Saiba o seu local de prova do Enem 2015

© Fornecido por Enem Virtual ENEM

Faltam poucos dias para o Enem 2015! Nos dias 24 e 25 de outubro mais de 8 milhões de participantes farão o Exame que é considerado o maior vestibular do País.

As provas do Enem acontecerão em mais de 1.700 cidades brasileiras, de todos os estados e do Distrito Federal. Quando você se inscreveu para o Enem, deve ter escolhido uma delas.

Porém, só marcar a cidade de preferência não basta. O Enem, muitas vezes, acontece em vários pontos de um mesmo município. Sendo assim, você precisa descobrir exatamente em qual endereço e sala você fará a sua prova.

Veja a seguir como consultar seu local de prova do Enem 2015!

Quando sai o local de prova do Enem 2015?

Os locais de prova do Enem 2015 já foram divulgados. Todos os participantes podem ter acesso ao seu local de prova desde o dia 2 de outubro. Essa informação fica disponível e pode ser consultada quantas vezes você quiser.

Como encontrar meu local de prova do Enem 2015?

O local de prova do Enem não é divulgado em um listão, afinal, são milhares de endereços e milhões de candidatos. Os participantes precisam consultar essa informação individualmente.

Para descobrir qual é o seu local de prova, você deve acessar o seu cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015, pela internet.

O cartão de confirmação tem as seguintes informações:

-Número de inscrição do participante

-Data, hora e local de realização de todas as provas

-Indicação da solicitação de atendimento especializado (se for o caso)

-Opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol)

-Solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso)

Em 2015, o Ministério da Educação (MEC) fez uma modificação no processo e não vai enviar o cartão de confirmação pelos Correios. Isso significa que você não vai receber seu cartão de confirmação impresso em seu endereço. É sua responsabilidade entrar na página do Enem e imprimir o documento.

Para ver seu cartão de inscrição do Enem 2015 e saber qual vai ser o seu local de prova, acesse o Portal do Participante do Enem usando seu CPF e senha. Caso tenha esquecido sua senha de acesso, não se preocupe! Você pode recuperá-la clicando em “Esqueci minha senha” e seguindo as orientações do sistema.

Imprima o cartão de confirmação, confira todos os dados e leve esse papel com você nos dias do Exame.

E por falar em dias do Enem, não custa lembrar que o trânsito costuma ficar ruim  nos arredores dos locais de prova naquele sábado e domingo. Por isso, o melhor que você pode fazer é visitar o endereço com antecedência e planejar o seu trajeto. Você vai de transporte público? A pé? De bicicleta? De carro? Faça o caminho para se acostumar e calcule um tempo maior para evitar problemas. Programe-se para estar na frente dos portões antes da hora de abertura: meio-dia, no horário de Brasília.

Posso mudar meu local de prova do Enem?

Não. A organização do Enem determina a localização de cada um dos participantes e toda a logística da prova já está fechada: a lista com os nomes de quem vai fazer o exame em determinado endereço e sala, a quantidade de cadernos de prova e folhas de resposta, a estrutura necessária para quem precisará de atendimento especial, etc.

Por isso, os participantes do Enem só podem fazer a prova no local determinado no cartão de inscrição. Você não pode mudar o seu local de prova do Enem.

A que horas começam as provas do Enem em 2015?

Em 2015, o Enem começará meia hora mais tarde. Mas o horário que você precisa estar no local de prova ainda é o mesmo! O que muda é que durante essa meia hora a organização do Enem fará uns procedimentos de segurança. Veja como fica:

-Abertura dos portões: 12:00 (horário de Brasília)

-Fechamento dos portões: 13:00 (horário de Brasília)

-Início da prova:  13:30 (horário de Brasília)

Para poder fazer a prova, você precisa estar dentro do local antes do fechamento dos portões. Não seja mais um daqueles “atrasados do Enem” que aparecem todo ano na TV e na internet chorando em frente a uma grade. Programe-se para sair de casa com antecedência!

Ao abrirem os portões, entre imediatamente no prédio e dirija-se à sua sala.

O que levar no dia da prova do Enem?

Só poderá fazer o Exame o participante que apresentar um documento de identificação válido, com foto, e dentro da validade. Entre os documentos aceitos estão a Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte. No edital do Enem você encontra a lista completa dos documentos que poderá usar para fazer a prova.

Para resolver as questões da prova do Enem, você só poderá usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Leve mais de uma para garantir!

O cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório, mas é muito importante levá-lo com você, pois ele contém informações sobre seu local de prova.

O consumo de lanches leves durante a prova está permitido.

Está proibido usar os seguintes itens durante a prova do Enem:

-Qualquer tipo de eletrônico (celular, tablet, calculadora, etc.)

-Óculos escuros, bonés, chapéus, gorros e similares

-Lápis, lapiseira, borracha, régua, apontador e qualquer outro material para resolver a prova que não seja a caneta esferográfica preta de material transparente

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima