Geral

Sena Madureira registra 24 casos de estupro de vulnerável no primeiro semestre de 2025

Conselho Tutelar alerta que agressores são, em muitos casos, parentes próximos das vítimas, e reforça pedido por denúncias da população

Em alguns desses casos, os autores são oriundos do próprio seio familiar: Pai, tio, padrasto e avô. Foto: captada 

Um levantamento do Conselho Tutelar do município, divulgado nesta terça-feira (19), revela um dado alarmante: somente nos primeiros seis meses de 2025, Sena Madureira já registrou 24 casos de estupro de vulnerável. O crime, previsto em lei, enquadra qualquer relação sexual ou ato libidinoso com menores de 14 anos, mesmo que haja suposto consentimento.

A situação mostra-se ainda mais grave pelo perfil dos agressores. De acordo com o relatório, em parte significativa dos casos, os autores são integrantes do próprio círculo familiar das vítimas, citando-se pai, tio, padrasto e avô. A estratégia comum é a de conquistar a confiança da criança ou adolescente, chegando a oferecer vantagens ou presentes para facilitar o abuso.

Diante do número preocupante, o Conselho Tutelar reforça a atuação no combate a este crime. Todos os casos reportados à instituição são imediatamente encaminhados às autoridades policiais e do Judiciário. “É fundamental que a própria comunidade possa nos ajudar fazendo denúncias. Esse é um tipo de crime que precisa ser enfrentado continuamente”, destacou um representante do órgão. O canal para reportar suspeitas é o número (68) 99983-8058.

Ao longo deste ano, operações policiais resultaram em diversas prisões relacionadas a esses crimes no município. Os autores detidos estão atualmente custodiados no Presídio Evaristo de Moraes, à disposição da Justiça.

Ao longo deste ano, algumas prisões foram efetuadas em Sena Madureira pelo crime de estupro de vulnerável e os autores estão trancados no presídio Evaristo de Moraes. Foto: captada 

Comentários

Publicado por
Marcus José