Extra
PT do Acre inicia processo de expulsão de prefeita e dois vereadores de Brasiléia

Vereadores Elenilson Cruz (e) e Alessandro Jorge (d), durante audiência on-line com a cúpula do partido.
Decisão poderá acarretar em esvaziamento do partido na regional do Alto Acre
O dia foi agitado no município de Brasiléia nesta segunda-feira, dia 12. O Partido dos Trabalhadores (PT) do Acre, deu início a expulsão de políticos eleitos e reeleitos no último pleito na regional do Alto Acre, reduto importante para a sigla, mesmo não conseguindo uma votação expressiva para candidatos estaduais e federais.
Nesse quesito, o Partido não se reinventou ficando estagnado na imagem do ex-governador Jorge Viana e com sucessores pífios, mas, manteve simpatizantes arrogantes que ainda não desceram do palanque por décadas.
Assim, os municípios ainda conseguiram manter um pouco de suas bases elegendo alguns vereadores e prefeitos. Na regional do Alto Acre, composto por quatro municípios (Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri), conseguiu eleger e reeleger três prefeitos e vereadores.
Nesta última eleição, quando o Estado do Acre não elegeu nenhum deputado, governador e presidente, o PT resolveu que deveria abrir sindicância para expulsar políticos, que supostamente não estiveram alinhados com a sigla, entendendo que estes ‘infiéis’ deveriam ser mandados embora.

Os prefeitos Jerry Correia (Assis Brasil) e Fernanda Hassem (Brasiléia), são alvos da executiva do partido por suposta infidelidade partidária.
Nesse embalo, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia e Fernanda Hassem, prefeita de Brasiléia, juntamente com os vereadores Elenilson Cruz e Alessandro Jorge, ambos do PT, foram comunicados da decisão da alta cúpula do partido.
Nesta segunda, Alenilson e Jorge tiveram uma audiência via internet, onde deveriam justificar em um processo disciplinar com quórum deliberativo nos termos do estatuto do partido, a não expulsão de ambos por infidelidade partidária, conforme o Artigo 231 do Partido.
Segundo o vereador Elenilson Cruz, a reunião teve a participação do deputado Daniel Zen, Adonay Brito, Carioca, Cesário Braga, entre outros da executiva estadual, onde foi apresentado defesas e foi deliberado que, outra reunião deverá ser realizada no dia 22 do mês em curso, onde o veredito final será apresentado, se mantém ou expulsam a prefeitos e vereadores.
Em notas passadas, os prefeitos teriam comentado que a permanência na sigla seria quase impossível, devido o clima negativo criado nos últimos meses. O PT do município de Assis Brasil se mostrou contrário a decisão da executiva estadual em expulsar Jerry Correia, deixando a entender que caso ocorra, deverá ter um ‘esvaziamento’, da mesma forma em Brasiléia.
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia inicia piçarramento no Ramal do KM 19 melhorando acesso a moradores, produção agrícola e ao extravismo
Recursos de emenda parlamentar do deputado Tadeu Hassem garantiu os trabalhos de piçarramento que vai facilitar o tráfego de veículos, o transporte escolar, o acesso aos serviços de saúde e principalmente, o escoamento da produção agrícola e extrativista
Garantindo trafegabilidade, acesso a escoamento da produção agrícola e do extrativismo, a prefeitura de Brasiléia com recursos de emenda parlamentar do deputado Tadeu Hassem iniciou os trabalhos de piçarramento no Ramal do KM 19, na zona rural do município.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e faz parte do plano de manutenção e recuperação dos ramais durante o nosso verão amazônico, período mais seco favorecem o serviço.
Além do ramal principal, os braços de ramais ( trechos menores que dão acesso as propriedades rurais às vias principais), também estão sendo atendidos.
As equipes estão no local com máquinas pesadas realizando limpeza, nivelamento, abertura de valas e aplicação de piçarra nos pontos mais críticos.
O prefeito Carlinhos do Pelado destacou que a meta é garantir melhores condições de ramais para a população rural. “Nosso compromisso é com quem vive e trabalha na zona rural também. O verão chegou e estamos aproveitando para garantir acesso de qualidade para os produtores e moradores terem o direito de ir e vim desses locais com segurança ”, afirmou.
Com mais de 2.200 quilômetros de ramais espalhados por assentamentos do Incra e áreas da Reserva Extrativista Chico Mendes, a prefeitura segue um cronograma para atender todos os ramis de forma gradual. “Sabemos da importância desses ramais para o escoamento da produção e para o transporte dos moradores e dos alunos. Por isso, estamos priorizando as áreas mais críticas e vamos avançar com o serviço nas próximas semanas”, enfatizou o prefeito.
A iniciativa facilita o tráfego de veículos, o transporte escolar, o acesso aos serviços de saúde e principalmente, o escoamento da produção agrícola e extrativista das famílias que vivem na zona rural de Brasileia.
Comentários
Extra
Prefeito Jerry celebra conquista da primeira ambulância traçada 4×4 e agradece senador Márcio Bittar
A Prefeitura de Assis Brasil celebra mais uma importante conquista para a saúde do município. Graças ao apoio do senador Márcio Bittar, foi destinado recurso para a compra da primeira ambulância traçada 4×4, que atenderá especialmente as comunidades da zona rural.
O prefeito Jerry Correia destacou a importância da conquista para a população que vive em áreas de difícil acesso.
“Deus continua abençoando nossa gestão e a nossa querida Assis Brasil. Essa ambulância é fruto do nosso trabalho incansável de busca por melhorias e, com ela, poderemos salvar vidas em locais onde antes o acesso era um desafio. Agradeço ao senador Márcio Bittar por atender nossa solicitação e ajudar nossa população”, enfatizou o prefeito.
Com essa nova aquisição, a gestão municipal reforça o compromisso com a saúde e a qualidade de vida de todos os cidadãos, garantindo mais segurança e agilidade no atendimento de urgências e emergências, especialmente nas comunidades mais distantes.
Comentários
Extra
Jovem é apreendido por homicídio relacionado a facções em Brasiléia
Acusado de executar rival em 2023, adolescente cumprirá medida socioeducativa até os 21 anos
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, apreendeu nesta terça-feira (22) um jovem suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em 2023, no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia, na região do Alto Acre.
A apreensão foi realizada no Bairro Constatino Melo Sarkis, pela equipe da Polícia Civil sob a coordenação do inspetor de polícia Eurico Feitosa e equipe, que atuam no combate à violência e ao crime organizado na região do Alto Acre.
Segundo as investigações, o crime está relacionado a disputas entre facções criminosas que atuam na fronteira entre o Acre e a Bolívia. O jovem, que era menor de idade na época do crime, é apontado como o autor da execução de um suposto integrante de um grupo rival.
Mesmo tendo atingido a maioridade recentemente, o acusado responderá pelo ato infracional cometido durante a adolescência. Ele cumprirá medida socioeducativa de internação, que pode se estender até os 21 anos, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Você precisa fazer login para comentar.