazer 1 a 0, Tourão.

O time do Trem tentou jogar na base das bolas aéreas, mas o Humaitá segurou o placar. Na volta para o segundo tempo, a comissão técnica do Trem tornou a equipe mais ofensiva. Aos 8, Balão Marabá aproveitou a falha da defesa do Humaitá e empatou.

Aos 35, a zaga do Humaitá voltou a falhar e Mauro Praia subiu livre para fazer o gol da virada. Nos acréscimos, o lateral Wellington, do Humaitá, parou Luquinhas com falta e foi expulso.

Semana mais curta

O elenco do Humaitá retorna nesta terça, 21, para a capital acreana e terá uma semana mais curta de trabalho visando o duelo contra o São Raimundo, de Roraima.

Taça da Série D do Brasileiro — Foto: Marcos Freitas/Agência Mirassol

Próximos jogos

Humaitá/AC x São Raimundo/RR

Princesa do Solimões/AM x Porto Velho/RO

No sábado, 25

Manaus/AM x Manauara/AM

No domingo, 26

São Raimundo/RR x Rio Branco/AC

Na segunda, 27

Classificação

1º Manauara/AM 12 Pts

2º Porto Velho/RO 9 Pts

3º Trem/AP 7 Pts

4º Princesa do Solimões/AM 5 Pts

5º Manaus/AM 5 Pts

6º Rio Branco/AC 4 Pts

7º São Raimundo/RR 1 Pt

8º Humaitá/AC 0 Pt

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe do Teles vai disputar Torneio Internacional em Arequipa

Publicado

em

Equipe do Teles vai disputar neste fim de semana em Arequipa, no Peru, o Torneio Internacional de Vôlei, no masculino. A competição terá times da Bolívia e do Brasil.

Foto PHD: Equipes fará mais dois treinamentos antes do embarque para o Peru

A equipe do Teles vai disputar neste fim de semana em Arequipa, no Peru, o Torneio Internacional de Vôlei, no masculino. A competição terá times da Bolívia e do Brasil.

“Recebemos o convite na última semana e confirmamos a participação. Jogar esses torneios é muito importante para o desenvolvimento dos nossos atletas”, avaliou o técnico Alfredo Teles.

Base da seleção

O Teles é a base da seleção acreana Sub-18 e o torneio serve também de preparação visando a disputa do Campeonato Brasileiro.

“Vamos disputar o Brasileiro e por isso essa competição também será importante. Nosso vôlei precisa jogar mais torneios de alto nível”, afirmou o treinador.

Comentários

Continue lendo