fbpx
Conecte-se conosco

Geral

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (17) com tempo encoberto no Norte

Publicado

em

A temperatura pode variar entre 15ºC e 41ºC

O sábado (17) começa com muitas nuvens, mas sem chuvas em grande parte do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Pancadas de chuva são esperadas no Acre, Rondônia, nos municípios amazonenses de Eirunepé, Pauini, Lábrea, Boca do Acre, Humaitá, Ipixuna, Guajará e Canutama. Fortes chuvas também são esperadas no nordeste paraense, Marajó e metropolitana de Belém, oriental do Tocantins e nas cidades amapaenses de Cutias, Macapá, Santana, Mazagão, Vitória do Jari e Amapá.

Durante a tarde e à noite, há possibilidade de chuva no Baixo Amazonas, sul de Roraima, Amapá e nos municípios de Barcelos, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Urucará, Nhamundá e São Sebastião do Uatumã.

Nas demais localidades do Norte, pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas fortes e ventos intensos no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins e Amapá, atingindo municípios como Tefé (AM), Ji-Paraná (RO), Tarauacá (AC), Tartarugalzinho (AP), Vitória do Xingu (PA) e Palmas (TO).

A temperatura mínima fica em torno de 15°C, no município de Uiramutã, em Roraima, e a máxima prevista é de 41ºC, na cidade de Barcelos, no Amazonas. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Comentários

Continue lendo

Geral

A pedido de Bocalom, Governo Federal anuncia envio de 30 ônibus elétricos para Rio Branco

Publicado

em

Dos 30 ônibus anunciados pelo Governo Federal, que foram solicitados em projeto da Prefeitura de Rio Branco, 20 são no modelo padrão e 10 unidades são articulados.

Segunda-feira (6), o prefeito Sebastião Bocalom (PL) apresentou o ônibus 100% elétrico da Marcopolo. Com um valor estimado em R$ 4,2 milhões, este veículo pioneiro permanecerá na cidade apenas 60 dias.

Assessoria

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (8) o envio de 30 ônibus elétricos e dois projetos de regularização fundiária para Rio Branco. As ações fazem parte de mais uma etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com a Presidência da República, as ações são coordenadas pelo Ministério das Cidades e fazem parte do eixo de “Cidades Sustentáveis e Resilientes” do PAC, beneficiando mais de 360 mil pessoas na capital acreana. Dos 30 ônibus anunciados pelo Governo Federal, que foram solicitados em projeto da Prefeitura de Rio Branco, 20 são no modelo padrão e 10 unidades são articulados.

Investimentos no interior do Acre

Dos 22 municípios do estado do Acre, 18 estão entre os contemplados pelo Programa. Estão previstas cinco creches, 11 escolas em tempo integral e 18 ônibus escolares, além de um espaço comunitário de lazer com parquinhos. Um total de 35 obras e equipamentos.

Dos 2,4 mil municípios contemplados em todo o país, 48 têm pelo menos quatro ou mais empreendimentos. A capital Rio Branco está entre eles. Na cidade, serão construídas duas escolas em tempo integral e um espaço esportivo comunitário. O município também será contemplado com um ônibus escolar com recursos do PAC Seleções.

Já Epitaciolândia, Feijó e Manoel Urbano serão contemplados, cada um, com uma creche, uma escola em tempo integral e um ônibus escolar. Juntos, os municípios somam mais de 66 mil habitantes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Câmara de Tarauacá aprova PL que regulamenta transporte por aplicativo

Publicado

em

Agora a Lei segue para sanção pelo Executivo Municipal – Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Tarauacá aprovou nesta quarta-feira, 08, o Projeto de Lei que dispõe sobre a regulamentação da prestação do serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros por meio de aplicativo ou outra tecnologia de comunicação em rede.

Distante 409 Km da capital Rio Branco, o município de Tarauacá tem cerca de 43,4 mil habitantes e uma crescente no número de profissionais que estão aderindo ao trabalho de transporte por aplicativo.

“Aprovamos o PL, agora os motoristas de aplicativos poderão trabalhar com mais tranquilidade. Lembrando que uma lei federal sobre esse assunto ainda tramita em Brasília”, disse Pedro Claver, que é presidente da Câmara de Vereadores.

O projeto que foi aprovado por unanimidade, agora segue para apreciação do poder executivo municipal, e se sancionado pela prefeita Maria Lucinéia (PDT), o PL deverá se tornar a Lei Nº 1089/2024.

Comentários

Continue lendo

Geral

Concurso Tribunal de Contas do Acre: novo edital deve ofertar 50 vagas

Publicado

em

As 50 vagas serão destinadas para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Analista Administrativo e Analista Ministerial. Veja a distribuição abaixo:

  • 20 vagas para Analista de Tecnologia da Informação
  • 20 vagas para Analista Administrativo
  • 10 vagas para Analista Ministerial

Todos os cargos citados exigem nível superior de formação na área demandada. De acordo com as medidas para a abertura de um novo concurso TCE AC, o edital deve ser publicado ainda em 2024.

A proposta foi assinada pelo presidente da Corte, conselheiro Ribamar Trindade, que argumenta que o Tribunal de Contas do Acre encontra-se abaixo do limite de gatos com pessoal e a realização de um novo certame está dentro dos limites financeiros.

Vale lembrar que a comissão já está formada, que tem por objetivo realizar o levantamento e produção de informações referentes à necessidade de realização de concurso público.

A proposta está prevista para ser analisada nas comissões da Aleac ainda nesta terça-feira e votada nesta quarta-feira (8).

Último concurso TCE AC

Publicado em 2008, o último concurso TCE AC foi organizado pelo Cebraspe e ofertou 100 vagas para o cargo de Analista de Controle Externo, nas seguintes especialidades:

  • Administração Pública e/ou de Empresas (22);
  • Arquitetura (1);
  • Biologia (1);
  • Ciências Contábeis (22);
  • Ciências Econômicas (22);
  • Direito (22);
  • Engenharia Civil (3);
  • Engenharia Florestal (2);
  • Geografia (1);
  • Processamento de Dados (4).

Na época, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e avaliação de títulos.

A prova objetiva foi composta por 100 questões de múltipla escolha, sendo:

  • 20 questões de Conhecimentos Básicos
  • 30 questões de Conhecimentos Complementares
  • 50 questões de Conhecimentos Específicos

A prova discursiva, por sua vez, exigiu a produção de um texto ligado ao tema proposto pela banca.

Resumo do Concurso TCE AC

  • Situação: comissão formada
  • Vagas: 50
  • Cargos:
    • Analistas de Tecnologia da Informação
    • Analista Administrativo
    • Analista Ministerial
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários: a definir
  • Último edital

Comentários

Continue lendo