fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Acre registra 125 ocorrências policiais envolvendo as Eleições neste domingo

Publicado

em

ANDRÉ GONZAGA

A assessoria da Polícia Militar do Acre (PM/AC), com demais forcas, divulgaram na tarde deste domingo (15) os dados de ocorrências policiais durante o primeiro turno das eleições municipais nas 22 cidades do Acre.

_________________

Segundo o relatório da PM, Rio Branco registrou 97 ocorrências de crime de boca de urna, compra de votos, transporte de eleitores e outros crimes eleitorais.

_________________

Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre, registrou 2 ocorrências enquanto Sena Madureira teve 15.

As ocorrências são do âmbito estadual e federal. Participaram das prisões e notificações agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Penal, Detran e outros órgãos.

_________________

No total, foram registrados 125 casos em oito municípios do Acre: Bujari (2), Cruzeiro do Sul (2), Rio Branco (100), Sena Madureira (15), Senador Guiomard (7), Plácido de Castro (1), Porto Acre (1) e Porto Walter (1).

_________________

A Polícia Militar (PMAC) acompanhou 58 dessas ocorrências. Entre os possíveis crimes cometidos está compra de votos, boca de urna, tumulto no local de votação e consumo de bebida alcóolica.

Já a Polícia Federal (PF) atuou em 55 ocorrências envolvendo boca de urna, compra de voto e transporte de eleitores. Quase 30 foram conduzidos para a delegacia em todo o estado neste domingo.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil (PC) apuraram três e dez casos, respectivamente.

Comentários

Continue lendo

Geral

Após licença médica, vereadora Lene Petecão retorna a Câmara Municipal

Publicado

em

Por

A vereadora Lene Petecão (União Brasil) retornou aos trabalhos no plenário da Câmara Municipal de Rio Branco, na terça-feira, 7. Ela estava afastada devido licença médica para recuperar-se de procedimento cirúrgico realizado em abril deste ano.

Após complicações durante a retirada de pedra na vesícula, a parlamentar precisou ser permanecer alguns dias em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante fala no Pequeno Expediente, a vereadora agradeceu o apoio de todas as pessoas durante o período de sua recuperação. “Eu estou plena e com o coração cheio de emoção. É com muita gratidão que digo, há pouco tempo estava enfrentando uma das coisas mais difíceis da minha vida, lutei por minha saúde na UTI. Cada respiração era um desafio e cada dia era uma batalha. Mas estou aqui diante de vocês com o coração cheio de profunda  gratidão”, disse.

A vereadora agradeceu à equipe médica que a atendeu. “Foram quase 40 dias angustiantes, de muita resiliência e vontade de viver. Estou ainda debilitada, mas já voltando a esse parlamento. Agradeço de coração aos incríveis profissionais da saúde que estiveram ao meu lado. Não tinha mais veia onde colocar, mas eles foram fortes e me mantiveram firme no meu tratamento, eles são os verdadeiros heróis não tenho dúvida. Não tenho palavra para expressar o quanto sou grata em especial a cada um, em especial ao doutor Romeu Delilo, que me salvou, pois foi uma cirurgia muito difícil, como relatado por ele mesmo”, ressaltou Lene.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça nega liberdade a pecuarista preso suspeito de mandar matar Gedeon

Publicado

em

O assassinato do ex-prefeito da cidade de Plácido de Castro, interior do Acre, Gedeon Sousa Barros, em 20 de maio de 2024 completará seis anos

O assassinato do ex-prefeito da cidade de Plácido de Castro, neste 20 de maio de 2024 completará seis anos

Com Aikon Vitor – Folha do Acre

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) negou esta semana o pedido de revogação da prisão preventiva do pecuarista Liomar Mariano de Jesus, suspeito de ser um dos mandantes do assassinato do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, ocorrido em maio de 2021.

A decisão foi proferida pelo desembargador Francisco Djalma, membro da Câmara Criminal do TJAC, que afirmou não encontrar razões para atender ao pedido feito pela defesa de Mariano. O advogado Wellington Silva alegou prejuízos para seu cliente com a manutenção da prisão, porém, o magistrado destacou que não há ilegalidade na prisão preventiva de Mariano, nem abuso de poder.

Liomar Mariano de Jesus ocupava o cargo de secretário municipal de Esportes na gestão de Gedeon Barros. A negativa do pedido de revogação da prisão mantém Mariano sob custódia enquanto as investigações prosseguem.

Liomar Mariano de Jesus ocupava o cargo de secretário municipal de Esportes na gestão de Gedeon Barros

Comentários

Continue lendo

Geral

Com crescimento de 39%, MT se torna o maior produtor de etanol à base de milho do Brasil

Publicado

em

Por

Mato Grosso continua a reforçar sua posição como maior produtor de etanol à base de milho do Brasil. Durante a safra de abril do ano passado até março deste ano, o estado produziu 4,54 bilhões de litros de etanol de milho, um crescimento expressivo de 39,24% em relação à safra 2022/23.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a maior parte desse volume é de etanol hidratado, que representa 64,84% da produção total, enquanto o etanol anidro corresponde a 35,16%. Para alcançar esse resultado, foram moídas 10,11 milhões de toneladas de milho, um aumento de 37,86% em relação ao ciclo anterior.

Esse crescimento acentuado solidificou Mato Grosso como líder nacional na produção de etanol de milho, um setor em expansão que tem atraído investimentos significativos ao estado. As perspectivas para a safra 2024/25 também são positivas: o IMEA prevê que a moagem aumentará 14,53%, com uma estimativa de produção de etanol de milho exibindo alta de 14,64%.

Esses números refletem o dinamismo do setor agroindustrial em Mato Grosso e seu papel crucial no desenvolvimento do etanol à base de milho. A crescente demanda por biocombustíveis e a capacidade de produção do estado sugerem um futuro promissor para essa cadeia produtiva. Além de contribuir para a economia local, o aumento da produção de etanol de milho também pode ter implicações positivas para a matriz energética do Brasil, tornando-a mais diversificada e sustentável.

Com informações do Portal do Agronegócio

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo