O Rio Acre atingiu níveis críticos de seca nesta quarta-feira (27), com registros alarmantes na região de fronteira com o Peru. Imagens da Ponte da Integração, que liga Assis Brasil (AC) à cidade peruana de Iñapari, região amazônica sudeste do Peru – Madre de Dios, mostram trechos completamente secos e bancos de areia expostos. O monitoramento oficial aponta que o nível do rio chegou a apenas 74 centímetros em Brasiléia e 1,51 metro em Rio Branco.
De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil na capital, a estiagem já impacta o transporte de produtos agrícolas e o abastecimento de comunidades ribeirinhas. “Há risco real de desabastecimento de água em Rio Branco e prejuízos ao escoamento da produção em municípios como Santa Rosa e Porto Walter”, alertou. A Defesa Civil acreana iniciou o fornecimento emergencial de água potável para áreas rurais.
O governo federal reconheceu a situação de emergência em todos os 22 municípios do Acre, enquanto a Agência Nacional de Águas (ANA) declarou oficialmente estado de escassez hídrica no estado. A previsão é de que a seca se mantenha nos próximos meses, com recomendações urgentes para o uso racional da água.
De acordo com monitoramento oficial, em Brasiléia o nível do rio chegou, nesta quarta-feira, 27, a apenas 74 centímetros. Em Rio Branco, a medição foi de 1,51 metro, também em queda. Foto: oaltoacre