Procon vai divulgar lista de campeões de reclamações em 2012

O Procon vai divulgar no dia 15 de março o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, uma espécie de ranking das empresas, serviços ou assuntos mais reclamados ao órgão no período entre janeiro a dezembro de 2012. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e detalham os tipos de atendimento e o perfil dos consumidores que procuram os Procons para reclamar. Somente os estados de Roraima e Rondônia ainda não integram o Sindec, estando agora em fase preparatória.

Segundo relatório divulgado no ano passado pelo Procon do Acre – correspondente a todo o período de 2011 – foram realizados 18.513 atendimentos, número 16,30% maior em relação ao ano anterior. Mais de 83% deste total representam os casos em que o Procon conseguiu resolver a situação sem precisar de abrir nenhum processo administrativo.

As mulheres foram as campeãs de reclamação (53,83%) em 2011. Aparelhos de celular e telefonia móveis são os assuntos mais reclamados pelo consumidor e cobranças indevidas ou abusivas o problema mais comum relatado representando 20% do total.

No topo da lista de empresas com maior número de reclamações no Acre está a Eletroacre, tanto em 2010 quanto em 2011.  A segunda a ser citada é a LG Eletronics, seguida do Saerb (atual Depasa Rio Branco) em terceiro. Nos quarto e quinto lugares estão a Oi Celular e o Banco Cruzeiro do Sul.

Conhecendo direitos e deveres – O crescimento no volume de atendimentos do Procon e o número de reclamações é avaliado pelos órgãos de defesa do consumidor como um reflexo da difusão das informações e da busca o conhecimento da população por seus direitos e deveres. O Acre possui unidades do Procon nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Na capital do estado o atendimento ao público é realizado na OCA, no horário comercial.


(Por Golby Pullig/Pagina20.net)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima