fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Senador eleito Alan Rick recepciona primeira dama Michelle Bolsonaro em Aeroporto de Rio Branco

Publicado

em

O deputado federal licenciado e senador eleito Alan Rick (União Brasil) recebeu a primeira dama do Brasil Michelle Bolsonaro no aeroporto de Rio Branco, no início da tarde desta terça-feira, 11/10. Ao lado de Alan Rick estavam o governador Gladson Cameli, a vice governadora eleita Mailza Gomes, o diretor do Sebrae/AC Lauro Santos, a esposa Michele Miranda e a irmã Mirla Miranda. Logo após o desembarque, a primeira dama seguiu para o Maison Borges, onde ocorrerá o evento “Mulheres com Bolsonaro” organizado por Alan Rick e a deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos), coordenadores de campanha para reeleição do presidente Bolsonaro neste segundo turno no Acre.

Michele Bolsonaro chegou acompanhada da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e senadora eleita pelo Distrito Federal, Damares Alves, da ex-ministra da Agricultura, deputada federal e senadora eleita pelo Mato Grosso do Sul , Tereza Cristina Dias, da deputada federal e vice-governadora eleita Celina Leão (DF) , da deputada federal reeleita Margarete Coelho (PI), da deputada federal Patrícia Ferraz (AP) e da deputada federal Antônia Lúcia (AC).

“A vinda da nossa primeira dama, que tem sido um esteio na campanha, simboliza a própria presença do nosso presidente. Ela vem trazer a mensagem dele às mulheres, apresentar as ações do governo que mais trabalhou pelas mulheres do nosso país, com investimentos, por exemplo, no fortalecimento da patrulha Maria da Penha, na assistência social com o Auxílio Emergencial e agora o Auxílio Brasil, com o assentamento rural de mulheres chefes de família e muito mais. São muitas ações, que muita gente desconhece, e a nossa missão é levar essa mensagem para mais mulheres e mais famílias” – disse Alan Rick.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre participa de encontro nacional de inovação e empreendedorismo na educação profissional e tecnológica 

Publicado

em

Por

Aprofundar conhecimentos para transmitir aos alunos e reforçar a contribuição com o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Acre. Assim a diretora de Ensino do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec), Mara Lima, definiu a participação da equipe da instituição no 2º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), que começou nesta terça-feira, 7, em Brasília.

Integrantes do Ieptec participam do 2º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Seplan

O encontro, que prossegue até a quinta-feira, 9, é promovido pelo Ministério da Educação e tem por objetivo debater direcionadores para a criação de um ecossistema de inovação na educação profissional e tecnológica, além de  desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo na área. Para isso, reúne gestores, lideranças e pesquisadores de vários estados do país. 

Do Ieptec, também participam representantes dos centros de educação profissional e tecnológica (Cepts). “São as escolas que fazem as ações acontecerem na ponta”, lembrou Mara, frisando a importância da participação desses gestores no encontro e seus impactos positivos para o estado.

Mara Lima (de blazer branco, à direita), durante abertura do InovEPT, em Brasília. Foto: Wesley Moraes/Seplan

“É incentivar que eles comecem a empreender, tanto no sentido de criarem negócios e na vida, para que saibam se posicionar, em qualquer lugar que forem atuar, seja na vida profissional ou pessoal”, disse. Esse incentivo e aprendizado, afirmou a diretora, também se reflete em ganhos para o estado, “com desenvolvimento econômico, social e sustentável, porque a sustentabilidade também é um tema extremamente necessário”, lembrou. 

O incentivo ao empreendedorismo tecnológico nas escolas de formação técnica foi destacado na abertura do evento, nesta terça-feira, por diversos participantes. Entre eles, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia,  Inácio Arruda, que defendeu especialmente foco nas empresas de base tecnológicas, como as startups. 

“Nós queremos que a ciência, o conhecimento e a capacitação oferecida façam nascer milhares e milhares de empresas de base tecnológica para respondermos a tudo que precisamos”, disse, exemplificando oportunidades como ocorre na criação de equipamentos e medicamentos.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli, incentivou os participantes a apresentar propostas práticas para o país, especialmente na área ambiental.

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli, na abertura do InovEPT. Foto: Wesley Moraes/Seplan

“Teremos o maior evento de mudança climática no ano que vem no Brasil, que vai sediar a COP30”, lembrou, encorajando propostas na área, abrangendo ações de pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo para a sociedade.

Oportunidade

Os representantes dos Cepts presentes ao encontro também destacaram a importância de absorver e repassar novos conhecimentos para os alunos. 

“Hoje, por exemplo, estamos trabalhando teatro, música, cinema, rádio, televisão, artes plásticas e acessando muito as estratégias de ensino e aprendizagem a partir das tecnologias. E queremos ver o que há de novidades abrangendo a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia nessa área, para levarmos para o Acre”, disse Simone Pessoa, coordenadora do Cept Usina de Arte, escola da área da cultura e das artes em Rio Branco. 

A coordenadora-geral do Cept Campos Pereira, Susie Lamas, destacou especialmente a troca de experiências: “É importante, para que possamos fomentar o empreendedorismo dos nossos estudantes com um olhar tecnológico, para que possamos dar respostas mais rápidas às necessidades da sociedade”. E Adem Nagib, coordenador da área de aprendizagem da Escola Maria Moreira da Rocha, ressaltou a oportunidade para “potencializar o desenvolvimento das competências dos estudantes, principalmente na característica do empreendedorismo”. 

Também participam do encontro Ricardo Veras, coordenador-geral do Cept Roberval Cardoso; Aires Pergentino, coordenador de Área Técnica da Escola Campos Pereira;  Marineide Diógenes, coordenadora-geral  da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício; e Weyder Oliveira, chefe do Departamento Pedagógico e Curricular do Ieptec.

2º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica reúne gestores, lideranças e pesquisadores de vários estados do país. Foto: Wesley Moraes/Seplan

Os debates no encontro se concentram em três eixos: iniciação tecnológica; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e  empreendedorismo de base tecnológica. 

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Após licença médica, vereadora Lene Petecão retorna a Câmara Municipal

Publicado

em

Por

A vereadora Lene Petecão (União Brasil) retornou aos trabalhos no plenário da Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira, 7. Ela estava afastada devido licença médica para recuperar-se de procedimento cirúrgico realizado em abril deste ano.

Após complicações durante a retirada de pedra na vesícula, a parlamentar precisou ser permanecer alguns dias em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante fala no Pequeno Expediente, a vereadora agradeceu o apoio de todas as pessoas durante o período de sua recuperação. “Eu estou plena e com o coração cheio de emoção. É com muita gratidão que digo, há pouco tempo estava enfrentando uma das coisas mais difíceis da minha vida, lutei por minha saúde na UTI. Cada respiração era um desafio e cada dia era uma batalha. Mas estou aqui diante de vocês com o coração cheio de profunda  gratidão”, disse.

A vereadora agradeceu à equipe médica que a atendeu. “Foram quase 40 dias angustiantes, de muita resiliência e vontade de viver. Estou ainda debilitada, mas já voltando a esse parlamento. Agradeço de coração aos incríveis profissionais da saúde que estiveram ao meu lado. Não tinha mais veia onde colocar, mas eles foram fortes e me mantiveram firme no meu tratamento, eles são os verdadeiros heróis não tenho dúvida. Não tenho palavra para expressar o quanto sou grata em especial a cada um, em especial ao doutor Romeu Delilo, que me salvou, pois foi uma cirurgia muito difícil, como relatado por ele mesmo”, ressaltou Lene.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Samir Bestene cobra melhorias nos ramais da capital: “garantam trafegabilidade”

Publicado

em

Por

Durante a sessão realizada nesta terça-feira, 7, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Samir Bestene utilizou a tribuna para discutir sobre a necessidade de melhorias nos ramais e ruas da cidade. O vereador mencionou sua visita ao Ramal do Oriente e a reunião com a Associação de Produtores locais, onde ouviu reclamações sobre a falta de manutenção das estradas, especialmente na Estrada do Quixadá.

“Quero começar falando sobre aquela estrada do Quixadá que está precisando de uma recuperação urgente, eu não sei nem como a linha do ônibus conseguiu fazer o circular durante o dia, é uma área que poderia ter um olhar com mais atenção para aqueles produtores.”

Bestene comentou sobre as reclamações dos moradores e produtores da região e pediu ações nessas áreas, que segundo ele são essenciais para a circulação e produção agrícola. Ele também pediu à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAGRO) que tome providências para garantir a trafegabilidade durante o ano.

“A gente espera que tanto no ramal do oriente e o ramal do bairro vermelho, que é um ramal de muita produção, que à Seagro possa ir lá e tome providências, mas que vá pra resolver, não adianta apenas levar a máquina, fazer a raspagem e não fazer o serviço completo, é o que a pessoas mais pedem pra gente poder dar mais condições para esses produtores poderem executar sua produção.”

Além disso, o vereador destacou a situação de ruas como a Sumaré e a Tarumã no Parque do Sabiá, e pediu processos de asfaltamento, e que as ruas transversais também sejam incluídas.

“O problema mesmo está nessas transversais, tem moradores que não conseguem colocar os seus carros em sua residência então a gente pede que a Seinfra possa dar mais atenção para essas ruas que realmente estão precisando da ação do poder público.”

O vereador finalizou destacando sua participação no evento de comemoração dos 35 anos do Projeto Rei Criança, que promove a prática esportiva do futebol para as crianças do município e declarou seu apoio à iniciativa.

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo da CMRB)

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo