fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Secretaria do Meio Ambiente emite novo alerta devido à piora da qualidade do ar no Acre

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), faz um novo alerta à população, nesta segunda-feira, 2, devido à piora da qualidade do ar.

De acordo com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), vinculado à Sema, o acúmulo de fumaça se deu por conta do elevado número de focos de calor na Amazônia, com fumaça em maior concentração vinda do sul do Amazonas.

Acúmulo de fumaça se deu por conta do elevado número de focos de calor. Foto: Pedro Devani/Secom

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, reforçou que o governo do Acre, por meio do Gabinete de Crise, composto pelas secretarias do Estado, está mobilizado no enfrentamento ao período crítico.

“Estamos reforçando os esforços na fiscalização e monitoramento ambiental contínuo. A piora na qualidade do ar requer atenção especial de todos os setores. É fundamental a sensibilização de todos para o entendimento da gravidade da situação; combater as queimadas é mais que necessário, e todos nós temos uma parcela de contribuição. O agravamento da qualidade do ar, em nível péssimo, a baixa umidade do ar e a seca dos rios e igarapés sinalizam atenção não só aos impactos ambientais, mas também à saúde”, afirmou.

Segundo os dados do Cigma, a qualidade do ar nos municípios acreanos apresentou um acréscimo na média diária acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece um limite seguro de 15 microgramas por metro cúbico (μg/m³).

Conforme o reporte situacional, a regional do Baixo Acre lidera o ranking de criticidade na qualidade do ar. A capital acreana, Rio Branco, registrou uma média de 193,65 (μg/m³), 13 vezes acima do recomendado pela OMS, o que torna a concentração de partículas na cidade em nível péssimo.

Ao comentar os impactos das condições climáticas extremas, a titular da Sema destacou ainda a gravidade da situação causada pelas queimadas na região: “A fumaça é resultado das queimadas, tanto locais quanto regionais, sendo transportada pelos ventos. Esse problema é agravado pela seca extrema, afetando tanto as áreas próximas quanto regiões mais distantes”, complementou.

Também nas regionais do Alto Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá, a concentração de poluentes se manteve em nível muito ruim, durante todo o dia.

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), orienta a população a seguir as recomendações do Ministério da Saúde sobre as necessidades de cuidados com a saúde respiratória.

Entre as orientações estão: aumentar a ingestão de água e líquidos, reduzir o tempo de exposição em ambientes abertos, evitar portas e janelas abertas durante os horários com maior concentração de fumaça, evitar atividades físicas quando houver indicação de alta concentração de poluentes e fazer uso de máscaras.

A Sesacre também recomenda aos cidadãos que fiquem atentos aos sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde e que, diante de sintomas físicos, busquem atendimento médico o mais rapidamente possível.

Equipes da Operação Sine Ignis realizam diligências em Tarauacá. Foto: Pedro Devani/Secom

Entre as ações que estão sendo realizadas pelo Estado para o enfrentamento deste momento de evento extremo de seca, a intensificação da fiscalização em todo o Acre, por meio da Operação Sine Ignis; o monitoramento ambiental, com imagens de precisão de três metros; ações da educação ambiental percorrendo os municípios; regularização ambiental; orientações do Corpo de Bombeiros nos municípios; fortalecimento das brigadas; medidas adaptativas para o abastecimento de água nas residências; reconhecimento da situação de emergência de todo o estado; e organização por meio do comitê de crise das ações para o enfrentamento coordenado da situação.

Comentários

Continue lendo

Geral

MPF acompanha processo de registro dos usos rituais da ayahuasca no Acre

Publicado

em

Foto: Getty Images

O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas adotadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no processo de registro dos usos rituais da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial no Estado do Acre.

A iniciativa, conduzida pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, tem validade inicial de um ano e visa garantir que o processo respeite os direitos dos povos indígenas, sobretudo quanto à realização da consulta prévia, livre e informada, conforme previsto na legislação brasileira e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.

O procedimento tem como base informações apresentadas na Ata nº 21/2025, durante reunião com o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do IPHAN e a Superintendência do órgão no Acre. Segundo o MPF, o IPHAN está analisando o plano de trabalho submetido para a realização da consulta, que será executada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).

Ainda de acordo com o IPHAN, já há orçamento garantido para o início das atividades ainda em 2025.

Como diligência inicial, o MPF determinou o sobrestamento do processo por 60 dias, após os quais será expedido ofício ao Departamento de Patrimônio Imaterial solicitando informações atualizadas sobre o andamento do registro, incluindo os ajustes técnicos no plano de trabalho, a formalização do TED com a UnB e o cronograma das ações previstas para este ano.

Comentários

Continue lendo

Geral

Corpo de Bombeiros resgata mais de meio milhão em bens submersos em rio no interior do Acre

Publicado

em

Equipamentos modernos e treinamento contínuo garantem o pronto emprego das equipes

O trabalho dos militares tem se destacado também pela agilidade e preparo/ Foto: Reprodução

O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por uma série de operações bem-sucedidas do Corpo de Bombeiros no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. De acordo com a tenente Daniela Marques, subcomandante do 4º Batalhão de Proteção e Combate a Incêndios Florestais, o total de bens resgatados nas águas do rio ultrapassou R$ 590 mil, sendo R$ 311 mil somente por meio de operações de mergulho.

Ao todo, foram realizadas 15 missões de mergulho para resgatar bens materiais e outras duas em busca de pessoas desaparecidas, vítimas de afogamentos. Segundo a tenente, 70% das ocorrências estiveram relacionadas a naufrágios e 30% a colisões entre embarcações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Bombeiros resgatam pai e genro desaparecidos após três dias perdidos na floresta no Acre

Publicado

em

Dupla foi encontrada com vida em área de mata fechada após operação que contou com apoio de moradores locais; ambos estavam em boas condições de saúde

Após três dias desaparecidos na floresta, um homem de 50 anos, identificado pelas iniciais M.S., e seu genro foram resgatados com vida na comunidade Havre, localizada no baixo rio Gregório, em Tarauacá, interior do Acre. Os dois haviam saído para caçar na última quarta-feira (9) e não retornaram, levando familiares a acionar o Corpo de Bombeiros.

Uma equipe do 7º Batalhão de Engenharia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (7º BEPCIF) foi mobilizada e, com o apoio de mateiros experientes da região, iniciou as buscas na sexta-feira (11). A operação exigiu horas de navegação pelo rio e caminhada por mata fechada até que a dupla fosse encontrada.

Apesar do desgaste físico, os dois estavam em boas condições de saúde e demonstraram alívio ao reencontrar os familiares.

Comentários

Continue lendo