Conecte-se conosco

Flash

Ribeirinhos do Parque Nacional da Serra do Divisor são beneficiados com ação social do governo do Acre

Publicado

em

Do extremo ocidental do país, do Parque Nacional da Serra do Divisor, em Mâncio Lima, vem testemunhos de políticas de Estado que colocam a vida humana em primeiro plano.

Mais de 400 moradores com direito à cidadania e dignidade garantidos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nesta matéria da Agência de Notícias do Acre veja a satisfação de brasileiros com a chegada dos serviços públicos num dos lugares mais remotos do país.

Presença do Estado numa das regiões mais isoladas do Brasil. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Pela primeira vez, em 64 anos de vida, Lauro Moreira da Silva viu chegar na região inúmeros benefícios, que, na maioria das vezes, tornam-se acessíveis a 159 quilômetros dali, na zona urbana de Mâncio Lima.

Cedinho da manhã da última sexta-feira, 21, o ribeirinho dirigiu-se à comunidade Pé da Serra, onde fica a Pousada do Miro, local onde foram ofertados os serviços.

 

Ação promoveu saúde à população da Serra do Moa. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Após ancorar sua rústica embarcação às margens do Rio Moa, o idoso renovou a esperança de dias com mais dignidade à medida que o encontro com o médico especialista se aproximava.

Lauro: “O governo mandou o socorro na hora certa”. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Como morador antigo, eu sei da importância da presença dessas equipes aqui, na Serra. O governo mandou o socorro na hora certa”, frisou.

Dores, insônia e problemas psicológicos resumem o delicado quadro de saúde de Evanildo Santos da Silva, 39 anos. Acompanhado da mulher, Silvana Sabino, o ribeirinho fez consulta médica e recebeu medicamentos que vão estabilizar o seu sofrimento, que dura três décadas.

Apesar das adversidades, como as chuvas intensas do inverno amazônico, ribeirinhos procuraram assistência. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Mas o caso dele necessitava de mais um serviço e o Estado estava ali para ofertar cidadania. “O médico orientou que a gente procurasse a Defensoria Pública, em busca de saber do direito de aposentadoria para o meu marido. O ‘doutor’ conversou com a gente e saímos daqui mais aliviados e com muita esperança de dar certo”, informou Silvana, feliz em saber que o esposo poderá ser beneficiado, futuramente, com aposentadoria do INSS.

Unidade dos serviços: Evanildo realizou consulta médica, recebeu medicamentos e foi orientado a buscar aposentaria junto ao INSS. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Se fossem em busca de atendimento nos centros urbanos mais próximos, o casal levaria, em média, 10 horas de viagem pelos sinuosos rios Moa e Japiim. “Da comunidade onde moro com o meu esposo leva uma hora para chegar aqui. Como não temos condições de comprar o combustível para colocar na canoa, pedimos ajuda de vizinhos e familiares. Graças a Deus deu certo e o meu coração tá cheio de gratidão”, disse a ribeirinha.

Parceira do Estado, prefeitura de Mâncio Lima levou autoestima aos ribeirinhos. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Alguns minutos de tratamento estético foram necessários para a autoestima de Hélia de Oliveira Silva contagiar a equipe do Salão Social e todos que passavam pelo local, adaptado na varanda de um dos aposentos da pousada do Miro. A beleza da mulher serrana, de 70 anos, foi realçada com corte de cabelo, serviço de manicure e de designer de sobrancelhas. “Estou me sentindo renovada. Agora, vou aguardar os elogios dos outros, afirmando que fiquei ainda mais linda”, finalizou com um largo sorriso.

Inúmeros atendimentos odontológicos foram realizados ao longo dos dois dias de ação. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A ação do governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), Secretaria de Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Secretaria de Governo (Segov) e Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), contou com o apoio da Prefeitura de Mâncio Lima, da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade (Icmbio), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), Marinha do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e 61⁰ Batalhão de Infantaria de Selva (61⁰).

Lauro Santos: “É uma satisfação trabalhar em benefício do povo mais necessitado”. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O titular da Seasd, Lauro Santos, falou da força-tarefa que reduziu a demanda reprimida de serviços do Estado aos habitantes da Serra. “A proposta é trazer os serviços para bem pertinho das populações que vivem em regiões mais afastadas dos centros urbanos. É uma satisfação realizar essa grande mobilização em favor do povo mais necessitado”, ratificou.

O parlamento acreano caminha de mãos dadas com o governo para desenvolver o Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O parlamento acreano deu total apoio à iniciativa. “A Assembleia Legislativa sempre está presente em momentos importantes para o Acre. Esta ação é exemplo de que a união entre os poderes gera avanços à sociedade”, pontuou o presidente da Casa do Povo, deputado Luiz Gonzaga.

Balanço da Ação Social Integrada

Mais de 400 ribeirinhos das comunidades República Pé da Serra, 7 de setembro, Gibraltar, São Salvador e Zumira foram contemplados com atendimentos médicos especializados e odontológicos; palestras sobre empreendedorismo, turismo, educação ambiental, prevenção e enfrentamento à violência doméstica; orientação sobre programa de regularização fundiária e cadastral de benefícios sociais; emissão de certidão de Registro Civil, entre outros. Cerca de 40 profissionais estavam envolvidos na ação, que se estendeu até o sábado, 22.

