Regional Alto Acre recebe novos cursos do PRONATEC/IFAC

Iniciou nesta sexta-feira, 22, as aulas de mais quatro cursos na Regional Alto Acre, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), modalidade Campo, através do Instituto Federal do Acre (IFAC). Desta vez, os municípios beneficiados foram Xapuri, com os cursos de Cafeicultura, Produção de ​O​lerícola e Piscicultura; e Assis Brasil, com o de Agricultura ​Familiar. A primeira aula do curso de Cafeicultura ocorreu no assentamento Tupá, ​a 45 km de Xapuri. Cerca de 30 alunos receberam os kits de higienização e esclareceram dúvidas sobre o andamento do curso.

Também na zona rural de Xapuri, a comunidade Boa Vista, foi contemplada com o curso de Produtor de Olerícola (legumes, raízes, bulbos, tubérculos, talos, folhas, flores, frutos e semestes), cultura forte na região. Outra atividade bastante desenvolvida em Xapuri e que agora vai poder contar com profissionais certificados é a ​P​iscicultura. O curso é ministrado na sede do Sindicato Rural dos Trabalhadores de Xapuri, localizada no centro da cidade, uma maneira de atender alunos das cinco comunidades rurais que foram inscritas. “Acredito que, assim como tem sido nos demais municípios, o oferecimento destes cursos atende a uma necessidade dos produtores rurais de Xapuri. Com o conhecimento adquirido nas aulas, eles vão poder ter melhores resultados na atividade que já desenvolvem” – ressaltou o coordenador adjunto da Regional Alto Acre, Julielmo Correa.

O curso de Agricultura familiar foi o escolhido pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF), que representa o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) nos municípios, para atender a comunidade rural de Assis Brasil. O coordenador adjunto explicou que as aulas ocorrem aos finais de semana (de sexta à domingo) quando uma equipe se desloca até a Associação de Moradores do Ramal do Museu. “Geralmente vai o supervisor do curso, acompanhado de um professor e um apoio. Para atender 20 alunos da comunidade do Ramal do Museu, selecionados pela SEAPROF, eles viajam 15km todos os finais de semana. Lá utilizam o espaço da Associação de Moradores para ministrarem as aulas” – relatou.

A previsão de encerramento dos quatro cursos é para a primeira semana de novembro, quando os alunos já poderão se preparar para a cerimônia de certificação, que deve ocorrer até o final de novembro em cada município.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima