PSL, PSDB e MDB declaram apoio a Tião Bocalom no 2º turno em Rio Branco

Em reunião, PSL e PSDB declararam apoio ao candidato Tião Bocalom — Foto: Daniel Scarcello/Rede Amazônica Acre

Por G1

Os partidos da Social Democracia Brasileira (PSDB); Social Liberal (PSL)e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) anunciaram, nesta terça-feira (17), que vão apoiar a candidatura de Tião Bocalom (Progressistas) no 2º turno em Rio Branco.

Após reunião da Executiva Municipal do PSL, os apoiadores informaram que seguem a linha ideológica de cada partido e que “não se aliam com a esquerda”.

“O povo do Acre é conservador, é liberal, é de direita, portanto apoiamos a candidatura do Bocalom por uma questão ideológica, porque entendemos que atua no mesmo campo que o PSL, tanto que já concorreu à Câmara Federal pelo PSL. Nós não nos aliamos com esquerda de nenhuma maneira e a outra candidata pertence a um partido de esquerda, que é o PSB, então com a esquerda, para nós, não tem conversa. A expectativa é de uma vitória esmagadora, assim como foi no primeiro turno”, disse o presidente do PSL no Acre, Pedro Valério.

PSDB

A deputada federal Mara Rocha, do PSDB, disse que o candidato progressista é o que mais se aproxima do projeto defendido pelo partido.

“É uma pessoa de direita e que tem a mesma ideologia que a nossa. Defende a produção rural e defende o desenvolvimento de Rio Branco. Estamos aqui para apoiar Tião Bocalom por entender que é o melhor. É realmente a renovação da prefeitura de Rio Branco. A gente acredita sim que Bocalom é a renovação e que depois de tanta luta, tantos desafios, tantas eleições, o povo entendeu que ele sim deve ser o prefeito de Rio Branco e a gente tem que respeitar a decisão da maioria da população”, pontuou.

MDB

Ainda pela manhã, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) soltou uma nota assinada pelo presidente do partido, Roberto Duarte, que também concorreu às eleições no primeiro turno.

“A Executiva recomenda, por oportuno, que nas eleições do segundo turno o apoio seja do candidato do Progressistas, Tião Bocalom”, diz a nota.

2º Turno

O 2º turno em Rio Branco foi definido no domingo (15), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que Tião Bocalom (Progressistas) e Socorro Neri (PSB) foram os candidatos mais votados na primeira parte da disputa para prefeito de Rio Branco.

Tião Bocalom teve 87.987 votos (49,58% dos votos), ante 40.250 de Socorro Neri – o que representa 22,68% dos votos. A eleição em Rio Branco teve 27,23% de abstenção, 1,80% votos brancos e 3,18% votos nulos.

Perfil

Tião Bocalom, candidato do PP, nasceu em Bela Vista do paraíso (PR) já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, por dois mandatos.

Aos 67 anos, é professor formado em matemática na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Ciências Físicas e Biológicas de Umuarama (PR).

Além de prefeito, Bocalom já foi vereador na cidade de Nova Olímpia, no Paraná, onde começou sua carreira política.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre

Notícias recentes