Além dos serviços públicos, governo e parceiros levaram ajuda humanitária aos habitantes da Serra. Foto: Marcos Vicentti/ Secom

Parque Nacional da Serra do Divisor – um santuário ecológico dentro do estado do Acre

Localizado no Vale do Juruá, segunda maior região do Acre, o Parque Nacional da Serra do Divisor é considerado o local de maior biodiversidade da Amazônia.

Serra do Moa: o ponto mais ocidental do país. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com extensão de 837 mil hectares, o santuário ecológico do Juruá é um dos principais atrativos turísticos do Acre aos que buscam profunda conexão com a natureza.

As cachoeiras são um dos atrativos do santuário ecológico do Vale do Juruá. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Comentários

Flash

Gramado da Arena da Floresta começa a ser trocado e previsão é mantida

Publicado

em

Os trabalhos para a reforma da Arena da Floresta continuam e nesta quarta, 31, começou a troca do gramado. A praça esportiva foi inaugurada no fim de 2006 e o gramado sempre passou por ajustes e nunca foi completamente modificado.

Segundo técnicos da empresa responsável pela obra, foram adquiridas 32 mil placas de grama esmeralda, considerada ideal para o nosso clima.

Preparação do Solo

Antes do início do plantio da nova grama trazidas do estado vizinho de Rondônia, os trabalhadores realizaram nos primeiros dez dias de trabalho um melhoramento na superfície da Arena com a troca do barro vegetal e a colocação de areia.

Sem partidas oficiais

A Arena da Floresta não recebe jogos oficiais desde 2022 e foi oficialmente fechada no dia de 13 janeiro deste ano por determinação do Ministério Público Estadual.

No fim de julho

O secretário adjunto de Esportes, Antônio Carlos Gouveia (Carlão), espera entregar a Arena da Floresta toda reformada na segunda quinzena do mês de julho.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil do Acre impede envio de cocaína dentro de computador para Espírito Santo

Publicado

em

 

Na última terça-feira, 30, agentes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), com o apoio do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil do Acre (NOC), apreenderam 3,6 quilos de cocaína, que estavam escondidos dentro de um computador, em uma transportadora de Rio Branco.

O trabalho de rotina que ocorre semanalmente em várias transportadoras da cidade logrou êxito nesta ação, pois em meio de várias encomendas, o cão Narco, farejou o entorpecente que estava invólucro dentro de um gabinete de CPU (Computador), pois todos os componentes foram retirados da máquina para comportar a cocaína.

Apesar de aparentemente a documentação do produto está correta, os traficantes utilizam de diversos meios para o transporte de drogas pelo país, um deles é o de transportadoras que têm um grande volume de encomendas e são distribuídos para todo o Brasil.

As investigações apontam que a cocaína sairia de Rio Branco, capital do Acre, com destino ao Espírito Santo, região sudeste do Brasil.

A Polícia Civil mantém canal aberto para denúncias no qual o cidadão pode usar o aplicativo WhatsApp para envio de denúncia ou ligação para o número (68) 99922-1111.

Comentários

Continue lendo

Flash

Advogado denuncia ações abusivas do ICMBio na RESEX Chico Mendes em Xapuri

Publicado

em

O advogado Maxsuel Maia protocolou na manhã desta quarta-feira uma denúncia formal contra o que chamou de “atos ilegais e covardes”, que teriam sido praticados por agentes de fiscalização do ICMBio no interior da Reserva Chico Mendes, em Xapuri. O documento, foi apresentado à Superintendência do ICMBio no Acre e ao Ministério Público Federal, contendo fotos, vídeos e relatos de moradores do Seringal Bonfim, comunidade em que ocorreram os supostos abusos.

Segundo Maxsuel, os fiscais do órgão desrespeitaram direitos fundamentais dos moradores da Reserva: “Não estou aqui para defender a prática de crimes ambientais, muito menos a destruição da floresta. O que defendo são os direitos desses moradores, que estão sendo tratados como criminosos, tendo suas casas invadidas, suas plantações destruídas, seu direito de ir e vir cerceado”, afirmou.

O episódio mais marcante da fiscalização realizada na última semana envolveu a destruição de uma ponte no Igarapé Espalha. Sobre o fato, o advogado declarou: “Foi de uma covardia sem tamanho, um ato abusivo, ilegal, criminoso. A escola da comunidade fica há poucos metros da ponte e as crianças a utilizavam diariamente para frequentar as aulas. Nada justifica essa destruição, disse”.

Perguntado sobre as respostas que espera receber dos órgãos acionados, Maxsuel Maia finalizou: “O Estado pode muito, mas não pode tudo. Existem limites a serem respeitados nas fiscalizações. Um Processo Administrativo Disciplinar precisa ser aberto imediatamente pelo ICMBio para investigar a conduta desses fiscais. Ao mesmo tempo, esperamos que o MPF represente junto ao Tribunal Regional Federal contra esses abusos. Não é de hoje que isso acontece em Xapuri, é hora de dar um basta”.

Comentários

Continue lendo

Em alta