Sete Páginas Digitais / La Paz
Ainda não se sabe quem ou quem se esconde atrás da conta de Evo Morales no Twitter. Embora o ex-presidente esteja no México há seis dias, os tweets publicados em seu perfil @evoespueblo o fazem sob os endereços IP da Bolívia.
Segundo alguns, o rastreamento de PI revela que os tweets saem da Vice-Presidência, na Rua do Mercado, enquanto outras pessoas apontam que os tweets seriam publicados em Puerto Villaroel, em Cochabamba.
Tony López, jornalista digital e consultor de mídia social, diz que é muito difícil descobrir de onde um tweet foi publicado, já que o mecanismo deixa apenas alguns segundos para detectar o endereço IP. Adicione a isso uma série de circunstâncias que precisam ocorrer.
“Não há como saber o IP de um Twitter, a menos que você seja um administrador ou a conta esteja vinculada ao Gmail ou Hotmail (você deve saber qual é a conta que está vinculada) ou o número de telefone para fazer uma triangulação. ”, Explica López.
A última pesquisa realizada por López e sua equipe revelou que havia seis administradores por trás da conta do Twitter @evoespueblo, seis dispositivos conectados: quatro telefones celulares e dois computadores de mesa.
Em uma rápida verificação feita hoje, Lopez conseguiu determinar que as contas ainda estão ativas em vários computadores, embora a maioria dos tweets seja publicada no iPhone. Da mesma forma, foi possível verificar se o IP de uma das contas está na Vice-Presidência, enquanto outra delas redireciona para a praça Avaroa, usando um domínio do serviço Entel.
Lopez enfatiza que isso requer tempo para ser investigado. No entanto, garante que os tweets da conta @evoespueblo ainda estejam sendo publicados em nosso país.
“Os endereços IP que estão circulando geraram polêmica. Eles podem ser verdadeiros, reais ou também podem ser os mesmos administradores que estão tentando deturpar ou distorcer as informações, portanto, você deve fazer uma análise completa. De qualquer forma, posso apostar que a maioria dos tweets foi escrita na Bolívia, mas não posso garantir que sejam de Cochabamba ou de La Paz, que leva tempo para descobrir ”, diz López.