Acre

Presidente da Ampac participa de congresso internacional do Ministério Público

A presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Acre (AMPAC), procuradora de Justiça Meri Cristina Gonçalves, participou da primeira edição do Congresso de Membros do Ministério Público Latino-americano e Caribenho. O evento, que reuniu delegações de doze países latino-americanos, representantes de suas respectivas agremiações, ocorreu de 20 a 24 de abril em Santo Domingo, capital da República Dominicana.

Integrante da Comissão de Mulheres da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Meri Cristina foi convidada para compor o painel que tratou sobre a participação feminina dentro do Ministério Público da América Latina e a busca por espaço nos cargos de decisão dentro da instituição. No painel, os participantes falaram sobre o histórico de lutas e conquistas, bem como os desafios que ainda persistem.

O congresso também abordou temas relacionados à corrupção, lavagem de dinheiro e crime organizado, com destaque para o instituto da “Destituição de Domínio”, que passa a vigorar em países como a Colômbia e a República Dominicana, oferecendo o respaldo necessário para a apreensão e destinação de bens adquiridos ilicitamente, e apreendidos em processos judiciais.

A estabilidade e independência funcional foram outros temas tratados, além da segurança pessoal dos membros e sua exposição. Na oportunidade, o promotor paraguaio Marcelo Pecci, que era conhecido por seu trabalho no combate ao crime organizado e foi assassinado na Colômbia em maio de 2022, recebeu uma homenagem póstuma.

“Foi um evento muito importante para a consolidação de uma identidade para o Ministério Público, um excelente momento para troca de experiências sobre o que vem dando certo em alguns países, bem como evidenciar as debilidades comuns. Acredito que a continuidade desse congraçamento será muito necessária para o desempenho exitoso das atribuições do Ministério Público, em toda a América Latina e Caribe”, afirmou a procuradora de Justiça.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Agência de Notícias do MPAC