Professores rejeitam proposta do governo e Ufac continua paralisação

Após 42 dias, Universidade Federal do Acre (Ufac) continua em greve e vai mudar o direcionamento de algumas pautas locais, segundo vice-presidente da Associação dos Docentes da Ufac (Adufac), João Lima.

Manifestantes na entrada do campus universitário de mãos dadas pela continuidade do movimento grevista

Lima diz que o movimento continua porque o governo teve oportunidades para negociar e chegar ao fim da paralisação, mas quando recebeu o sindicato no Ministério da Educação (MEC) a proposta traria mais prejuízos à categoria.

“O governo disse que nossa pauta de reinvindicação da carreira e condições de trabalho, autonomia da universidade, tudo isso está condicionado a nós aceitarmos a proposta de reajuste salarial de 27%, mas segundo ele só pode atender com 21%.”

Os 27% pedidos pela categoria representam as perdas salariais de junho de 2010 até junho de 2015 e isso chega à perda salarial de 45%, ou seja, o ganho real seria de apenas 2%.

A oferta do governo seria dividir o valor ofertado em quatro anos, e as perdas passadas seriam esquecidas, além disso, ainda sacrificaria o futuro, conforme explana João Lima.

“Eles nos dizem para aceitarmos as perdas dos nossos salários e continuarmos tendo mais perdas para frente, essa é a proposta do governo”, afirma João.

Ainda segundo o vice-presidente da Adufac o desejo da categoria é discutir a carreira e por fim o reajuste salarial. Mas governo anunciou que é esta é a proposta final.

“O governo insiste em não negociar, nem as pautas especificas de cada categoria e insiste em dizer que por causa do ajuste fiscal e da “crise” que esconde as prioridades do governo, não tem como nos atender”, lamenta.

No país, 40 universidades estão em greve desde o dia 29 de maio e aguardam uma nova proposta que pode surgir no próximo dia 21 de julho.

Fonte: opinião.net

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima