Geral
Prefeitura inaugura Sistema de Abastecimento de Água no Residencial Iolanda e reforça distribuição para o Parque das Palmeiras

Serviço de abastecimento custou R$ 200 mil de recursos próprios da prefeitura (Foto: Val Fernandes/Assecom)
A Prefeitura da capital, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), inaugurou nesta quinta-feira (16), o Sistema de Abastecimento de Água no Residencial Iolanda e o reforço do fornecimento para o Parque das Palmeiras.
De acordo com o prefeito Tião Bocalom, a capital necessitava de um investimento na área do saneamento, por isso a gestão se comprometeu com o pedido da população. A implantação do serviço de abastecimento custou R$ 200 mil, fruto de recurso próprio da prefeitura e vai beneficiar mais de mil pessoas do bairro.
“Quando colocamos água na casa da pessoa, estamos levando dignidade porque estamos levando saúde. Há mais de 20 anos que esses moradores pedem por água e nunca haviam colocado. Assumimos o Saerb, no ano passado e esse ano conseguimos colocar água aqui no Residencial Iolanda e no Parque das Palmeiras”, disse.
Segundo o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, os poucos poços presentes em algumas residências estavam contaminados, resultando em problemas de saúde, além do alto custo para aqueles que optam em comprar do caminhão-pipa.
“Não teve nenhuma gestão que se preocupou em fazer uma interligação da rede do Saerb. Ano passado religamos aproximadamente 500 redes, resultando no reforço de água para o Parque das Palmeiras e a implantação do sistema de abastecimento no Residencial Iolanda”, esclareceu.
Para o pastor José Duarte, morador e proprietário de uma escola do bairro há mais de 25 anos, esta quinta-feira marca um novo tempo para os moradores.
“Hoje é um dia muito especial, não tínhamos água e vivíamos sofrendo com poços onde a qualidade não era apropriada para o consumo, então hoje é um dia muito marcante porque agora vamos ter água em nossas torneiras. Uma marca do prefeito é que ele não promete, ele vem e faz, por isso sou fã”, enfatizou.
Morando há mais de 20 anos no Parque das Palmeiras, Eliane Jialdi, contou que está muito feliz em ver a prefeitura ouvindo os anseios da população e que o reforço da água no bairro vai fazer com que ela chegue em sua casa.
“No Parque das Palmeiras tem locais que caem água e outros que nunca viram uma gota. Semana passada levamos um susto porque a água saiu de todas as mangueiras que estavam abertas. Estamos muito felizes e agradecemos ao prefeito”, disse.
O gestor da capital ainda esclareceu que vem muita notícia boa para a população acreana, sobretudo para aqueles que residem no Segundo Distrito e também sofrem com a dificuldade no abastecimento de água.
“A gente vai continuar fazendo, o povo de Rio Branco merece e eu tenho fé em Deus que até o fim do nosso mandato teremos água de qualidade em toda cidade. Daqui a uns dias começaremos a perfurar os poços do Segundo Distrito, fruto de parceria com o Governo”, finalizou.
Além da sociedade civil em geral, também estiveram presentes na inauguração, secretários municipais e os vereadores Raimundo Castro, James do Lacen e Lene Petecão.
Comentários

Geral
Neném defende consulta ao TCE antes de propor reajuste salarial
Após mais de uma hora de reunião nesta terça-feira, 21, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Raimundo Neném (PSB), declarou que é contra a proposição de reajuste salarial dos vereadores e do prefeito Tião Bocalom.
Segundo o parlamentar, é necessário que haja primeiro uma consulta aos órgãos de controle. “Sou contra esse aumento, primeiro deve haver uma consulta ao TCE e a procuradoria da casa já pediu uma reunião”, comentou.
O líder do prefeito Tião Bocalom, vereador João Marcos Luz (MDB), declarou que a reunião serviu para haver um alinhamento político na Casa Legislativa. “Chegamos a um consenso e só vamos colocar o projeto em pauta após a consulta ao TCE”, declarou.
Comentários
Geral
Senador Alan Rick divulga imagens da liberação parcial da BR-364
Em contato com as superintendências do DNIT no Acre e em Rondônia desde domingo, quando a BR-364 foi interditada, o senador Alan Rick (União Brasil) vinha cobrando providências para que a BR fosse liberada e o Acre saísse do estado de isolamento terrestre.
E no fim da tarde desta terça-feira, 21, o senador usou as redes sociais para informar a liberação parcial da rodovia. O parlamentar postou um vídeo que recebeu do superintendente do DNIT no Acre, Carlos Moraes, que vinha mantendo o senador informado da situação. Nas imagens, os primeiros carros da imensa fila formada já conseguiam seguir viagem.
Mais cedo, em audiência no Senado Federal, Alan Rick questionou o Ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre as providências em relação a BR. O ministro informou que o DNIT precisou britar pedra para usar no local e logo que possível a BR seria liberada.
“A priori a ideia era providenciar um desvio para a retomada do tráfego. Mas, hoje, fomos informados que a equipe do DNIT Rondônia decidiu pela recuperação provisória do corpo da pista mesmo e só depois um desvio será construído para que as equipes possam trabalhar na recuperação definitiva do trecho. Vou continuar acompanhando a situação de perto. Nosso povo não merece sofrer mais com isolamento terrestre” – informou o senador.
Comentários
Geral
Prefeitura de Rio Branco inicia ano letivo na rede municipal de 2023

Prefeito reforçou a importância do cuidado da rede de ensino não só com a educação, mas também com o bem-estar das crianças (Foto: Val Fernandes/Assecom)
A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), anunciou na manhã desta segunda-feira (20), no Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Rita Batista, no bairro Portal da Amazônia, o início do ano letivo da rede municipal de 2023. Na mesma data em que também é comemorado o Dia Internacional da Felicidade, sentimento que tomou conta do ambiente.
A recreação foi feita pelo Centro de Multimeios da Seme que embalou o espaço com uma bela apresentação, enquanto as crianças se divertiam.

Raab: “Foi um ganho para a nossa sociedade e crianças” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
Segundo a diretora da creche, Raab Gomes, a prefeitura tem mostrado que é uma grande amiga da educação, no sentido de não medir esforços para proporcionar todos os meios necessários para que o ensino bom e de qualidade seja garantido para todos.
“Tudo que o setor público faz que ajuda as crianças e as mães é para a benfeitoria deles. Antigamente, os pais gastavam muito com material escolar, já atendi comunidades carentes onde tínhamos que dar um jeito para a criança estudar. E hoje, ela só precisa vir, não há necessidade de trazer material pedagógico e nem o fardamento, isso foi um ganho para a nossa sociedade e crianças”, disse.

Nabiha: “As crianças estão recebendo condições e ensino de qualidade” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
De acordo com a secretária municipal de Educação, Nabiha Bestene, ao visualizar tudo que a prefeitura tem feito pelos alunos da rede municipal, o sentimento que fica é de dever cumprido, pois, finalmente as crianças estão recebendo as condições e o ensino de qualidade que tanto merecem.
Ela aproveitou para esclarecer que a maioria das escolas começa hoje, mas que algumas ainda estão no fim de alguns reparos estruturais, por isso, terão o início do ano letivo no dia 27, ainda deste mês.
“Graças a Deus o ano letivo está iniciando, os alunos bonitos e fardados, são crianças da nossa rede municipal. Ficamos muito satisfeitos em ver a alegria deles e dos pais, já receberam os kits escolares e estamos dando o pontapé da rede municipal de ensino”, enfatizou.
O prefeito Tião Bocalom, ao entrar na escola, disse ter ficado muito feliz de ver todas as crianças felizes, alimentadas e fardadas. Ele reforçou a importância do cuidado da rede de ensino não só com a educação das crianças, mas também com o seu bem-estar.

Tião: “Estou feliz de ver as crianças com uniforme e merenda de primeira qualidade” (Foto: Val Fernandes/Assecom)
“Eu como professor, tenho a obrigação de fazer o melhor pela educação do nosso município de Rio Branco e acho que estamos fazendo. Estou muito feliz de ver as crianças com uniforme, a merenda de primeira qualidade, esse ano vamos acrescentar o café da manhã, porque sabemos que a alimentação de muitas crianças é só na escola, já ouvimos de mães. Fico feliz que a educação está melhorando e seguirá avançando cada vez mais, porque é o nosso futuro, de nossas crianças, do Acre e do nosso Brasil”.
Tatiana Mota, é mãe da Ágata Vitória de 3 anos que começou a creche este ano, ela contou que no início estava receosa em deixar a filha, mas assim que chegou pode visualizar a atenção das cuidadoras com as crianças, além de ser um espaço que valoriza a inclusão social, com a presença de profissionais da educação especial. A mãe aproveitou para agradecer pela entrega do fardamento escolar que é uma economia a mais no fim do mês.
“Eu achei ótimo ela ter ganhado o fardamento, porque nem todos têm condições de comprar a farda. Sobre a merenda, ela não toma café da manhã porque não queria, mas aqui ela já tomou, então achei muito bacana”, disse.
Estiveram presentes ao evento, so secretário municipal Jonathan Santiago (SMGA), o secretário adjunto Francisco Bezerra (SASDH) e os vereadores Raimundo Castro, Antônio Morais e Ismael Machado.
Comentários
-
Extra23 horas atrás
Violência: Durante corrida mulher é ameaçada com faca, levada para motel e estuprada
-
Acre24 horas atrás
Acusado furtar 170 animais de fazenda no interior do AC tem casa hipotecada e bens apreendidos pela Justiça
-
Flash2 horas atrás
Após mandar mensagens para familiares, vigilante tira sua vida no estacionamento do Arena da Floresta
-
Extra24 horas atrás
Vereadores criam CPI para tentar afastar prefeito Sérgio Lopes durante 180 dias
-
Acre2 dias atrás
Feto humano é encontrado dentro de veículo por motorista de aplicativo
-
Flash6 horas atrás
Policia Federal apreende mais de 10Kg de Cocaína em Assis Brasil
-
Extra2 dias atrás
Ramal de Brasiléia registra mais um acidente em menos de uma semana
-
Flash20 horas atrás
Acre isolado: filas se formam em trecho interditado da BR-364 em Rondônia; Dnit vai construir desvio