fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Quase 7 mil cirurgias eletivas são realizadas pelo governo do Acre em menos de um ano

Publicado

em

As enormes filas de espera por cirurgias eletivas não são mais uma realidade no Acre. O governo do Estado investiu na Saúde, criando o projeto Opera Acre, em que quase sete mil procedimentos cirúrgicos não emergenciais foram realizados em menos de um ano, após o controle da crise sanitária em razão da pandemia de covid-19.

Quase sete mil procedimentos cirúrgicos não emergenciais foram realizados em menos de um ano. Foto: Assessoria Sesacre

A iniciativa do governo do Estado foi iniciada em 2019, devendo ser suspensa por conta do avanço do risco de contaminação e retornando a todo vapor em março de 2022.

Foram investidos mais de R$ 2,8 milhões na força-tarefa que levou dignidade a quem estava há quase dez anos esperando por procedimentos nas áreas de cirurgia-geral, vascular, urológica, ginecológica, de cabeça e pescoço, otorrinolaringológica, mastológica e pediátrica.

O aposentado Raimundo Bandeira, de 67 anos, por dez anos sofreu com osteoartrite crônica, mais conhecida como artrose, doença que atinge as cartilagens e as desgasta, deixando desprotegidas as articulações, estruturas essenciais para a movimentação do corpo.

Em junho, Raimundo realizou o procedimento cirúrgico que lhe devolveria a qualidade de vida e locomoção. Hoje, recuperado após três meses da cirurgia, ensaia novos passos sem a ajuda das muletas e sem a companhia incessante da dor.

Foram investidos mais de R$ 2,8 milhões na força-tarefa. Foto: Assessoria Sesacre

“Eu não acreditava mais que iria ser cirurgiado, minha vida era ficar dentro de casa”, relembra, agora aliviado.

Nas três regionais

O Opera Acre alcançou as três regionais do estado: Alto Acre, Baixo Acre e Juruá. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, as equipes deram fim à angústia das mulheres que aguardavam laqueaduras e outros procedimentos ginecológicos.

Juliane Moura, cuja cirurgia havia sido suspensa em razão da pandemia em 2019, passou por uma histerectomia em julho. Agora, está de volta ao trabalho e recuperada.

“Tive uma ótima recuperação graças a Deus. Voltei ao trabalho com 30 dias, superbem. Hoje estou com 75 dias de cirurgia e só tenho que agradecer a toda a equipe responsável. Estou me sentindo ótima e com melhor qualidade de vida”, destacou.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia apoia a realização dos Jogos Estudantis 2024 fase municipal

Publicado

em

Com a participação de quatro escolas, foi feito a abertura oficial do Jogos Estudantis fase municipal na manhã desta quinta-feira, 23 de maio de 2024, no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro.

Marcaram presença na cerimônia de abertura o Prefeito Sérgio Lopes, Gondim Secretário Municipal de Educação, João Adjofre representando o coordenado do Núcleo de Educação do município, Reggis Silva coordenador dos Jogos Estudantis, Thiago Menezes representando o coordenador Estadual de Esportes, Professor Rivaldo rocha representando todos os professores de educação física, os Gestores Francisco Valdivino (Neno) da Escola Luiz Gonzaga da Rocha e Íkaro Bruno Olegário da Escola Belo Porvir, servidores, professores e alunos.

As escolas estaduais Brasil Bolívia, Belo Porvir, Joana Ribeiro Amed e Luiz Gonzaga irão disputar nessa fase municipal nas seguintes modalidades esportivas e categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos Masculino e feminino – Modalidades: Futsal, Voleibol, Vôlei de praia, Atletismo, Ciclismo, Badminton, Esportes aquáticos, Lutas e Xadrez.

Ao fazer uso da palavra o prefeito Sérgio Lopes reafirmou o seu compromisso em apoiar todas as modalidades esportiva em Epitaciolândia.

“Para nós é motivo de muita alegria poder ver tantos jovens praticando esporte, somo destaque a nível estadual e nacional, isso graça ao apoio dado ao esporte de base, são competições como essa que dão oportunidade a novos talentos, não tenho dúvidas que Epitaciolândia vai alcançar bons resultados esse ano a exemplo dos anos anteriores. Boa sorte, bons jogos a todos. ” Destacou o prefeito.

Na ocasião foi entregue a medalha de honra ao Professor Rivaldo Rocha, pelos relevantes serviços prestado ao esporte em Epitaciolândia. As competições acontecem nos dias 23,24 e 25, onde sairão os atletas que vão disputar a fase estadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tiroteio que deixou um ferido é investigado pelas autoridades de Brasiléia

Publicado

em

Imagem ilustrativa

Um tiroteio ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 22, no bairro Leonardo Barbosa na cidade de Brasiléia, resultou em uma pessoa ferida em uma de suas pernas, sendo necessário ser socorrido para o hospital regional do Alto Acre.

Segundo informações passadas no hospital, um homem identificado pelo nome de ‘Anderson Gabriel’ que morou no bairro, sacou de uma arma e passou a efetuar vários disparos no meio da rua.

Para infelicidade do jovem L. M., de 20 anos, que retornava para casa no momento dos disparos, um dos projéteis lhe atingiu uma das pernas e com o impacto, quebrou o osso. Após os tiros, Anderson foi embora tomando rumo ignorado antes mesmo da Polícia Militar chegar no local.

Foi quando os policiais socorreram o jovem e o levou para o hospital Regional do Alto Acre, onde recebeu o atendimento médico e ficou em observação. Devido o ferimento, o jovem foi transferido para a Capital, onde passou por cirurgia.

Várias diligencias foram realizadas no bairro na tentativa de localizar o suspeito, mas, até o fechamento do Boletim de Ocorrência, não havia sido encontrado. A Polícia civil está investigando o caso.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Caminhão caçamba tomba ao tentar descarregar barro em Brasiléia

Publicado

em

Retroescavadeiras foram utilizadas para remover barro e desvirar veículo tombado

Na manhã desta quinta-feira, 23, um caminhão caçamba modelo Iveco, de placas NAB 0908 e cor vermelha, tombou ao tentar despejar uma carga de barro em um terreno no Bairro José Moreira, na parte alta de Brasiléia, cidade localizada na fronteira do Acre. O incidente ocorreu durante trabalhos de aterramento para a preparação de uma obra no local, onde o terreno inclinado exige nivelamento.

Segundo informações, o motorista, cuja identidade não foi revelada, estava realizando a descarga do barro quando o veículo pendeu para o lado e tombou devido ao peso. Felizmente, o motorista saiu ileso e não houve necessidade de acionar socorristas.

Para lidar com a situação, parte do barro foi removida com a ajuda de uma máquina retroescavadeira, permitindo assim que o caminhão fosse desvirado com o apoio de outra máquina. Até o momento, não há informações sobre a necessidade de acionar agentes de trânsito no local.

O incidente destaca os desafios enfrentados em obras em áreas íngremes e a importância de medidas de segurança adequadas durante o processo de descarregamento.

Comentários

Continue lendo