fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Rio Acre passa marca de 2012 e vazante poderá chegar nesta terça-feira (27)

Publicado

em

Visão aérea do centro antigo de Brasiléia com a cota de transbordo acima do ano de 2012 – Foto: Vinicius Ferrari – PROATEC- Projetos e Assessoria técnica rural

O Defesa Civil do município de Brasiléia registrou por volta das 21h40 no horário do Acre, que o nível do rio Acre na fronteira com a Bolívia, marcou 14,56cm, com um centímetro acima da marca registrada no ano de 2012.

Importante lembrar que no ano de 1978, aconteceu uma enchente considerada ‘pequena’ para os moldes de hoje e, 34 anos depois – em 2012, o rio transbordou registrando 14,55cm assustando os moradores de toda uma regional incluindo o Peru e Bolívia, causando transtornos e prejuízos, isso sem falar na Capital.

Nos anos seguintes com pequenos intervalos, as cheias vêm com uma frequência cada menor. De 2012 para 2015, os moradores pensavam que uma nova enchente poderia demorar com o intervalo após 1978, mas, foram surpreendidos com a maior já registrada, chegando aos 15,55cm.

Oito anos depois, no ano de 2023, em pleno mês de março, praticamente quando todos já se preparam para ver o rio ir baixando lentamente para a chegada do verão amazônico, outra surpresa chega com chuvas torrenciais e uma cheia que chega ao nível de 13,62cm. Mais transtornos e prejuízos.

Vista acima a esquerda, bairro atingidos na cidade de Epitaciolândia – Foto: Vinicius Ferrari/cedida – PROATEC- Projetos e Assessoria técnica rural

Neste ano de 2024, os moradores da regional, presenciaram um fenômeno da natureza. Um forte temporal que despejou em 24 horas, cerca de 160 milímetros na zona rural entre Brasiléia e Assis Brasil, fazendo com que igarapés transbordassem em várias localidades, levando pontes, bloqueando ramais e fechasse a BR 317 (Estrada do Pacífico) em dois pontos, fato esse até então, não registrado na história.

Também foi registrado nas cabeceiras do Rio Acre, acima de Assis Brasil, fortes chuvas fazendo com que o enchesse ao ponto de inundar a pequena cidade peruana de Iñapari novamente, e alguns bairros no lado brasileiro, desalojando centenas de famílias.

Como resultado de tudo, com alguns afluentes ajudando, o Rio Acre mostrou sua força em Brasiléia, inundando a parte antiga da cidade por completo. Mais de 1700 famílias estão sendo assistidas pela Prefeitura e não é diferente no lado de Epitaciolândia, para os moradores de bairros que ficam próximo.

Vista de Brasiléia alagada nesta segunda-feira, dia 26 – Foto: Vinicius Ferrari/cedida – PROATEC- Projetos e Assessoria técnica rural

O Governo Federal reconheceu sumariamente o Estado de Emergência para 17 municípios do Acre que foram assolados por enchentes. Nesse meio, Brasiléia é o mais afetado nesses 12 anos passados e ao que parece, cada vez mais ficará difícil os moradores se recuperarem dos prejuízos causados pelas cheias.

Comentários

Continue lendo

Extra

Senador Petecão trava andamento de PL de Alan Rick para aumentar oferta de voos no Acre e apresenta cópia

Publicado

em

Nesta terça-feira, 14, uma discussão entre o senador Alan Rick (União Brasil) e o aliado de Lula senador Petecão (PSD), ambos do Acre, chamou a atenção durante os trabalhos na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. Tudo começou durante a leitura do relatório ao Projeto de Lei 4715/2023, do Sérgio Petecão.

Alan Rick pediu que o projeto do colega acreano tramitasse em conjunto com o Projeto de Lei 4392/2023, de sua autoria, uma vez que tratam sobre o mesmo tema e a matéria de Alan foi apresentada antes. Os dois PLs visam permitir que empresas aéreas estrangeiras façam voos domésticos na Amazônia Legal, os chamados voos de cabotagem.

Conforme consta no portal do Senado, o Projeto de Lei do Senador Alan Rick foi apresentado no dia 12/09/2023. Já a matéria de Petecão, no dia 27/09/2023.

Após a leitura do relatório ao Projeto de Petecão, Alan Rick elogiou o texto apresentado pelo relator senador Jaime Bagatoli (PL), mas criticou o colega acreano por ter apresentado um projeto praticamente igual ao seu.

“Como relator, o senador Petecão tinha os instrumentos, podia nos apresentar um substituto ou apenas as alterações, mas optou por apresentar um novo projeto. Isso nos causou estranheza, uma vez que ele era o relator do projeto original. Por uma questão de justiça estou solicitando a tramitação conjunta das duas matérias para que o relator possa fazer o seu parecer final”, disse Alan Rick.

O Senador Petecão, no entanto, disse que não aceitaria. “Vou conversar com o Presidente da Casa para não autorizar a apensação.” A decisão sobre a tramitação conjunta caberá ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

O debate durou cerca de 40 minutos. Por fim, Petecão abriu mão da relatoria do PL do senador Alan Rick e a votação do relatório da proposta de Petecão foi adiada pelo pedido de vista do senador Irineu Orth (PP).

A oferta de voos nos aeroportos dos estados da Amazônia Legal, como o Acre, sempre foi baixa. Além disso, o preço das passagens é altíssimo.

O Senador Alan Rick aproveitou a sessão para colocar que tem trabalhado em várias frentes, para resolver a situação. No último mês, inclusive, conseguiu que a Azul Linhas Aéreas voltasse a operar no Estado.

Além do PL em questão, Alan Rick também apresentou outro projeto que visa permitir a utilização de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para subsidiar a aquisição do querosene de aviação comercializado em aeroportos localizados na Amazônia Legal e em aeroportos regionais de todo Brasil, o que deve resultar na redução do preço das passagens.


Com informações do site Terra Brasil Notícias.

Comentários

Continue lendo

Extra

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/ACRE – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/ACRE


Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE LICITAÇÃO

 

PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2024.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 14/05/2024 à 28/05/2024.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço Global por Item.

DATA DA ABERTURA: 29 de maio de 2024.

HORARIO: 09h00min (nove horas).

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.

 

OBJETO: Contratação de serviços de transporte escolar terrestre (pessoa física e jurídica), com condutor e com monitor de alunos, destinado a atender os alunos matriculados na rede Municipal de Ensino do Município de Epitaciolândia/Acre.

As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Comissão Municipal Permanente de Licitação – CMPL, Portal de Licitação do Tribunal de Contas do Estado do Acre, site do município ou através do e-mail: [email protected]

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 14 de maio de 2024.

Agleison Rodrigues dos Santos

Agente de Contratação

Decreto n° 003/2024

Comentários

Continue lendo