fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Progressistas do Acre preparam festa para receber cinco novos prefeitos amanhã

Publicado

em

Inclusive, Bolsonaro tem feito tratativas para que os parlamentares eleitos pelo PSL possam deixar a sigla sem prejuízo para seus mandatos.

Os prefeitos confirmados, que deixarão seus partidos pelo PP, estão os prefeitos, Romualdo Araújo, de Bujari; Tião Flores, Epitaciolândia; Bené Damasceno, de Porto Acre; Francisco de Assis, de Santa Rosa do Purus; e Ederaldo Caetano, de Acrelândia.

O Partido Progressistas (PP) no Acre, sob o comando da senadora Mailza Gomes, realiza amanhã, às 9 horas, na sede do Partido, localizada na Major Ladislau Ferreira, 892, em Rio Branco, um grande ato de filiação para receber os novos prefeitos acreanos.

Na tentativa de salvar suas prefeituras e principalmente garantir à reeleição, com apoio do governador Gladson Cameli (PP), a maioria dos prefeitos viram no Progressistas uma tábua de salvação em tempos bicudos, de crise econômica.

Entre os prefeitos confirmados, que deixarão seus partidos pelo PP de Gladson Cameli e Mailza Gomes, estão os prefeitos, Romualdo Araújo, de Bujari; Tião Flores, Epitaciolândia; Bené Damasceno, de Porto Acre; Francisco de Assis, de Santa Rosa do Purus; e Ederaldo Caetano, de Acrelândia.

Descontente com o PSL, há rumores que o presidente Jair Bolsonaro possa aportar no PP nos próximos dias, o que levaria com ele dezenas de quadros do PSL. Inclusive, Bolsonaro tem feito tratativas para que os parlamentares eleitos pelo PSL possam deixar a sigla sem prejuízo para seus mandatos.

Revoada enfraquece quatro partidos que historicamente marcharam com a Frente Popular do Acre e muda o mapa politico do estado governado por Gladson Cameli.

O PT nega que a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri tenha dito “não” ao ex-senador Jorge Viana sobre uma suposta proposta de filiação à sigla. A mesma coisa não pode falar a respeito da revoada que vem sofrendo nos últimos meses. Mesmo que os mais aguerridos filiados não enxerguem assim, é um sinal de que o prestígio do partido virou pó. E os poucos fiapos que restam na chamada Frente Popular do Acre (FPA), que se apresentou a partir de 1999 como catalisadora da mudança, anunciam revoada essa semana.

Cinco prefeitos ligados aos partidos do PSB, PROS, PRP e PCdoB devem se desligar do grupo idealizado por Jorge Viana em 1999, quando ele assumiu os destinos do estado, rompendo com desenvolvimento propagado a partir da década de 1970, que se baseava na expansão da pecuária, na chegada dos “paulistas”, no desmatamento e na grilagem de terras.

Coincidentemente, esses gestores, devem se alinham com a nova proposta implantada pelo governador Gladson Cameli, que prevê o agronegócio como alternativa para o crescimento econômico do Acre. Tião Flores (Epitaciolândia), Ederaldo Caetano (Acrelândia), Bené Damasceno (Porto Acre), Romualdo Araújo (Bujari) e Assis Moura (Santa Rosa do Purus), estão de malas prontas para assinar a ficha de filiação ao Progressistas, partido do Palácio Rio Branco. Outra pré-candidata do REDE, partido da ex-senadora Marina Silva, Janaina Furtado, também ingressa nas fileiras do partido comandado pela senadora Mailza Gomes. Janaina é pré-candidata a prefeita de Tarauacá.

Ainda não se sabe se os motivos reais da revoada é a questão econômica. Entre as adesões, Ederaldo Caetano, administra uma das cidades com maior polo de produção agrícola do estado: Acrelândia. Outros gestores são de cidades que sofrem com a falta de infraestrutura, perspectivas econômicas, desemprego e desigualdades sociais. O impacto mesmo é político. Todos os prefeitos que decidiram abandonar a FPA, em geral, devem ser candidatos à reeleição no ano que vem.

Com as novas filiações, de acordo com levantamento feito, a FPA perde 50% das cidades em que conseguiu eleger prefeitos em 2016, saindo de um total de 10 prefeituras, para cinco. Permanecem fieis ao projeto idealizado pelos irmãos Vianas, os prefeitos Leila Galvão (Brasileia), Isaac Lima (Mâncio Lima), Bira Vasconcelos (Xapuri), Elson Farias (Jordão) e Socorro Neri (Rio Branco). A situação, comandada pelo Palácio Rio Branco, salta de 12 para 17 prefeituras.

A engenharia política montada dentro do Progressistas para adesão dos novos prefeitos traz de volta ao cenário de confiança do Palácio Rio Branco, o deputado estadual José Bestene, que até semana passada era considerado “rebelde sem causa”, devido à crise da derrubada dos vetos, episódio que exigiu envergadura da Casa Civil e a articulação política do governo.

