Alexandre Lima, de Brasiléia (Acre)
Após seis horas, as réguas de monitoramento da Agência Nacional das Águas – ANA, localizadas na cidade de Epitaciolândia (Acre), marcavam que o Rio Acre subiu cerca de 40 centímetros durante o dia desta sexta-feira, dia 20.
Por volta das 7h13, foi marcado 10,27cm e registrado que havia subido quase 30 centímetros desde o final do dia de quinta-feira (19). Por volta das 14 horas, já marcavam 10,64cm e continuava subindo passando da cota de alerta que é de 10,30cm.
Com esse volume, algumas casas já estão sendo alcançadas pelas águas em seus quintais. Na praça Ugo Poli, centro de Brasiléia, já se via o refluxo dos esgotos. Soldados dos Bombeiros, Defesa Civil e funcionários da Prefeitura já estão trabalhando em conjunto visitando e retirando algumas famílias que pediram auxílio.
As próximas horas serão cruciais, quando provavelmente chegará o grande volume das águas que alagaram parte da cidade de Assis Brasil e a vizinha Iñapari, no lado peruano. Foi dado a notícia que o rio teria baixado cerca de dois metros após chegar próximo aos 14 metros, medida igual a de 2012 quando alagou Brasiléia.
Mais informações a qualquer momento.