Uma queima de lixo em um loteamento localizado na parte alta da cidade de Epitaciolândia, distante cerca de 240km da capital Rio Branco, na fronteira do Acre, por pouco não acaba em uma tragédia na tarde deste sábado, dia 9 de setembro.
Segundo informações passadas pela equipe do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, um dos moradores teria realizado uma queima de lixo no seu terreno, próximo ao mato que está seco, que se propagou descontrolado pelo loteamento.
Com ajuda do vento, as chamas se espalharam indo em direção de algumas residências, postes que levam eletricidade, rede telefônica e internet. Foi quando os Bombeiros receberam ajuda de equipes do Previfogo do Ibama, que são especialistas no combate ao fogo. Equipes da Polícia Militar e Força Nacional também foram ao local para prestar apoio.
Segundo o subtenente, Adacir Vivan, a prioridade foi apagar as chamas que já estavam próximas as residências, que por pouco não causou um prejuízo patrimonial irreparável em várias casas, sendo constatado que muito dos moradores haviam saído para fugir do fogo descontrolado e pedir ajuda, enquanto alguns estava fora sem saber o que estava ocorrendo.
Equipes da empresa Energisa que fornece eletricidade, a DSTelecom (internet), tiveram que deslocar até o local para realizar serviços de manutenção e restabelecer os serviços na região afetada.
Não foi informado se a pessoa que ocasionou o sinistro foi localizada. Em tempo, o governo do Acre já publicou uma nota onde está proibido qualquer tipo de queima ou queimada, afim de evitar sinistros como este. O fogo foi contido, principalmente nas proximidades das residências.