fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura retoma obra de duplicação da Estrada da Floresta e trânsito é alterado na região

Publicado

em

Alargamento da via será de oito para 14 metros (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco retomou a obra de duplicação da Estrada da Floresta, nesta quinta-feira (21), no trecho da rua Rio de Janeiro a partir da rua Omar Sabino, que dá acesso ao bairro Estação Experimental, do lado esquerdo no sentido centro-bairro.

A intervenção é executada pela Empresa de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e consiste no alargamento da via de oito para 14 metros. O valor da obra está orçado em quase 365 mil reais com recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e contrapartida do Município.

Benvindo: “Via duplicada terá um melhor fluxo” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Conforme explicou o diretor-presidente da Emurb, Assis Benvindo, no primeiro momento foi realizado o trabalho de recuo das residências e o realocamento dos postes de energia, pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que é responsável pela obra.

Agora a equipe da Emurb realiza o serviço de terraplanagem para, em seguida, a pavimentação asfáltica

“Nó pretendemos ficar aqui, numa faixa de 2 meses que é, para com isso, a gente poder entregar para a população uma via duplicada e com melhor fluxo para eles mesmos”, disse o diretor-presidente da Emurb, Assis Benvindo.

Para que a Prefeitura possa realizar a intervenção foi necessária a alteração do trânsito aqui na Estrada da Floresta na altura da igreja São Peregrino no sentido bairro-centro. No sentido centro-bairro o fluxo permanece normal.

Desde as primeiras horas da manhã, a equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) encontrava-se no local para orientar os motoristas sobre a alteração no trânsito e o desvio alternativo por ruas que passam pelo Conjunto Bela Vista para quem trafega do bairro rumo ao centro da cidade.

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

“O trânsito está vindo até aqui ao lado da igreja na Rio de Janeiro, pegando a rua João Aguiar, logo abaixo na rua Padre Antônio que vai sair após o semáforo e de lá vai continuar no percurso da Rio de Janeiro sem alteração, vai até o sentido centro”, explicou o agente de trânsito da RBTrans, Robson Nascimento.

“Como toda obra, principalmente de infraestrutura urbana, traz algum transtorno. Mas a gente sabe que como o ditado diz: o transtorno passa e a obra fica e a gente espera que as pessoas tenham um pouquinho de paciência e nos ajude”, concluiu Assis Benvindo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Escola do Poder Judiciário do Acre lança cinco cursos para o Processo Eletrônico Judicial Estadual (Eproc)

Publicado

em

Por

Ferramenta colabora para racionalizar procedimentos e promover maior celeridade e efetividade processual

Desenvolver nas(nos) cursistas habilidades e competências para compreenderem e utilizarem o novo sistema de virtualização e automação judicial da Justiça Estadual. Com esse objetivo, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) lançou cinco cursos relacionados ao Processo Eletrônico Judicial Estadual (Eproc).

As capacitações são oferecidas em modalidade EaD, ou seja, todas autoinstrucionais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola, o que facilita o acesso dos profissionais da Justiça da Capital e do interior do Estado.

Diretor do Órgão de Ensino, o desembargador Elcio Mendes tem destacado a relevância da agenda educacional. “É fundamental que magistradas(os) e servidoras(es) conheçam e aprendam a utilizar essa ferramenta, visto que em breve será o novo sistema de automação judicial da nossa Instituição, ou seja, será a ferramenta de trabalho de todos nós. O Eproc é mais moderno, célere, eficiente e está em sintonia com a perspectiva de crescimento do nosso Judiciário”, disse.

Os cursos

As inscrições para os cinco cursos estarão abertas até o dia 29 de novembro deste ano. O público-alvo são magistrados(as) e servidores(as) do Judiciário do Acre. Todos estão em consonância com os normativos que fixam indicadores para a concessão da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR).

O Curso “Eproc: Módulo Básico – Formação Inicial” tem carga horária de 15 horas-aula. Para se inscrever, basta clicar aqui. O Edital nº 96/2024 com todas as informações pode ser acessado aqui.

O Curso “Eproc: Módulo Criminal” tem uma carga horária de 81 horas-aula. Basta clicar aqui para fazer a inscrição. O Edital nº 97/2024 com todas as informações pode ser acessado aqui.

O Curso: Eproc Módulo Cível possui 86 horas-aula, e as inscrições podem ser feitas diretamente aqui. O Edital nº 98/2024 com todas as informações pode ser neste link.

O Curso “Eproc Avançado: Gabinete/Assessoria 1G” tem 15 horas-aula de carga horária, com 15 horas-aula. Quer se inscrever? Basta clicar neste link! O Edital nº 99/2024 com todas as informações pode ser acessado aqui.

Por fim, as inscrições para o Curso “Eproc: Elaboração de Minutas de Decisões Judiciais”, com 36 horas-aula de carga horária, podem ser acessadas aqui. O Edital nº 100/2024 com todas as informações pode ser acessado neste link.

Importância

A agenda capacita os profissionais que atuam nas unidades judiciais, para que estejam preparados para utilizar, da melhor forma possível, as ferramentas e os recursos disponibilizados pela Instituição. Contribui para otimização dos trabalhos realizados nos gabinetes e assessorias, e tramitação dos processos no âmbito do Tribunal de Justiça do Acre. Colabora para racionalizar os procedimentos e evitar retrabalho, promovendo-se maior celeridade e efetividade processual.

O Eproc também representa economia para a gestão pública e sustentabilidade, haja vista que dispensa o uso de papel e demais insumos para a impressão. Outro aspecto importante é a disponibilidade do sistema online, 24 horas por dia, a partir de qualquer localidade com acesso à Internet, inclusive celular/smartphone.

 

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador determina a recuperação de ramais de sete municípios do Acre, considerados polos agrícolas, Brasiléia, Xapuri e Capixaba são contemplados

Publicado

em

Regional do alto acre, as cidades e ramais contempladas, são: Capixaba (ramal Limeira), Xapuri (ramal Polo Recanto do Equador), Brasiléia (ramal Km 59)

Dos 10 ramais beneficiados, Brasileia teve o Ramal do 59 contemplados, sendo o maior do município, além de Brasileia da regional do alto acre, estão Xapuri e capixaba. Foto: arquivo

O governador Gladson Cameli, nesta quinta-feira determinou a abertura de licitação para a recuperação de ramais em sete municípios do Acre. O edital foi publicado no Diário Oficial da União.

São sete lotes ao todo, beneficiando 10 ramais.

As cidades são Acrelândia (ramal Bengala e Progresso), Porto Acre (ramal Linha 7 e Mutum), Manoel Urbano (ramal Conquista e Extrema) e Tarauacá (ramal Socó).

Na regional do alto acre, as cidades contempladas, são: Capixaba (ramal Limeira), Xapuri (ramal Polo Recanto do Equador), Brasiléia (ramal Km 59)

O edital já está disponível por meio dos sites www.licitacao.ac.gov.br e www.comprasnet.gov.br. As propostas serão recebidas até às 09h15min (horário de Brasília) do dia 07/06/2024, quando terá início a disputa de preços no sistema eletrônico: www.comprasnet.gov.br.

Comentários

Continue lendo

Acre

Equipe de bombeiros do Acre integra missões de resgates de famílias alagadas no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Nos dois primeiros dias de trabalho da equipe de quatro militares do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), enviados pelo Estado para integrar as operações de resgate das famílias vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS), foi contabilizado o resgate de 20 pessoas e 3 animais.

Equipe de bombeiros militares do Acre é especialista em desastres, buscas em áreas colapsadas, operações náuticas e salvamento terrestre. Foto: cedida

Além de iniciar as missões de retirada de pessoas de áreas alagadas, logo após a chegada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, na madrugada de terça-feira, 14, a equipe do CBMAC também prestou apoio à Polícia Federal no transporte de tropas e equipamentos, bem como apoio à imprensa no transporte aquático pelas áreas inundadas.

A equipe do CBMAC, que integra as missões de resgate de pessoas e animais junto ao Corpo de Bombeiros do Rio Grande Sul, é composta pelo capitão Marcos de Castro Corrêa, o 3º sargento BM Zinho Silva Galvão, o 3º sargento BM Ismael Barbosa da Silva Medeiros e o 3º sargento BM Genilvan Apolinário de Moura.

Em Porto Alegre, desde a madrugada do dia 14 de maio, bombeiros militares do Acre operam junto aos bombeiros do Rio Grande Sul, no resgate de pessoas e animais na capital. Foto: cedida

O deslocamento de Rio Branco ocorreu na última quinta-feira, 9, para o percurso de cerca de 4.400 quilômetros, passando por seis estados. A equipe dispõe de uma caminhonete e um barco equipados com materiais de salvamento.

O capitão Marcos Correia enfatizou o comprometimento da equipe em iniciar as missões logo após as primeiras horas da chegada de um longo percurso terrestre, integrando, portanto, as ações de resgate em andamento no RS. “Viemos para as missões de busca e salvamento e o nosso comprometimento será cem por cento”.

A viagem por um longo percurso terrestre na caminhonete do Corpo de Bombeiros do Acre e embarcação com equipamentos de salvamento. Foto: cedida

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo