Prefeitura de Rio Branco lança portal de videomonitoramento De Olho no Trânsito

Buscando transformar Rio Branco em uma cidade cada vez mais inteligente, a Prefeitura da capital lançou, nesta terça-feira (7), o portal de videomonitoramento De Olho no Trânsito a fim de usar a tecnologia e todo seu potencial à disposição da população.

Bino: “A população, pelo celular, pode acessar e verificar como está o trânsito e decidir qual caminho tomar” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), coronel Ezequiel Bino, o investimento também é uma forma de fazer com que os condutores busquem respeitar as leis de trânsito para não serem penalizados pelos órgãos fiscalizadores.

“A RBTrans identificou 12 pontos da cidade com maior lentidão de trânsito, maior tráfego de veículos e também incidência de acidentes. A Prefeitura de Rio Branco instalou nesses locais câmeras para que a população, pelo celular, possa acessar e verificar como está o trânsito de Rio Branco e decidir qual caminho tomar. É um serviço também que visa dar uma ferramenta de gestão do tráfego de veículos para os órgãos de trânsito. Eles poderão, à distância, fazer a gestão desse trânsito e prevenir acidentes.”

Para Rodrigo Curti, promotor de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), o portal não vai apenas auxiliar os órgãos de trânsito, mas também a segurança pública na totalidade, colocando o município como protagonista.

“Mais uma vez, a prefeitura merece ser parabenizada com investimentos na área da tecnologia que vai propiciar uma fiscalização mais efetiva e mais eficiente do trânsito das vias da cidade de Rio Branco. Na ausência de recursos humanos, a tecnologia, vem sobre esse papel e é importante não só campanhas de conscientização, mas também a responsabilização dos infratores para que todos nós tenhamos um trânsito mais seguro aqui na nossa cidade.”

Bocalom: “Nós não temos medo da modernização da gestão pública” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O prefeito da capital falou sobre a relevância do portal para a população e explicou que os 12 (doze) pontos foram selecionados pelos técnicos de trânsito, apontando os locais mais propícios de acidentes.

“Implantamos mais de 300 câmeras pela cidade para contribuir com a segurança pública, além de diversos procedimentos dentro da gestão no sentido de agilizarmos o trabalho. Agora, aproveitando o que já temos de infraestrutura do Rio Branco Mais Segura, nós já temos o De Olho na Obra e agora temos o De Olho no Trânsito. Isso vai facilitar a vida das pessoas na hora de sair de casa para saber, por onde vai passar. Então, a pessoa pode, antecipadamente, preparar uma rota, eu acho que isso é fundamental. A própria imprensa, por exemplo, vai poder mostrar.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Compartilhar
Publicado por
A Gazeta