Rio Acre sobre 40cm em seis horas e expectativa fica para a madrugada de sábado

Régua marca que as águas passaram cerca de 30cm da cota de alerta – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima, de Brasiléia (Acre)

Após seis horas, as réguas de monitoramento da Agência Nacional das Águas – ANA, localizadas na cidade de Epitaciolândia (Acre), marcavam que o Rio Acre subiu cerca de 40 centímetros durante o dia desta sexta-feira, dia 20.

Por volta das 7h13, foi marcado 10,27cm e registrado que havia subido quase 30 centímetros desde o final do dia de quinta-feira (19). Por volta das 14 horas, já marcavam 10,64cm e continuava subindo passando da cota de alerta que é de 10,30cm.

Rua Olegário França, que dá acesso a quatro bairros foi transpassada pelas águas do Rio Acre – Foto: Alexandre Lima

Com esse volume, algumas casas já estão sendo alcançadas pelas águas em seus quintais. Na praça Ugo Poli, centro de Brasiléia, já se via o refluxo dos esgotos. Soldados dos Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da Prefeitura já estão trabalhando em conjunto visitando e retirando algumas famílias que pediram auxílio.

As próximas horas serão cruciais, quando provavelmente chegará o grande volume das águas que alagaram parte da cidade de Assis Brasil e a vizinha Iñapari, no lado peruano. Foi dado a notícia que o rio teria baixado cerca de dois metros após chegar próximo aos 14 metros, medida igual a de 2012 quando alagou Brasiléia.

Mais informações a qualquer momento.

Prefeitura está dando apoio para a retirada de algumas famílias que moram em áreas de risco – Foto: Alexandre Lima

Algumas residências já estão água em seus quintais – Foto: Alexandre Lima

Praça Ugo Poli, começa a dar refluxo do esgoto ocasionado pela cheia do Rio Acre – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima