Sete presos em operação são condenados a mais de 50 anos por tráfico de drogas no AC

Operação, deflagrada em junho de 2018, apreendeu 80 quilos de maconha e prendeu 20 pessoas em Rio Branco. Quatro foram absolvidos, segundo Tribunal de Justiça.

Ao todo, 20 pessoas foram presas durante operação e sete foram condenadas — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre

Por Iryá Rodrigues

Sete presos na Operação Elphis, da Polícia Civil, foram condenados, nesta segunda-feira (13), a mais de 50 anos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A informação foi confirmada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC).

Durante a operação, deflagrada no dia 14 de junho de 2018 em Rio Branco, foram apreendidos 80 quilos de maconha e 20 pessoas foram presas.

Entre os condenados estão Sidney Cunha da Silva, Thais Renata Lima, Luana Estefane da Silva, Luciana D’arc de Souza, Anderson Cunha da Silva, Marcos Antônio Rodrigues e Maxwel Viana do Nascimento. Outros quatro foram absolvidos no processo.

O advogado de três dos absolvidos, Armyson Lee, disse que a defesa alegou insuficiência de provas. “Eles só foram nesse local para almoçar. Foram convidados, são parentes. Estavam lá quando a polícia chegou e pegou eles, que não tinham envolvimento nenhum”, disse. A reportagem não conseguiu contato com os demais advogados.

Conforme o TJ-AC, Sidney da Silva foi condenado a 15 anos e 11 meses de reclusão, e ao pagamento de 1.950 dias-multa. Maxwel Nascimento levou 17 anos, 11 meses e 25 dias de prisão, além de 1.712 dias-multa, em regime fechado. Nascimento chegou a fugir do presídio em setembro do ano passado e foi recapturado em janeiro de 2019.

______________

Nascimento ficou conhecido depois que conseguiu fugir de um cerco policial e postar mensagem no Facebook para agradecer o “livramento”.

______________

Já os réus Thais Lima, Luana Silva, Luciana D’arc e Marcos Rodrigues foram condenados a 3 anos de reclusão e 700 dias-multa. Anderson Silva foi condenado a mais de 5 anos de prisão, além de 950 dias-multa. Os cinco últimos citados tiveram a pena privativa de liberdade substituída por prestação de serviços à comunidade.

Operação apreendeu 80 quilos de maconha e prendeu 20 pessoas em Rio Branco em junho de 2018 — Foto: Lidson Almeida/Rede Amazônica Acre

Operação Elphis

A operação da Polícia Civil do Acre, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), apreendeu 80 quilos de maconha, televisores, dinheiro e armas em Rio Branco. O trabalho foi desenvolvido por meio de investigações da Delegacia de Repreensão a Entorpecentes (DRE), que durou seis meses.

Na época, o coordenador da DRE, delegado Pedro Resende, contou que os alvos eram moradores do Conjunto Esperança, mas as investigações apontaram que um dos suspeitos utilizava uma chácara, na Estrada de Porto Acre, para guardar a droga.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre