Cotidiano
Seleção feminina de vôlei bate Japão por 3 sets a 2 e garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris
Brasil fez um jogo coletivo muito forte, em partida bem disputada, para vencer por 3 sets a 2 e conquistar seu lugar
A seleção brasileira feminina de vôlei está garantida nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em partida decisiva contra o Japão neste domingo (24), o Brasil fez um jogo coletivo muito forte para vencer por 3 sets a 2 e conquistar a vaga. As parciais foram 25/21, 22/25, 27/25, 15/25 e 15/10. O duelo aconteceu no Ginásio Nacional Yoyogi, em Tóquio, pela sétima rodada do Pré-Olímpico.
Gabi Guimarães foi a grande líder do Brasil em quadra e anotou 23 pontos, a maior marca da partida. O time de José Roberto Guimarães passou por momentos delicados, como no quarto set, em que o Japão dominou, mas em conjunto conseguiu superar o tenso duelo contra as donas da casa.
O Brasil fecha o Pré-Olímpico com seis vitórias e uma derrota, justamente contra a Turquia, que garantiu a primeira das duas vagas da chave, com 21 pontos. Com 16, o Brasil ultrapassa o Japão e fica com a outra vaga.
“Sensação de que fizemos o que nos comprometemos a fazer. Foi um ano de muita luta. A gente sabia das dificuldades contra a Turquia, mas este jogo de hoje bateu qualquer um. A gente precisa estar muito bem mentalmente, estou muito feliz pela nossa postura e orgulhosa deste time”, afirmou a levantadora Roberta após a partida, em entrevista a um canal de TV.
“Tenho muito orgulho desta equipe. A gente não desistiu do jogo em momento algum, todas seguimos acreditando, mesmo nos momentos mais difíceis. É esta garra que precisamos levar para Paris. O Pré-Olímpico foi de muita superação, sabíamos que este grupo tinha muito potencial. Temos que nos apresentar ano que vem melhor do que foi neste ano. Nos emocionamos no fim do jogo por causa da Walewska, então, fica nossa homenagem por tudo que ela representou para a gente e sempre vai representar”, disse a ponteira Gabi, citando a ex-atleta que morreu na última quinta (21), ao cair do 17º andar de um prédio.
O Brasil começou mais ligado em quadra e comandou os primeiros pontos do jogo, mas o Japão acertou o momento de fazer uma parada técnica e conseguiu equilibrar a partida. O primeiro set seguiu emocionante. Com protagonismo de Julia Bergmann, o Brasil conseguiu abrir vantagem para confirmar o set quando o duelo estava empatado em 21 a 21, e a seleção fechou com vitória por 25 a 21.
A situação se inverteu no segundo set. O Japão começou melhor, abriu 6 a 1, e o Brasil pediu uma parada. O Japão liderava a passos largos e chegou a abrir uma vantagem de 19 a 12 no set, mas o Brasil foi buscar para dar emoção ao torcedor, liderado por grande atuação de Gabi Guimarães. Com seis pontos em sequência, a diferença caiu para um ponto. O Brasil chegou a empatar o set logo, mas os grandes esforços não impediram o Japão de fechar por 25 a 22.
O terceiro set foi ainda mais disputado do que os anteriores. As seleções mediram força, ponto a ponto. O Japão conseguiu se manter na frente durante a maior parte do set, mas com o Brasil sempre igualando o marcador. O time de José Roberto Guimarães levou o set ao empate, em 25 a 25, e conseguiu a virada, fechando em 27.
Diferentemente do que havia acontecido até então, o quarto set não teve nada de equilíbrio. O Japão dominou o Brasil do começo ao fim, manteve pelo menos seis pontos de folga durante a maior parte do set e fechou com dez de vantagem, 25 a 15, levando o jogo para o quinto set.
O time brasileiro começou muito bem o set decisivo, mas o Japão logo mostrou que não daria vida fácil às adversárias. Com 10 a 10 no placar, Zé Roberto Guimarães pediu tempo para reorganizar o time para a reta final do jogo. A estratégia deu certo, o Brasil emendou quatro pontos em sequência, com direito a ace de Priscila Daroit. Em mais um saque dela, o match point veio logo depois, após erro na recepção, e cravou a vaga brasileira. O set fechou em 15 a 10.
Invicta no mesmo grupo de Brasil e Japão, a Turquia foi a primeira a conquistar a vaga na Olimpíada, com apenas três sets perdidos em sete partidas. Neste domingo, a vaga foi confirmada com vitória por 3 a 0 sobre a Bélgica. Também em qualificatório para a Olimpíada, em outra chave, a República Dominicana venceu a Holanda por 3 a 2 e garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.
Comentários
Cotidiano
Com Gabigol fora da relação, Tite define time do Flamengo para jogo diante do Peñarol
Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região
O Flamengo encerrou a preparação para o jogo contra o Peñarol, do Uruguai, que terá bola rolando nesta quinta-feira (19), às 19h, no Maracanã. A partida é válida pela ida das quartas de final da Libertadores. A principal novidade é a volta de De La Cruz, recuperado de lesão muscular na posterior da coxa direita – o uruguaio será titular.
Além disso, outro jogador está confirmado na equipe que inicia o duelo. Caso de Arrascaeta, que retornou diante do Bahia, pela Copa do Brasil. Foi preservado no clássico com o Vasco, entrou e agora retorna à formação principal. De resto, o técnico Tite mantém a linha do sistema defensivo com Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro.
Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região. Por precaução, a comissão decidiu tirá-lo da relação da partida. O centroavante vem perdendo espaço no elenco e se tornou a terceira alternativa para a posição no grupo.
O jogo de volta das quartas de final da Libertadores acontece na quinta-feira do dia 26 de setembro, no Campeón del Siglo, em Montevidéu. Pelo regulamento da Conmebol, não há vantagem do empate no placar agregado e, se houver igualdade, por exemplo, a decisão da vaga vai aos pênaltis. Quem passar pega Botafogo ou São Paulo nas semifinais do torneio.
Comentários
Cotidiano
Vence o Fluminense! Time de Guerreiros bate o Atlético-MG em jogo de ida das quartas da Libertadores
O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado
Nesta quarta-feira (18), o Fluminense venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã, pelo duelo de ida das quartas de final da Libertadores. O único gol da partida foi marcado por Lima, já na segunda etapa. O Time de Guerreiros precisa apenas empatar o jogo de volta para sair com a classificação.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado no Maracanã, com as duas equipes criando poucas chances de abrir o placar. No máximo, os ataques levaram perigo em lances isolados, mas que não terminaram de forma efetiva.
A segunda etapa começou morna e com os dois times com um pouco de medo de se lançarem ao ataque com tudo. Com o duelo bastante equilibrado, Keno acertou ótimo cruzamento para Lima fazer o único gol da partida, já nos minutos finais, garantindo a vitória tricolor.
O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado.
Comentários
Cotidiano
Cruzeiro do Sul registra aumento de casos de malária e intensifica ações de combate ao mosquito
Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 263 casos, enquanto no mesmo período de 2024, o número saltou para 2.104. O mês de junho apresentou um aumento alarmante de 88%
O município de Cruzeiro do Sul, no Acre, vivencia um aumento no número de casos de malária. Segundo o coordenador de vigilância entomológica, Leonísio Messias, foram contabilizados 2.104 casos da doença, representando um acréscimo de 2% em relação ao ano anterior, quando quase 2.000 casos foram registrados.
Messias destaca que a malária não se manifesta mais exclusivamente com sintomas graves, uma vez que muitos pacientes podem apresentar apenas dores de cabeça e continuar suas atividades diárias, o que dificulta a identificação da doença.
Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 263 casos, enquanto no mesmo período de 2024, o número saltou para 2.104. O mês de junho apresentou um aumento alarmante de 88%, seguido por uma queda para 4% em julho, mas fechou agosto com um acréscimo de 2%.
As autoridades de saúde do município estão reforçando as iniciativas de conscientização e prevenção, solicitando a colaboração da população. A população é incentivada a manter os quintais limpos e a utilizar mosquiteiros, além de aceitar as orientações dos agentes de endemias para garantir a eficácia das campanhas de combate à doença.
“Embora o aumento de 2% possa parecer pequeno, ele é preocupante e queremos garantir a saúde da nossa população”, afirmou Messias. As ações continuarão a ser intensificadas na esperança de reduzir os casos de malária até o final do ano.
Você precisa fazer login para comentar.