Mas, de acordo com o que a reportagem apurou, teria sido de Cameli a palavra final para adesão dos prefeitos, uma vez que tal proposta encontrava resistência no grupo liderado pela senadora Mailza Gomes, atual presidente regional da sigla. Mailza não ficou sem participação no contorno de toda crise que envolvia as principais lideranças progressistas no Acre. Ela desempenhou papel importante para a manutenção do governador no partido. Uma nota, assinada pela senadora, colocou fim no início da semana passada, especulações da ida de Cameli para o grupo do PSDB, comandado pelo vice-governador Major Rocha.

Com cachimbo da paz Progressistas buscam novo momento e falam em reeleição de Cameli

Segundo assessores do Palácio Rio Branco, com o cachimbo da paz reinando entre as principais lideranças do partido do governador, fala-se na construção de uma ampla frente de partidos nas eleições do ano que vem, para manutenção da dianteira no mapa político e, retomada de cidades estratégicas, como os municípios de Brasiléia e Xapuri, hoje, administrados por petistas.

Para Rio Branco, o nome do secretário de articulação política, Alysson Bestene é uma das cartas da manga que Gladson Cameli não abre mão. O nome de Tião Bocalom também vem sendo trabalhado. A filiação do suplente de deputado federal no Progressistas não está descartada.

O governador Gladson Cameli já manifestou seu interesse em concorrer à reeleição. O chefe do executivo aposta todas as fichas na reforma da previdência, na distribuição dos recursos dos royalties do pré-sal e no pacto federativo proposto pelo presidente Jair Bolsonaro, para a realização de obras estruturantes na capital e nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, Xapuri, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. Obras como a ponte sobre o rio Sibéria, a ponte do segundo distrito de Sena Madureira, Viadutos e a Orla do XV em Rio Branco, a Orla de Cruzeiro do Sul, serão priorizadas como fundamentais para o projeto progressista.

FPA vive a pior crise desde a sua fundação na virada do século

Se por um lado, progressistas estão eufóricos com o novo momento politico e os primeiros resultados na gestão do governador Gladson Cameli, por outro, o ex-senador Jorge Viana não esconde sua decepção com a pior crise da Frente de partidos idealizada por ele.

Com as adesões dos novos prefeitos ao projeto do Palácio Rio Branco, a FPA – que já administrou 17 municípios – vive a pior crise de sua história. O Partido dos Trabalhadores tem gestão em apenas três municípios: Xapuri, Mâncio Lima e Brasiléia. O PCdoB administra o município de Jordão e o PSB, a prefeitura da capital.

A readequação do discurso de planejamento e promoção de desenvolvimento, adotada nos últimos quatro anos do ex-governador Sebastião Viana, não deu certo. O novo salto anunciado com base na valorização da tradição, da história, em uma tentativa de construir uma economia de base florestal, ficou mesmo somente no discurso.

Comentários

Continue lendo

Flash

Morador de rua morre após ser agredido a golpes de ripa e pedradas em Rio Branco

Publicado

em

O morador em situação de rua Silvio da Silva Brito, de 52 anos, morreu após agredido a golpes de ripa e a pedradas na manhã desta quinta-feira (25), ao lado do pátio da Limpebrás e da Ricco Transportes, na BR-364, no Loteamento Santa Helena, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, o corpo do morador em situação de rua foi achado por um popular, que ligou para o Copom e avisou do crime.

Com a denúncia, policiais militares do 2° Batalhão foram ao local e confirmaram a veracidade dos fatos, e que o homem foi morto por diversas pedradas e ripas nas cabeças. Os militares solicitaram a presença da perícia criminal e dos agentes do Instituto Médico Legal (IML).

A área foi isolada pelos militares e a perícia de local foi realizada. O corpo foi removido e encaminhado para o IML, para serem feitos os exames cadavéricos, para que a autópsia possa determinar as causas da morte (aparentemente por morte violenta). Ainda segundo informações da polícia, o corpo apresentava marcas profundas na cabeça.

Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Flash

Golpe do PIX: Criminosos usam contas invadidas para prometer lucros falsos em tempo recorde no Acre

Publicado

em

 Esquema Fraudulento Utiliza Pix para Enganar Vítimas com Promessas de Lucro Rápido e Fácil

Nos últimos meses, autoridades têm alertado sobre um novo golpe cibernético que tem feito vítimas em todo o país: o “Golpe do PIX”. Nesse esquema, criminosos invadem contas bancárias de pessoas desavisadas e as utilizam como ferramentas para promover uma fraude sofisticada, prometendo lucros rápidos e substanciais através do sistema de pagamentos instantâneos.

O modus operandi desses golpistas é engenhoso. Após acessarem as contas bancárias das vítimas, os criminosos passam a enviar mensagens e-mails ou mensagens de texto para uma lista de contatos, que inclui amigos, familiares e colegas de trabalho das vítimas. Nessas mensagens, são divulgadas tabelas e gráficos que aparentemente mostram resultados impressionantes de lucros obtidos através de transações Pix.

O golpe se desenrola quando os criminosos oferecem a oportunidade de investimento, garantindo lucros expressivos em um curto espaço de tempo. A estratégia é convencer as vítimas de que depositar uma determinada quantia em uma conta bancária específica resultará em um retorno significativamente maior em menos de 10 minutos, praticamente dobrando o valor investido.

As vítimas, muitas vezes atraídas pela perspectiva de ganhos fáceis e rápidos, acabam caindo na armadilha e realizando os depósitos solicitados pelos golpistas. No entanto, após efetuarem o pagamento, descobrem que foram enganadas e que os resultados apresentados eram falsos.

As autoridades alertam que esse golpe representa não apenas uma perda financeira para as vítimas, mas também uma violação séria de segurança e privacidade, uma vez que as contas bancárias invadidas são utilizadas de forma fraudulenta pelos criminosos.

Para se proteger contra esse tipo de golpe, especialistas recomendam que os usuários estejam sempre atentos a mensagens suspeitas, verifiquem a autenticidade das informações apresentadas e evitem realizar transações financeiras baseadas em promessas de lucros extraordinários e imediatos.

Além da perda financeira, as vítimas desse golpe enfrentam outro risco grave: a possibilidade de perderem o controle de suas contas nas redes sociais para os criminosos. Os golpistas desenvolveram um método engenhoso para acessar as contas das vítimas, aproveitando-se de sua confiança abalada e da busca por soluções após caírem no golpe do Pix.

Ao se depararem com um desafio de autenticação em duas etapas, os criminosos se fazem passar por agentes do esquema fraudulento, alegando que o código solicitado é, na verdade, uma medida de segurança adicional do Pix. Com habilidade persuasiva, induzem as vítimas a fornecerem o código de autenticação sob pretexto de validar a transação. Uma vez em posse desse código, os golpistas ganham acesso às contas de mídia social das vítimas, assumindo controle total sobre elas e utilizando-as como ferramentas para perpetuar o golpe, ampliando assim o alcance do esquema fraudulento e prejudicando ainda mais pessoas inocentes.

Essa abordagem dupla, que combina prejuízos financeiros e invasão da privacidade digital, torna o Golpe do Pix não apenas uma ameaça à segurança financeira, mas também uma violação séria da integridade e da privacidade das vítimas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Epitaciolândia entrega mais três Salas de Atendimento Educacional Especializado no Município (AEE)

Publicado

em

A ação faz parte da programação em alusão ao 32º aniversário de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia.

A prefeitura de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou três salas de Atendimentos Educacionais Especializadas com o intuito de oferecer a comunidade um atendimento inclusivo e especializado para melhor contribuir com o desenvolvimento e estimulação cognitiva de crianças neurotipicas.

O prefeito Sérgio Lopes acompanhado do Secretário Municipal de Educação Raimundo Nonato da Silva Gondim, durante toda está quarta-feira, 24, estiveram nas escolas para fazer a entrega das salas com os equipamentos, pela manhã, foi inaugurada a Sala do ARR na Escola Municipal Rural-Escola do Campo José Benicio Moreira, o município sai na frente sendo um dos pioneiros em implantar salas especificas na zona rural.

Pela parte da tarde dando sequencia foi feito a entrega de mais duas salas, sendo: uma instala na Escola Municipal Raimunda da Cunha Aires e a outra na Escola Modelo José Hassem Hall Filho. Com a presença do prefeito Sérgio Lopes, Secretário Gondim, Fabiana Ribeiro Gestora da Escola, Sandra Saraiva Coordenado da Educação Especial, pais, alunos e representante do Sicred/Biomas (parceiro da escola). Foi inaugurada a Sala Centro de atendimento inclusivo e especializado.

A Sala de Atendimentos Educacionais Especializados da Escola José Hassem Hall Filho tem o que há de mais moderno nesse seguimento com equipamentos digitais intuitivos que promovem o desenvolvimento da criança atendida, foi adquirido um Educ-table que estimula a criança através de jogos educacionais, além disso, a escola é a única do estado do Acre que possui Lousa Digital que funciona a partir de um computador integrado, um quadro sensível ao toque e um projetor. O quadro é colocado em um local e o projetor lança o conteúdo do computador sobre a superfície, garantindo que a informação seja exibida na proporção adequada para que todos visualizem.

O prefeito Sérgio Lopes enfatizou os avanços que Epitaciolândia teve em sua gestão em todas as áreas, especificamente na qualidade da educação.

“São avanço significativos em todas as áreas, porem na educação me sinto feliz em dizer que avançamos muito, temos escola com qualidade e conforto para alunos e servidores, estamos investindo em tecnologia para facilitar o aprendizado, hoje estamos entregando mais três Salas do AEE, modernas que vão possibilitar uma maior inclusão as nossas crianças, estamos investindo muito na educação por entender que através dela que vamos formar bons cidadãos, educação de qualidade é garantia de um futuro promissor.” Destacou Sérgio Lopes.

O município hoje conta com cinco salas do AEE, atende 165 crianças. Público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Sendo: Escola Bela Flor, José Hassem Hall Filho, Escola João Pedro da Silva, Escola Raimunda da Cunha Aires e Escola do Campo José Benicio Moreira (zona rural).

 

 

Comentários

Continue lendo