Acre
Saneacre vence barreiras da seca histórica e celebra vitórias alcançadas ao longo de 2023
As obras do governo, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), para levar água tratada a toda a população contempla cada um dos 22 municípios, incluindo a capital, em que o sistema de saneamento básico é gerido pela prefeitura, por intermédio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), mudança que ocorreu em janeiro de 2022.
“A gestão Gladson Cameli não está medindo esforços para caminhar em consonância com a meta de universalização dos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto prevista no Marco Legal do Saneamento. Não existe, neste momento, um único município sem obra executada ou em execução pelo Saneacre”, comenta o presidente da autarquia, José Bestene.

Com a presença da vice-governadora, Mailza Assis, o presidente do Saneacre, José Bestene, assinou a ordem de serviço para revitalização da ETE Redenção, em Rio Branco. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Quando faz um balanço das principais ações do Saneacre ao longo de 2023, Bestene logo aponta na direção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Redenção, localizada na parte alta de Rio Branco e que está prestes a ser inaugurada. A revitalização da ETE visa atender 40 mil rio-branquenses. A obra foi lançada em fevereiro.
Logo no início de 2023, o Saneacre teve que se preparar para minimizar os danos causados pelas mudança climáticas previstas para o ano, com a aproximação do El Niño e, ainda, a recente crise hídrica enfrentada pelo município do Bujari no verão de 2022.
“Nossas ações no Bujari ocorreram ainda durante o inverno, em parceria com o Deracre, limpando e ampliando a capacidade de reserva do açude”, lembra Bestene.

Saneacre ampliou a capacidade de reserva do açude que abastece o município de Bujari. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
As ações de contingência do Saneacre permitiram que o Bujari fosse um dos municípios menos agravados pela seca prolongada mais grave da história recente do Acre e da região amazônica, ocorrida neste ano de 2023. “Os mananciais do Saneacre colapsaram em vários municípios. Alguns sofreram racionamento, mas, graças à logística emergencial implementada para abastecimento por meio de caminhões-pipa, superamos a crise”, conta o presidente.
De acordo com Bestene, o governador Gladson Cameli garantiu total apoio para que o Saneacre enfrentasse a escassez. “Podemos dizer que enfrentamos uma verdadeira guerra e vencemos todas as batalhas contra esta estiagem histórica. E por esta experiência, temos o dever de manter o sistema sob controle, preservando e ampliando nossos mananciais para não sermos surpreendidos por outro desastre da natureza”, observou Bestene.
Regularize
Ao mesmo tempo em que executa obras para a ampliação da rede de distribuição e para a infraestrutura de captação e tratamento de água, o Saneacre está investindo na modernização de seu sistema de arrecadação.
Em julho, a autarquia lançou o programa Regularize, visando parcelar as contas vencidas dos consumidores em até 48 vezes. Em seis meses, foram arrecadados R$ 640 mil, numa demonstração de que o consumidor quer regularizar, bastando lhe oferecer uma oportunidade. Com isso, o Saneacre lembra que todo o valor arrecadado em tarifas de água e esgoto retornam como benefícios em saneamento para a população, o que possibilita à autarquia investir mais nessas ações.

Programa Regularize, até 31 de dezembro, oferece vantagens na renegociação de débitos de água junto ao Saneacre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Para que todos os usuários sejam atendidos, o Saneacre também adotou a Tarifa Social, que garante descontos para as famílias inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal que, após aprovação do Conselho Superior da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), entrará em vigor a partir de fevereiro de 2024.
“Hoje não temos dúvida de que estamos caminhando a passos largos para colocar o Acre mais à frente na meta de universalização do sistema de água tratada até 2030. Nossa parte está sendo feita, tendo a população como testemunha”, concluiu o presidente.
Nas torneiras
As obras de extensão da rede de água causam um impacto tão grande na vida das pessoas que chega a ser comovente. Lembra-se, então, alguns depoimentos, como o de Andrés Cleumo Souza, presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Cristóvão, em Cruzeiro do Sul, onde a autarquia chegou levando água tratada para a população.
“Essa era uma questão antiga na comunidade, mas agora, com a assistência do Saneacre, estamos encontrando uma solução. A comunidade do bairro está profundamente agradecida”, afirmou Andrés.

Água potável significa mais saúde e qualidade de vida para a população. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Seu vizinho, Hagamede Rocha da Silva, que mora na comunidade há 40 anos, lembrou que passou uma vida inteira carregando latas d’água e agora ela cai de sua torneira. “Não tenho palavras para agradecer ao governador e a toda a equipe do Saneacre”, comentou o morador.
Também em Cruzeiro do Sul, o líder comunitário Lourenço de Jesus destacou a importância dos serviços de ampliação da rede de água para os moradores. “Ficamos muito gratos, pois essa extensão de rede vai garantir água tratada e tirar a gente dos tempos de dificuldade”, disse.
Moradores da zona rural de Xapuri tiveram reações semelhantes com a chegada da água nas torneiras. Raimundo Nonato de Souza é um desses beneficiados. Ele conta sobre a dificuldade que tinha para o acesso à água potável. “A gente compartilhava uma caixa d’água. Cada um ia lá e pegava cinco, seis baldes. Graças a Deus esse problema vai ser resolvido. Era bem difícil”, relata.
No município isolado de Marechal Thaumaturgo o Saneacre também chegou usando estrada, rio e avião para levar mão de obra e equipamentos para executar obras de melhoramento e expansão da rede.
“Melhorou muito. Agora a água vem muito boa e ficou perto. Isso devia ter acontecido há muitos anos, mas agora foi feito e é muito importante para o nosso bairro”, disse Rosenil Matias, morador do Bairro União.

Acesso universal ao saneamento básico é a chave para promover saúde, dignidade e prosperidade em comunidades ao redor do mundo. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Ao todo, o Saneacre providenciou mais de 10 km de extensão de redes de água nos 21 municípios pelos quais é responsável, atendendo cerca de 740 novas famílias. Com isso, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre, contando com apoio integral do governador Gladson Cameli, não apenas avançou significativamente na expansão da infraestrutura de saneamento básico, mas também enfrentou com sucesso desafios como a crise hídrica provocada pelo El Niño. Com obras que impactam positivamente a vida dos cidadãos em diversos municípios, o Saneacre, ao encerrar o ano, reafirma seu compromisso com a meta de universalização do sistema de água tratada até 2030, consolidando-se como um agente transformador na qualidade de vida da população acreana.
Valorização dos servidores
Em 2023, o Saneacre, comprometido com a valorização de seus servidores e aprimoramento dos serviços prestados à população, direcionou significativos investimentos na revitalização das agências municipais. Exemplificando este compromisso, destacam-se as transformações realizadas nas agências de Manoel Urbano, Capixaba e na Estação de Tratamento de Senador Guiomard.

Agências municipais do Saneacre são a referência para os clientes de água e esgoto. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Essas iniciativas não apenas proporcionaram condições de trabalho mais adequadas para os colaboradores, mas também resultaram em espaços de atendimento ao cliente mais agradáveis e eficientes. Além da infraestrutura física, o Saneacre priorizou o bem-estar dos funcionários, incluindo a construção de espaços de convivência, como copas, nas agências revitalizadas.
Vale ressaltar que tais melhorias são impulsionadas pelo Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda no Acre – PEC/GER-AC. Com os olhos no futuro, as metas para 2024 incluem avançar na revitalização das unidades municipais restantes, consolidando o compromisso contínuo com a excelência operacional e o bem-estar dos colaboradores.
Educação Ambiental e Sanitária
O Saneacre tem desempenhado um papel crucial na promoção da educação ambiental e sanitária nas comunidades, reconhecendo a fundamental importância da conscientização da população para a preservação dos recursos naturais. Por meio do setor de Serviço Social, o Saneacre tem implementado ações que visam informar e engajar as comunidades em práticas sustentáveis. Parcerias estratégicas, como a estabelecida este ano com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), fortalecem esses esforços, proporcionando uma abordagem integrada para a preservação ambiental.

