Setembro Amarelo: Prefeitura de Brasiléia realiza 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio

Alexandre Lima, com Marcus José

A Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou em conjunto com o demais órgãos ligados à saúde pública, o 1º Seminário de Prevenção do Suicídio, onde contou com a presença de profissionais e convidados da capital, além o prefeito em exercício, Jorge da Fazenda (PSD).

O tema vem crescendo no Brasil após estudos e fatos, listar que os casos está sendo um assunto que precisa ser levado às famílias, mesmo que muitos não gostem, uma vez que a presença do suicida pode estar ligado a vários assuntos e acontecimentos do dia-dia.

Percebendo a importância do tema, o Município realizou o Seminário para que os profissionais da Saúde passem a ter esse conhecimento e possam levar às famílias, assim, possam ajudar a quem precise após perceberem o problema.

O Centro de Atendimento de Programas Sociais (Caps), do município de Brasiléia se tornou uma referencia se tornou referencia na prevenção ao suicídio, no tocante a prevenção junto as famílias, no acolhimento e local apropriado com profissionais.

A oficina também aconteceu no município vizinho de Epitaciolândia. Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima