Saúde divulga mais de 500 leitos em seis hospitais para atender pacientes com Covid-19

Em Brasiléia deverá ser instalados oito leitos clínicos adulto, 12 de UTI adulto e 14 de UTI pediátrica no Hospital de Clinicas Raimundo Chaar.

Onde devem ser instalados oito leitos clínicos adulto, 12 de UTI adulto e 14 de UTI pediátrica no Hospital de Clinicas Raimundo Chaar.

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou no Diário Oficial do Estado, a lista com os mais de 500 leitos distribuídos em seis hospitais voltados para o atendimento de pacientes com novo coronavírus.

A resolução pactua o plano de contingência da Saúde e valida os hospitais e leitos de referência para casos de Covid-19. Na publicação, estão listadas as unidades de saúde, os respectivos municípios e a quantidade de leitos disponíveis e os que ainda devem ser instalados em cada uma.

A medida foi definida em reunião extraordinária virtual do Plenário da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-AC), na última quarta-feira (1).

O último boletim da Secretaria de Saúde do Acre, divulgado nesse domingo (5), apontou que o Acre tem 48 casos confirmados da doença. Destes, 38 são em Rio Branco, nove em Acrelândia e um em Porto Acre.

Conforme a publicação, o Hospital Geral de Clínicas de Rio Branco possui 31 leitos clínicos adulto disponíveis pacientes com covid-19 e 10 leitos de UTI adulto. Deve ainda ocorrer a ampliação de 78 leitos clínicos adulto, de 21 de UTI adulto e 140 leito de UTI pediátrica.

Na UPA do Segundo Distrito, unidade referência para os atendimentos, existem 33 leitos clínicos adulto disponíveis. Não tem nenhum leito de UTI adulto e nem pediátrica. A resolução define que serão ampliados 33 leitos de UTI pediátrica na unidade.

O Hospital Santa Juliana, que após assinar um termo de cooperação com o estado, cedeu 20 leitos de UTI adulto tem ainda a previsão de ampliação de mais 20 leitos de UTI pediátrica.

Mesmo sem casos confirmados da doença, a resolução prevê instalação de leitos voltados ao atendimento de pacientes com Covid-19. É o caso do município de Brasiléia, no interior do Acre. Onde devem ser instalados oito leitos clínicos adulto, 12 de UTI adulto e 14 de UTI pediátrica no Hospital de Clinicas Raimundo Chaar.

Na região do Vale do Juruá, em Cruzeiro do Sul, o Hospital Regional do Juruá também não tem nenhum leito disponível e existe a previsão de instalação de 10 leitos de UTI adulto e outros 8 pediátricas.

Já o Hospital de Dermatologia Sanitária, também em Cruzeiro do Sul, deve ter a instalação de 36 leitos clínicos adulto e 36 leitos de UTI pediátrica. A unidade deve receber pacientes com Covid-19 que precisem ficar internados, porém sem sintomas mais graves.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre