fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Presidente da Ampac participa de congresso internacional do Ministério Público

Publicado

em

A presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Acre (AMPAC), procuradora de Justiça Meri Cristina Gonçalves, participou da primeira edição do Congresso de Membros do Ministério Público Latino-americano e Caribenho. O evento, que reuniu delegações de doze países latino-americanos, representantes de suas respectivas agremiações, ocorreu de 20 a 24 de abril em Santo Domingo, capital da República Dominicana.

Integrante da Comissão de Mulheres da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Meri Cristina foi convidada para compor o painel que tratou sobre a participação feminina dentro do Ministério Público da América Latina e a busca por espaço nos cargos de decisão dentro da instituição. No painel, os participantes falaram sobre o histórico de lutas e conquistas, bem como os desafios que ainda persistem.

O congresso também abordou temas relacionados à corrupção, lavagem de dinheiro e crime organizado, com destaque para o instituto da “Destituição de Domínio”, que passa a vigorar em países como a Colômbia e a República Dominicana, oferecendo o respaldo necessário para a apreensão e destinação de bens adquiridos ilicitamente, e apreendidos em processos judiciais.

A estabilidade e independência funcional foram outros temas tratados, além da segurança pessoal dos membros e sua exposição. Na oportunidade, o promotor paraguaio Marcelo Pecci, que era conhecido por seu trabalho no combate ao crime organizado e foi assassinado na Colômbia em maio de 2022, recebeu uma homenagem póstuma.

“Foi um evento muito importante para a consolidação de uma identidade para o Ministério Público, um excelente momento para troca de experiências sobre o que vem dando certo em alguns países, bem como evidenciar as debilidades comuns. Acredito que a continuidade desse congraçamento será muito necessária para o desempenho exitoso das atribuições do Ministério Público, em toda a América Latina e Caribe”, afirmou a procuradora de Justiça.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Tragédia em Mâncio Lima: Filha clama por justiça em rede social após acidente fatal que tirou a vida de sua mãe

Publicado

em

Enquanto a investigação sobre o acidente continua, a comunidade se une em apoio à família Barbosa e em busca de justiça

investigação sobre o acidente continua, a comunidade se une em apoio à família Barbosa e em busca de justiça para Lita, cuja vida foi abruptamente interrompida

Willamis Franca – Notícias da Hora

No último sábado (6), uma tragédia abalou a cidade de Mâncio Lima, no Acre, quando a técnica de enfermagem Elvira Barbosa, conhecida como Lita, perdeu a vida em um terrível acidente de trânsito no bairro da Cobal. Lita estava na garupa de uma motocicleta conduzida por seu marido, conhecido como Baleco, quando foram atropelados por um carro conduzido por um homem identificado como Junior do Altevir. Baleco sobreviveu ao acidente, mas Lita não resistiu aos ferimentos.

O acidente ocorreu em um cruzamento próximo ao Fórum de Mâncio Lima, onde o casal foi arrastado pelo veículo. Uma testemunha ocular relatou que o motorista responsável pelo atropelamento fugiu do local sem prestar socorro. Enquanto o corpo de Lita foi levado para o hospital local, Baleco foi transferido para o hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, devido à gravidade de seus ferimentos.

Após vários dias de espera por justiça, a filha da vítima, Monalisa Barbosa, decidiu postar um vídeo nas redes sociais clamando por justiça no caso de sua mãe. No vídeo emocionante, que dura pouco mais de 8 minutos, Monalisa relata o sofrimento vivido pela família e faz um apelo por justiça.

Monalisa também compartilhou momentos íntimos da vida familiar, destacando a importância de sua mãe e o vazio deixado por sua partida. Foto Família 

“Minha mãe era uma pessoa boa, uma profissional dedicada, e não merecia ter sua vida tirada de forma tão trágica e injusta. Eu não descansarei até que a justiça seja feita e a pessoa responsável por essa tragédia seja devidamente punida”, desabafou Monalisa.

Com lágrimas nos olhos, Monalisa também compartilhou momentos íntimos da vida familiar, destacando a importância de sua mãe e o vazio deixado por sua partida. Sua mensagem ressoou profundamente nas redes sociais, mobilizando apoio da comunidade e pressionando as autoridades por uma resposta rápida e eficaz.

A comoção tomou conta da cidade, com muitos residentes se solidarizando com a família enlutada e exigindo providências das autoridades locais para garantir que casos como esse não se repitam. A população também pede por medidas mais rigorosas no trânsito, visando a segurança de todos os cidadãos.

Enquanto a investigação sobre o acidente continua, a comunidade se une em apoio à família Barbosa e em busca de justiça para Lita, cuja vida foi abruptamente interrompida por um ato de irresponsabilidade no trânsito.

Comentários

Continue lendo

Acre

Edital abre 420 vagas para cursos de inglês e espanhol em 7 cidades do Acre

Publicado

em

São 420 vagas para os municípios de Acrelândia, Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Como exigência, o aluno deverá residir no município ao qual concorrerá à vaga.

Com assessoria

O governo do Acre publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 29, edital do processo de matrículas para o Projeto CEL à Distância – 1º semestre de 2024, visando ofertar cursos de inglês e espanhol, prioritariamente, para alunos da rede pública.

Ao todo, são 420 vagas para os municípios de Acrelândia, Brasiléia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

O processo de matrícula nos cursos de línguas do CEL nos municípios, 1º semestre de 2024, visa atender, prioritariamente, o preenchimento de vagas pelos alunos da Rede Pública de Ensino, do Ensino Médio, e, extraordinariamente, pela comunidade em geral. Como exigência, o aluno deverá residir no município ao qual concorrerá à vaga.

As pré-matrículas para os estudantes da rede pública começam no próximo dia 16 de maio.

As aulas dos cursos do CEL nos municípios serão ofertadas, em tempo real, na modalidade EaD, para os alunos do ensino médio que receberam o tablet do Governo do Estado do Acre ou que possuam ferramentas próprias, tais como: celular, computador, tablet e internet para acesso às aulas. Os candidatos da comunidade, obrigatoriamente, precisam dispor de ferramentas próprias.

As aulas estão previstas para se iniciar no dia 3 de junho.

Para Rosely Quintela, assessora pedagógica do CEL, o ensino a distância é uma oportunidade única para os alunos. “Eles talvez nunca tivessem acesso ao conhecimento de aprendizagem de uma língua estrangeira, de conhecer outra cultura, por isso, o ensino a distância propicia um crescimento pessoal sem precedentes”, afirma.

Links para a inscrição da pré-matrícula dos alunos da rede pública

Acrelândia – https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/38/

Brasileia https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/39/

Epitaciolândia https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/40/

Feijó https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/41/

Sena Madureira https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/42

Tarauacá https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/43/

Xapuri https://sistemas.ufac.br/cel_academico/cadastro/processo_seletivo/44/

Leia abaixo o edital completo e saiba como fazer sua inscrições e demais informações dos cursos:

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC promove atividades voltadas para pessoas com TEA em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), em parceria com diversas instituições, realizou nos dias 24 e 27 de abril, em Cruzeiro do Sul, atividades voltadas para pessoas com TEA e seus familiares. As atividades encerraram a programação do “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo.

No dia 24, foi realizada uma roda de conversa na comunidade Santa Luzia, para compreender melhor as realidades das instituições locais e desenvolver uma plataforma de trabalho integrada entre diversos setores, visando fortalecer a rede de apoio às pessoas com deficiência, incluindo pessoas com TEA.

O “Dia D” ocorreu no sábado, 27, na Escola Dom Henrique Ruth. A atividade ofereceu os serviços de emissão da Carteira Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (e-Ceptea), carteira de identidade (para maiores de 12 anos) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Além disso, a ação contou com atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, testes rápidos, cadastro no CadÚnico, orientações sobre benefícios, orientações jurídicas e agendamentos para emissão humanizada de título de eleitor.

Para a coordenadora do GT-TEA, procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, as atividades demonstram o compromisso do MPAC e demais instituições parceiras com a causa do autismo.

“O Dia D destinado ao público com TEA foi bastante prestigiado, se fazendo presentes os pais com os seus filhos para acessar os serviços ofertados pelo MP e pelos nossos colaboradores, demonstrando assim o compromisso do MPAC com a causa do autismo”, frisou.

Foram parceiros do MPAC na realização das atividades: Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre); Secretarias Municipais de Saúde, Trânsito e Assistência e Desenvolvimento Social; Polícia Civil; Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul; Polícia Militar; Defensoria Pública do Estado (DPE); Comando de Fronteira do Juruá; Receita Federal e Tribunal Regional Eleitoral.

Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo