fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Produção de veículos cresce em relação a fevereiro, aponta Anfavea

Publicado

em

No mês de março, o licenciamento e a produção de veículos no Brasil apresentaram crescimento em relação a fevereiro, informou hoje (8) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No entanto, ambos manifestaram queda na comparação anual.

Em relação ao licenciamento, o crescimento foi 13,6% ante fevereiro, com 187.731 unidades comercializadas. O licenciamento inclui tanto veículos leves quanto caminhões e ônibus.

Por outro lado, houve queda de 5,7% em comparação a março do ano passado o que, para o presidente da Anfavea, pode ser explicado pelo fato de março deste ano ter tido três dias úteis a menos que março de 2023. “A média diária de vendas [em março] foi de 9,4 mil unidades”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Já a produção cresceu 3,2% em comparação a fevereiro deste ano, com 195.751 unidades montadas. “A produção foi a melhor desde novembro e vai se ajustando à crescente demanda do mercado. Em março, ela se aproximou do patamar de 200 mil unidades”, disse Leite. Mas em relação ao mesmo mês do ano passado foi registrada queda na produção de 11,8%.

“Um detalhe, que não consta ainda desses números: a primeira semana de abril foi a melhor primeira semana do mês de abril desde 2014. Isso é uma tendência de que o mercado vem com crescimento”, acrescentou.

As exportações também apresentaram comportamento positivo na comparação mensal, com aumento de 6,5% no período. “Março teve o melhor resultado em sete meses”, disse o presidente da Anfavea. Na comparação anual, no entanto, houve queda de 28%, com 32.706 unidades embarcadas. “Isso se deve, em especial, à queda nos mercados de destino como Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai e, ao mercado do México, que especialmente em março, por uma questão de sazonalidade, teve uma queda. E isso impactou nas nossas exportações”, acrescentou.

Os empregos no setor, por sua vez, mantiveram uma certa estabilidade, com leve crescimento em relação a fevereiro e uma pequena queda na comparação com março do ano passado. Em março 101.404 pessoas estavam empregadas no setor, o que significou aumento de 0,7% ante fevereiro e queda de 0,2% em relação a março de 2023.

Fonte: EBC Economia

Comentários

Continue lendo

Geral

Acidente na BR-364 deixa motociclista ferido no olho em Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (30), um acidente na BR-364, nas proximidades da entrada da Cidade do Povo, no bairro Belo Jardim 3, deixou o motociclista Manoel Messias dos Santos, de 70 anos, ferido. Santos teve o olho perfurado por uma antena de proteção da moto durante a queda.

Testemunhas relatam que o incidente ocorreu quando Santos trafegava no sentido Rio Branco/Porto Velho em uma motocicleta modelo Titan de cor preta e tentou fazer uma ultrapassagem. No entanto, uma carreta no sentido contrário o obrigou a desviar, resultando em sua queda ao se jogar para um buraco.

Durante a queda, uma antena instalada na moto atingiu o olho do motociclista, causando um trauma ocular e sangramento ativo. Populares que passavam pela região prestaram os primeiros socorros e acionaram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Uma ambulância de suporte básico do SAMU foi enviada ao local, onde os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos a Santos. Devido à gravidade das lesões oculares, ele foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco em estado estável.

Agentes da PRF isolaram a área para o trabalho da perícia, que foi realizada antes da remoção da moto por um guincho. O acidente serve como alerta para a importância da prudência no trânsito, especialmente em situações de ultrapassagem.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vereador denuncia tentativa de violação da imunidade parlamentar e censura

Publicado

em

O vereador João Marcos Luz denunciou, na sessão realizada na manhã de terça-feira, 30, a tentativa de violação da prerrogativa parlamentar de imunidade por ter sido processado devido a críticas políticas feitas por ele em sessões anteriores. Ele respondeu aos ataques realizados por meio de ações judiciais, declarando que não será censurado pela esquerda.
Ainda pela manhã, o parlamentar divulgou a notificação de mais um processo contra ele, desta vez movido pelo MDB, seu ex-partido, após ele ter feito uma série de observações relacionadas à migração de petistas para a legenda.

“Estão tentando me silenciar, utilizando o Judiciário. Esses adversários petistas não terão sucesso. Estou aqui, exercendo o mandato de vereador, para defender as boas ideias”, afirmou João Marcos Luz.

Além de ser alvo de ataques pelo seu antigo partido, o vereador também está sendo processado pelo petista Marcus Alexandre, que se filiou ao MDB em busca de assegurar sua pré-candidatura à prefeitura de Rio Branco.

“Esses adversários não têm argumentos, eles não conseguem debater no âmbito político e tentam me censurar, infringindo o direito à imunidade parlamentar, mas eu não serei silenciado”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Geral

Concurso da Prefeitura: instituto divulga resultados finais das provas e gabaritos; confira

Publicado

em

Os cargos disponíveis contemplam diferentes níveis de escolaridade, variando de fundamental a superior

O certame oferece 1.267 vagas, sendo 630 vagas imediatas e 637 para cadastro reserva/Foto: Arquivo

Matheus Mello, ContilNet

O Instituto Verbena da Universidade Federal de Goiás (IV/UFG), responsável pela aplicação da prova do Concurso Público da Prefeitura de Rio Branco, aplicada no último dia 21 de abril, anunciou nesta terça-feira (30), a divulgação dos gabaritos finais das provas.

O certame registrou um total de 52.347 inscrições, com os candidatos disputando 1267 vagas, distribuídas entre 630 imediatas e 637 em cadastro de reserva no primeiro edital, e 90 imediatas e 90 em cadastro de reserva no segundo edital.

Os cargos disponíveis contemplam diferentes níveis de escolaridade, variando de fundamental a superior, com salários que vão de R$ 1.400,00 a R$ 12.000,00. Os aprovados estarão sujeitos a jornadas de trabalho que variam de 20 a 40 horas semanais, de acordo com os documentos divulgados.

PARA ACESSAR OS RESULTADOS, CLIQUE AQUI.

Comentários

Continue lendo