Alexandre Lima
Os trabalhos de combate ao tráfico de entorpecentes, contrabando de armas e outros delitos realizados pelos Patrulheiros Rodoviários Federais (PRF), pela BR 317 que liga cidades de fronteira com os países vizinhos do Peru e Bolívia, a cada dia são surpreendidos pela ousadia dos traficantes.
Na tarde desta segunda-feira, dia 28, uma abordagem realizada num taxi lotação que vinha da cidade de Assis Brasil, fronteira com o Peru, impediu que uma ‘mula’ chegasse até o seu destino final na cidade de Rio Branco, capital do Acre.
A barreira montada no entroncamento de acesso à cidade de Xapuri, descobriram através de entrevista de rotina nos passageiros, que havia uma mulher de origem peruana, e que passou a demonstrar excesso de nervosismo e chamou atenção dos patrulheiros.
Identificada como Tavara Barrera Aura Rosa (46), a mulher foi contratada para levar cerca de 14kg de drogas escondidas em forros de roupas, bolsas e malas. Num casaco de frio, seu peso estava acima, e muito, do normal. Em bolsa feitas artesanalmente, havia cordões recheados cloridrato de cocaína, além do forro da mala onde estavam guardados.
A mulher confessou posteriormente, que havia sido contratada e receberia uma quantia em dinheiro, para levar a ‘encomenda’ de Lima, capital do Peru, até a cidade de Rio Branco. Uma outra pessoa iria a seu encontro para pegar tudo, mas, que não sabia informar quem seria.
Após receber voz de prisão, a mulher foi conduzida para a sede da delegacia da Polícia Federal localizada em Epitaciolândia, na fronteira com a Bolívia, onde seria ouvida e presa em flagrante delito pelo crime de tráfico internacional de drogas.
Sua transferência para o presídio na Capital acreana seria feitas nas próximas horas onde ficará a disposição da Justiça Acreana até julgamento.