Parcerias estabelecidas e as atividades promovidas pelo Saneacre têm desempenhado um papel fundamental na disseminação de conhecimentos sobre saneamento básico. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
A realização anual da Semana da Água destacou-se como uma iniciativa chave, proporcionando um período concentrado de conscientização e educação, onde a importância do saneamento básico, a economia de água e o correto descarte de resíduos são temas abordados de maneira abrangente, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Essas iniciativas não apenas disseminam conhecimento, mas também fortalecem os laços entre a população e as práticas ambientais responsáveis.

Saneacre tem como meta em 2024 ampliar parcerias com instituições de conservação e de educação. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre
Olhando para o futuro, a meta em 2024 é ampliar essas ações e parcerias, visando envolver ainda mais à população. Além disso, o Saneacre pretende incentivar escolas e outras instituições a explorarem de forma didática as estações de Tratamento de Água, proporcionando uma compreensão mais aprofundada do processo de tratamento. O desenvolvimento de materiais educativos, como revistas e jogos baseados em saneamento, será uma ferramenta adicional para educar e engajar os visitantes.
Comentários
Acre
Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco
A programação do Fim de Ano da Família, realizada na capital acreana, segue garantindo a festa para famílias e amigos, neste mês de dezembro. Com a presença do público e o sucesso das vendas, a Feira Natalina teve a programação estendida e seguirá até o próximo domingo, acompanhando o cronograma da Vila Natalina no início de 2026.
Com organização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a Feira Natalina, oferta desde gastronomia regional e internacional a doces e brinquedos, das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro, na Av. Arlindo Porto Leal, ao lado do Palácio Rio Branco.

Já na Praça Eurico Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco, a Vila Natalina conta com a participação de empreendimentos de artesanato, doces e presentes. O espaço, que foi montado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), também recebe o público das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro.

De acordo com a chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, Sirlânia Venturin, apoio do governo por meio da Sete e instituições parceiras tem sido fundamental no incentivo da geração de renda para os pequenos negócios: “O resultado parcial da feira já tem apresentado excelentes resultados e esperamos que até o final possamos superar todas as expectativas dos empreendedores e público visitante”, destacou.
Som ao vivo
Para animar as noites de fim de ano, a Feira Natalina também conta com apresentações musicais, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Confira a programação:
29 de dezembro (segunda-feira):
Das 20h às 22h – Som ao vivo com Franklin Pinheiro
04 de janeiro (domingo):
Das 19h30 às 21h30 – Encerramento com Jhon Rabelo

The post Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS
Comentários
Acre
Governo ativa sala de situação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde para monitorar período de chuvas
Diante do aumento das chuvas e da elevação dos níveis dos rios em diversas regiões do estado, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) ativou, nesta segunda-feira, 29, a Sala de Situação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). O espaço passa a funcionar no novo prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Rio Branco, e será fundamental para o monitoramento dos impactos das condições climáticas na saúde da população.

A ação faz parte das medidas adotadas pelo governo do Estado para se preparar e responder de forma mais rápida aos efeitos do período chuvoso, quando aumentam os riscos de enchentes, alagamentos, deslocamento de famílias e problemas de saúde ligados às condições ambientais.
“Conforme determinado pelo nosso governador Gladson Camelí, estamos colocando em prática as medidas de antecipação e prevenção aos eventos que possam vir a acontecer. Diariamente, estaremos acompanhando os níveis de subida de rio, o nível de chuva em cada município, para que as decisões tomadas sejam assertivas e que a gente consiga minimizar os danos à nossa população”, pontua o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

A coordenadora do Cievs, Débora dos Santos, explica que a abertura da sala segue o que já está previsto no plano de contingência do Estado: “Hoje nós estamos num cenário de alerta, que é de ativação de sala de situação. O plano de contingência foi pactuado no início de 2025, ele ainda está vigente. Um plano de contingência é criado com validade de um a dois anos, justamente para orientar as ações diante de situações como essa”.
Débora também aponta sobre o caráter atípico das chuvas registradas neste período: “A última vez que nós tivemos uma enchente dessa proporção no estado do Acre foi no ano de 2006. O que está acontecendo agora é um grande volume de chuvas que está refletindo em todos os rios do estado”.

Com a Sala de Situação em funcionamento e integrada com a Defesa Civil, a Sesacre passa a acompanhar diariamente os níveis dos rios, o volume de chuvas e as ocorrências que possam afetar a saúde da população nos municípios. Esse monitoramento orienta a organização do envio de equipes, insumos e apoio às áreas mais afetadas, com respostas mais rápidas diante das situações de risco, tanto para a população quanto para os profissionais que atuam na linha de frente.
The post Governo ativa sala de situação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde para monitorar período de chuvas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS
Comentários
Acre
Governo do Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações
O governo do Acre decretou situação de emergência de nível 2 nos municípios de Feijó, Plácido de Castro, Rio Branco, Santa Rosa do Purus e Tarauacá, em razão das inundações provocadas pelo aumento expressivo do volume de chuvas e pela elevação dos níveis dos rios Acre, Purus e Tarauacá. O Decreto nº 11.812, publicado em edição extra do Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira, 29, foi assinado pela governadora em exercício, Mailza Assis, e tem validade de 180 dias.
A medida considera os altos índices pluviométricos registrados em dezembro de 2025, especialmente em Rio Branco, onde o acumulado chegou a 483 milímetros, volume 97% superior à média esperada para o período, estimada em 265 milímetros. Apenas nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, quantidade superior ao esperado para todo o mês de dezembro na capital acreana.

Em Brasileia, o volume de precipitação alcançou 436,80 milímetros no mesmo período, representando um aumento de 82% em relação à média histórica de 222 milímetros. Nos últimos quatro dias, o município registrou 176 milímetros de chuva, o equivalente a 66% do esperado para todo o mês .
O decreto também destaca os impactos registrados em Plácido de Castro, onde o transbordamento dos igarapés Visionário e Santa Elena provocou o isolamento dos ramais 58, Monte Alegre e Cabo Severino.
Além disso, medições realizadas nesta manhã indicaram que os rios nos municípios afetados atingiram ou ultrapassaram as cotas de alerta e transbordamento. Em Feijó, o nível chegou a 12,09 metros; em Rio Branco, 14,94 metros; em Santa Rosa do Purus, 9,42 metros; e em Tarauacá, 10,05 metros .
A situação de inundação é caracterizada pelo aumento significativo e exponencial dos níveis dos rios, gerando custos elevados para a população vulnerável, para os municípios localizados nas bacias hidrográficas afetadas e para o Estado, além de despesas operacionais relacionadas às ações de resposta.
O decreto leva em consideração, ainda, os prognósticos técnicos que indicam precipitações acima da média climatológica, bem como notas técnicas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alertam para novas chuvas nas principais bacias do Acre .
De acordo com o texto, o Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Acre, publicado pelo SGB no último domingo, 28, aponta, com base em modelos hidrológicos, a possibilidade de elevação do nível do rio nos próximos dias.
Com o decreto, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) passa a ser responsável por articular ações com autoridades federais, estaduais e municipais, mobilizar recursos humanos e materiais, coordenar atividades de socorro às comunidades isoladas e prestar assistência e apoio logístico aos municípios afetados. Os órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) sediados no estado também estão autorizados a prestar apoio suplementar às regiões atingidas. A CEPDC foi designada como unidade gestora orçamentária, com autorização para ordenar despesas destinadas às ações de apoio aos municípios em situação de emergência.
O decreto estabelece atendimento prioritário às demandas da Defesa Civil por parte dos órgãos da administração pública estadual, incluindo despesas para instalação e manutenção de abrigos, fornecimento de insumos, equipamentos, veículos, mão de obra, adoção de medidas administrativas urgentes e realização de campanhas informativas .
O documento também autoriza, em casos de risco iminente, que autoridades administrativas e agentes de defesa civil ingressem em residências para prestar socorro ou determinar evacuação, além do uso temporário de propriedade particular em situações de perigo público, com indenização posterior em caso de danos.
O decreto entra em vigor na data de sua publicação, em 29 de dezembro de 2025.
The post Governo do Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

Você precisa fazer login para comentar.