Alexandre Lima
A prefeitura municipal de Epitaciolândia, através da Secretaria de Obras e Educação, está realizando reformas emergências em várias escolas, para que os alunos não venham perder o ano letivo, uma vez que estas obras estavam previstas para o período de férias.
Atualmente, três escolas estão sendo construída e/ou reformadas pela Prefeitura como a João Pedro e Bela Flor, que foram erguidas em administrações passadas, tanto do Estado quanto do Município e que estavam com cerca de cinco anos recebendo paliativos, com exceção da Cosmo de Azevedo, por ser uma das mais antigas desde a emancipação do Município.
Na escola João Pedro, foram investidos pela administração municipal passada pouco mais de R$ 350 mil reais. Foi erguida num terreno impróprio e de madeira, onde resultou numa infestação de cupins que quase destruiu por completo, todo o assoalho. Segundo o prefeito, o caso está sendo comunicado ao Ministério Público.
Já a escola Bela Flor, foi entregue pelo governo do Acre em 2006. Passou para o município a quase dois anos e vinha recebendo paliativos. Toda sua estrutura vinha apodrecendo e quase caiu de uma vez a cerca de uma semana atrás, quando as colunas feitas de madeira, não resistiu ao tempo.
O laudo dos Bombeiros certificou a deterioração dos pilares, estrutura, trinca na alvenaria e arqueamento de coberturas. Também foi comprovado que a escola Bela Flor foi entregue ao Município sem que tivesse sido apresentado o Projeto de Prevenção contra Incêndio e Pânico, além do Certificado de Aprovação da corporação.
Veja vídeo reportagem abaixo.