Acre
Resultado final das eleições do Conselho Municipal de Saúde para o triênio 2024/2027
A Comissão Eleitoral, no uso de suas atribuições regimentais, em cumprimento ao art. 18 e 19 do edital de convocação, número 13.752, datado de 12 de abril de 2024, devidamente publicado no Diário Oficial, homologa, proclama e torna público o resultado final do processo eleitoral das entidades e os movimentos sociais de usuários do SUS, as entidades de profissionais de saúde, as entidades gestoras e prestadoras de serviços de saúde, eleitas para compor o Conselho Municipal de Saúde, nas vagas de titulares e suplentes, ocorridos nos dias 26 e 29 de abril de 2024, na sala de Reunião do Conselho Municipal de Saúde.
SEGMENTO GESTORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS:
- Instituto Brasil – Amazônia de Serviços Especializados e Saúde – INBASES (Santa Casa da Amazônia)
- Secretaria Municipal de Saúde
- Secretaria Estadual de Saúde
SEGMENTO TRABALHADORES:
TITULARES:
- Conselho Regional de Enfermagem do Acre – COREN/AC;
- Associação Médica do Acre;
- Sindicato dos Odontologistas do Acre – SINODONTO;
- Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Acre – SEE/AC.
SUPLENTES:
1º – Sindicato dos Auditores Fiscais de Rio Branco – SAFIRB;
2º – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Acre – SINDACS/AC
SEGMENTO USUÁRIOS:
- Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova;
- Associação dos Moradores do Bairro Belo Jardim I;
- Igreja da Última Hora – Ministério Ágape;
- Instituto Bem Estar;
- Associação de Moradores do Bairro Nova Estação;
- Associação de Moradores do Conjunto Cabreúva;
- Central de Apoio as Associações de Moradores e Entidades Civis Organizadas do Acre – CEAMES-ACRE
- Sindicato dos Urbanitários do Acre
Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC
Comentários
Acre
Festival Internacional da Castanha da Amazônia celebra o potencial da região do Alto Acre
1
Evento reuniu produtores e expositores do Acre e países vizinhos
Buscando a valorização da castanha e incentivo ao empreendedorismo da região, o Festival internacional da Castanha da Amazônia aconteceu entre os dias 21 e 23 de fevereiro, em Epitaciolândia-AC. O evento foi uma realização da Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre), da Cooperativa Agroextrativista do Alto Acre (Copaeb) e contou com o apoio do Sebrae.
Incentivando a economia sustentável e a valorização da floresta em pé, o festival teve a participação de produtores e expositores de Epitaciolândia, Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil e Capixaba, além dos países vizinhos, Bolívia e Peru.
O analista do Sebrae no Acre, Francinei Santos, destacou que a instituição apoiou os pequenos negócios prestando suporte e orientação aos expositores. “A Bioeconomia é um segmento estratégico do Sebrae. Juntamente com as instituições parceiras, apoiamos o Festival buscando que ele se torne uma vitrine do empreendedorismo agroextrativista na exposição e comercialização dos produtos da sociobiodiversidade e aquecendo a economia na região”, afirmou.
A programação incluiu apresentações culturais, seminários sobre agroextrativismo e bioeconomia, além da premiação “Guardião da Castanha da Amazônia”, que elegeu a maior e menor castanha, maior e menor ouriço, melhor poesia e melhor música.
Comentários
Acre
Agrônomos do IDAF intensificam monitoramento contra a Monilíase do cupuaçu no Alto Acre
Defesa Vegetal do IDAF está realizando monitoramentos na regional do Alto Acre, afim de identificar possíveis focos da praga Monilíase (Moniliophthora roreri), doença que causa perdas de até 100% da produção e pode se espalhar facilmente se não for detectada rapidamente. “Até o momento não identificamos nenhum foco suspeito na região”, relatou o engenheiro agrônomo Igor Figueiredo.
Na regional do Alto Acre já foram visitadas mais de 60 propriedades que possuem plantas de cupuaçu e o resultado foi satisfatório, pois não teve nenhuma suspeita da presença do fungo que causa a monilíase, lembrando que a praga pode atacar frutos do cupuaçu e do cacau.
O que é a Monilíase?
Os sintomas básicos da Monilíase são a esporulação abundante e um pó branco que se espalha sobre os frutos atingidos deixando-os esbranquiçados e apodrecidos. Uma vez instalada nas plantações, causa grandes perdas econômicas. Nos frutos doentes, inicialmente são formadas manchas achocolatadas que mais tarde esporulam, formando um pó creme que contem milhões de esporos do fungo. Esses são dispersos principalmente pelo vento, mas também pela água da chuva, além de insetos, animais selvagens e pelo próprio homem, principalmente, a longas distâncias, infectando os frutos de novas plantas e espalhando a doença. A praga foi identificada pela primeira vez no Brasil em Cruzeiro do Sul-AC em 2021 e desde então o IDAF faz anualmente monitoramentos para que a doença não se espalhe pelo estado.
O Idaf alerta que, devido ao potencial de danos às culturas do cacau e cupuaçu, é de fundamental importância a notificação imediata de quaisquer suspeita de ocorrência da praga em todas as regiões do estado às autoridades fitossanitárias locais.
Comentários
Acre
Acre recebe alerta de tempestades para esta segunda-feira (24)

Chuva Rio Branco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas e ondas de calor no Acre nesta segunda-feira (24). O estado está entre as regiões que podem enfrentar tempestades severas, com riscos de alagamentos, ventanias e descargas elétricas.
O Acre recebeu dois tipos de aviso meteorológico: um de perigo, indicado pela cor laranja, que aponta para um risco maior de tempestades; e outro de perigo potencial, na cor amarela, indicando a possibilidade de chuvas fortes em algumas áreas.
Além do Acre, estados como Amazonas, Pará, Rondônia, São Paulo e Minas Gerais também estão sob alerta para tempestades mais intensas. Já o aviso de perigo potencial abrange outras regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.
Você precisa fazer login para comentar.