Rio Acre tem menor nível dos últimos 12 anos

Este ano será de verão acima de média

O Rio Acre continua com um nível abaixo da média. Na manhã desta segunda-feira, o manancial amanheceu na marca de 5,25m. No dia 10 desse mês, o rio chegou a 10,58m, menos de 3 metros para atingir a cota de alerta.

Nessa mesma data do ano passado, o rio estava com 13,70m. Embora esteja bem abaixo, a possibilidade é que ele suba novamente nos próximos dias. A razão da provável subida repentina se deve ao aumento no volume de chuva nos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Xapuri.

Em Assis Brasil, ontem as águas estavam em 3,49m e amanheceu nessa segunda-feira com 5,56m. Brasileia estava com 2,51m e hoje com 3,22m, e Xapuri subiu de 4,37m para 5,57m.

Toda essa água vai chegar em Rio Branco, mas isso não vai fazer muita diferença, segundo a Defesa Civil. O professor da Ufac Foster Brown pesquisa as mudanças climáticas. Ele explica que a queda no nível das águas é devido ao efeito El Niño.

O pesquisador disse que não é possível descartar as inundações neste ano, mas garantiu que os dias serão com temperaturas mais elevadas até agosto, mesmo com chuvas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima