Rio Acre sobre 3,10cm em menos de 12 horas e dá sinal de vazante

Rio Acre subiu pouco mais de 3 metros nas últimas 12 horas, mas, deu sinal de vazante – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Ainda não se sabe se o fenômeno do lua ocorrido na noite desta segunda-feira, dia 14, tem algo relacionado. Mas, o Rio Acre na fronteira do Estado, deu sinal de enchente nas ultimas 12 horas subindo pouco mais de três metros.

Fenômeno lunar que só voltará a acontecer daqui a 70 anos – Foto: Alexandre Lima

Por volta das 7h00, as réguas de medição localizadas na cidade de Epitaciolândia, marcavam 3,46cm. No final do dia, media 4,48cm e continuou por toda a noite até a próxima medição que seria às 7h00 do dia seguinte.

As 7h00 desta terça-feira, dia 15, o rio media 5,28cm e estabilizou. Iniciou a vazante às 14h23, já marcava 4,48cm e continuava vazando. Segundo o funcionário da Agência Nacional de Águas (ANA), o rio Acre já deveria estar com o seu nível entre cinco e seis metros nesta época de novembro, mês em que deveria estar chovendo.

Não se tem notícias dos afluentes existentes abaixo dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, passando em Xapuri. Em tempo, o Rio Acre registrou uma das maiores secas nos últimos 20 anos e estaria com seu nível de água muito abaixo do normal neste ano de 2016.

Às 14h20 desta terça, o nível já marcava quase 60cm abaixo dos 5,28cm – Foto: Alexandre Lima

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima