Sem lockdown: Acre volta para o vermelho e Estado com Municípios terão fiscalização mais restritas

O governo do Estado do Acre, através da Sesacre com participação do MP, médicos, procurador, imprensa e populares através do Facebook, anunciou que todos os municípios estão em bandeira vermelha e o Decreto sairá nas próximas horas, com mais restrições.

A possibilidade do ‘lockdown’ foi descartada, mas manterão a continuidade do fechamento de escolas com aulas presenciais. O fechamento também vale para igrejas, lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias, shopping, bares, restaurantes, distribuidoras, clubes esportivos e de lazer e similares.

As regionais do Alto Acre, Baixo Acre, Purus e Juruá/Tarauacá entraram para a fase vermelha, segundo o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. O governador Gladson Cameli disse em áudio, que não é tempo para disputa e politização e pede a participação da população no combate ao vírus.

A decisão anunciada na noite desta segunda é válida até uma nova classificação, marcada para o dia 19 de fevereiro Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por enquanto, as academias continuarão abertas já que após aprovação de um Projeto de Lei (PL) na Câmara de Rio Branco as academias viraram serviços essenciais na capital. O Projeto de Lei que tornou academias como serviços essenciais vêm sendo questionada na justiça acreana, órgãos como MPF e MP alegam que a Lei é inconstitucional.

O decreto emergencial sobre o funcionamento de espaços em todo o Estado deve ser publicado nesta terça-feira entra em vigor no mesmo dia.

Segundo o secretário de saúde do Acre, Alysson Bestene, a antecipação do pronunciamento foi realizada por conta do aumento de casos, mortes e ocupação de leitos nos hospitais das regionais.

Em Brasiléia, foi anunciado que a capacidade de leito chegou no seu limite neste final de semana.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima