fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Senador Gladson Cameli presta compromisso no Parlamento do Mercosul

Publicado

em

É a primeira participação do senador Gladson Cameli na reunião do Parlasul na qual foi aprovado um protocolo de combate as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

O senador Gladson Cameli (PP-AC) prestou compromisso durante a primeira sessão plenária do Parlamento do Mercosul (Parlasul) de 2016 como integrante da Representação Brasileira no parlamento. Esta foi a primeira participação do senador acriano no pleno do Parlasul no qual foi aprovado um protocolo de combate as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. A XXXVI sessão plenária foi realizada nesta segunda-feira (14), em Montevidéu, no Uruguai.

Senador Gladson Cameli

Senador Gladson Cameli

A Representação é uma Comissão Mista Permanente instituída pelo Congresso Nacional em 1996 para compor o quórum que cabe ao Brasil na Assembleia. O atual presidente da Representação é o senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia compõem o Mercosul. O bloco representa a quinta maior economia do mundo e reúne 275 milhões de pessoas. É o maior produtor e exportador mundial de soja; o primeiro produtor – e segundo maior exportador mundial – de carne bovina e tem a maior reserva de petróleo do mundo.

“Se juntos temos a força econômica, juntos também temos os problemas e temos as soluções. Aprovamos no plenário do Parlasul o Protocolo de Controle e Prevenção do Vírus da Dengue e do Vetor Aedes Aegypti. Este protocolo é um marco para que os países possam debater e discutir possíveis respostas e soluções para os problemas criados pela epidemia. Nossa proposta, do Parlamento do Mercosul, é colaborar para reforçar o combate ao vírus e para que a sociedade possa compreender a necessidade de se adotar as medidas recomendadas diuturnamente”, observou o senador acriano.

A dengue é um problema de saúde pública mundial e a realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos e das partidas das eliminatórias do Mundial de Futebol de 2018 preocupam as autoridades. “É importante que os portos, aeroportos e as passagens de fronteira de todos os países contem com um sistema de informação de fácil acesso, que oriente os visitantes sobre as medidas de controle que desenvolvemos em nosso país e inclusive a nossa situação epidemiológica”, alertou Gladson.

Os parlamentares também discutiram a necessidade de monitorar a circulação do vírus nas áreas endêmicas, identificar fatores de risco e definir a metodologia de notificação, coleta e análise dos dados. Especialistas alertam que existe o risco de o vírus da Zika se propagar.

“Participei de reuniões muito produtivas e saí com boas expectativas. Volto desse encontro com a certeza de que devemos buscar, acima de tudo, o bem-estar social para os cidadãos que depositam em nós a sua confiança. Não apenas para os cidadãos brasileiros, mas para os cidadãos do Mercosul. É preciso enfrentar as crises, sejam de saúde, econômicas, políticas ou sociais. Não há dúvida de que devemos fazer frente a qualquer ameaça. A maneira como vamos enfrentá-las é que vai fazer a diferença”, ponderou Gladson Cameli.

Comentários

Continue lendo

Acre

Servidores da saúde protestam por plano de carreira: “são 25 anos de salários achatados”

Publicado

em

Foto: David Medeiros

Mesmo com a chuva que caiu sobre Rio Branco na manhã desta terça-feira, 05, servidores da saúde estadual realizaram uma paralisação e se concentraram em frente à sede da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), para cobrar do governo avanços na pauta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria.

Logo no início do ato, os manifestantes encontraram a sede da Sesacre de portas fechadas, o que causou indignação entre os líderes sindicais. A justificativa apresentada pela gestão foi de que o prédio estaria passando por dedetização, fato que gerou revolta entre os trabalhadores, especialmente porque a segunda-feira foi feriado, e, segundo eles, o serviço poderia ter sido realizado no fim de semana.

O presidente do Sindicato da Saúde, Jean, destacou a mobilização dos profissionais mesmo com as dificuldades climáticas. “Independente da chuva — que tem atrapalhado um pouco, né? — os nossos trabalhadores estão vindo. Está chegando gente aí de Sena Madureira, acabaram de chegar aqui de Senador Guiomard e o movimento vai continuar. São 25 anos sem plano de carreira de salário, são 25 anos com a saúde sofrendo, são 25 anos com salários achatados e os nossos profissionais sem condições de trabalho, principalmente sem salário. Isso não pode acontecer. Os sindicatos não vão deixar isso acontecer e vamos ficar firmes, ou na chuva, ou no sol”, afirmou.

Representando os profissionais da enfermagem, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Lexa, também criticou a postura da secretaria. “Rapaz, é inédito, a gente não tinha visto, mas é incrível. Segunda-feira foi feriado, tivemos sexta, sábado e domingo que eles poderiam ter dedetizado, mas dizendo eles hoje que estão dedetizando. E hoje é terça-feira, ontem foi feriado, a população procurando a Sesacre, aqui no TFD, na regulação e a Sesacre fechada. Os profissionais querem entrar para trabalhar e as portas estão fechadas. Eu nunca tinha visto isso antes, mas o nosso movimento permanece, vamos estar aqui. Queremos o nosso PCCR”, pontuou.

Foto: David Medeiros

Durante a manifestação, os sindicatos apresentaram à categoria a contraproposta do governo, que prevê um prazo até os dias 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro para que as secretarias realizem o levantamento necessário para a construção do plano. A proposta, no entanto, não foi bem recebida.

“Olha só, a gente teve uma reunião com a equipe de governo que deram uma proposta que seria 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro para as secretarias fazerem o seu levantamento. Nós não concordamos. Por quê? O Estado pagou uma empresa, um milhão e meio, a Sesacre pagou, para fazer todo esse levantamento. E, para nossa surpresa, nos deram esse prazo. E hoje nós vamos falar para a categoria, trazendo para eles essa contraproposta do Estado e vamos ver o que a categoria vai dizer”, explicou Lexa.

Questionada sobre a possibilidade de greve, ela foi direta: “É a categoria que vai decidir. Porque hoje nós temos o dia de paralisação, fizemos a mobilização, vamos passar para eles o que a equipe de governo nos passou, que é 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro, e aqui na Sesacre foi feito todo esse levantamento e agora estão pedindo isso. Vamos passar para a categoria e eles vão decidir”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Seleção de Brasiléia participa da segunda fase da Copa BOLPEBRA em Cobija durante comemorações da Independência da Bolívia

Publicado

em

Como parte das comemorações pelo aniversário da Bolívia, celebrado em 6 de agosto, a cidade de Cobija recebeu nesta segunda-feira (4) a segunda fase da Copa BOLPEBRA 2025, torneio esportivo que simboliza a união entre Bolívia, Peru e Brasil na região da tríplice fronteira.

A cerimônia de abertura ocorreu no Estádio Roberto Jordán Cuéllar e contou com a participação de delegações dos três países da tríplice fronteira: Brasil (Brasiléia), Peru (Puerto Maldonado) e Bolívia (Cobija). O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, esteve presente e destacou a importância da integração entre os povos por meio do esporte.

“É uma honra para Brasiléia participar dessa celebração que vai além do futebol. A Copa BOLPEBRA representa união, respeito e a construção de laços históricos entre os nossos povos. Estamos felizes por fazer parte desta história, ainda mais neste momento tão simbólico para a Bolívia”, afirmou o prefeito.

A segunda fase do torneio está sendo coordenada pela comissão de esportes de Cobija, como parte oficial das comemorações pela independência boliviana. Também esteve presente na solenidade o governador de Pando, Regis Germán Richter, mais conhecido como “Papito”, que exaltou o espírito de confraternização promovido pelo torneio.

“A BOLPEBRA é mais do que uma competição esportiva. É um símbolo da irmandade entre Bolívia, Peru e Brasil. Celebramos nossa independência com orgulho e com os nossos vizinhos e amigos ao nosso lado”, disse o governador.

Brasiléia chega à competição com moral elevada após conquistar o título da primeira fase, realizada em julho em Puerto Maldonado, no Peru. Agora, a equipe brasileira volta a campo buscando manter o bom desempenho nesta nova etapa.

O Dia da Independência da Bolívia celebra a assinatura do Ato de Independência em 6 de agosto de 1825, na cidade de Santa Cruz, encerrando o domínio espanhol e dando origem à República da Bolívia. O movimento foi liderado por figuras históricas como Simón Bolívar, primeiro presidente do país e um dos grandes nomes da libertação sul-americana.

A Copa BOLPEBRA, que reúne atletas das três nações vizinhas, é considerada uma ferramenta diplomática e cultural de integração entre os países da tríplice fronteira, promovendo o intercâmbio esportivo e fortalecendo os laços de amizade entre os povos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre divulga lista definitiva de classificados em processo seletivo

Publicado

em

Foto: Ascom/Sead

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), tornou pública nesta terça-feira, 05, a lista de classificação definitiva do seletivo simplificado SEAD/Lidera nº 01/2025, voltado à formação de cadastro de reserva para estagiários. O resultado foi oficializado no Edital SEAD/Lidera nº 04/2025, publicado no último dia 1º de agosto de 2025.

A seleção tem como objetivo suprir demandas de estágio no âmbito do Poder Executivo Estadual, abrangendo as secretarias, autarquias e fundações do governo acreano. A condução do processo seletivo é realizada em parceria com a Lidera Educação Desenvolvimento Social Ltda, Lidera Estágios, que atua como agente de integração entre estudantes e o setor público estadual.

Os candidatos classificados passam a compor um cadastro de reserva, sendo convocados conforme a necessidade de cada órgão.

 

Comentários

Continue lendo