A Prefeitura de Epitaciolândia realizou nesta quinta-feira, 04, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025/2028, um encontro essencial para discutir políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no auditório do CRIE – Centro de Referência do Idoso, reunindo autoridades municipais, lideranças comunitárias, representantes de conselhos, equipes técnicas, sociedade civil e adolescentes do NUCA.
Abertura
A cerimônia iniciou com as boas-vindas do cerimonialista, ressaltando a importância do fórum como espaço de diálogo, participação popular e fortalecimento das ações que impactam diretamente a infância e adolescência no município.
Composição da Mesa
Compuseram a mesa de honra:
Após a composição, o fórum seguiu com apresentações das equipes técnicas e diálogos sobre indicadores, metas e estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância.
Fala do Prefeito Sérgio Lopes
O prefeito destacou o empenho da equipe envolvida no processo do Selo UNICEF e reforçou a determinação da gestão para alcançar a certificação:
“O Selo UNICEF é uma meta que temos buscado com muito empenho. A Marinete, junto com nossa secretária de Educação, tem se dedicado intensamente para que tudo aconteça da melhor forma. Acredito que desta vez dará tudo certo. Desejo um bom dia a todos e que Deus continue abençoando cada um.”
Fala do Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Sérgio Mesquita
Com bom humor, Mesquita relatou os desafios da equipe no cumprimento das metas, mas ressaltou a relevância da certificação para crianças e adolescentes de regiões menos favorecidas:
“O Selo é complexo, ninguém consegue fugir das responsabilidades, mas todos estão comprometidos. Quando conseguirmos o selo, quero entregar um troféu para cada integrante da equipe.O Selo UNICEF existe para garantir que crianças e adolescentes de regiões menos privilegiadas, como em nossa região, tenham seus direitos assegurados. Ele nasceu de estudos que mostram as dificuldades enfrentadas pelos nossos jovens. As metas envolvem indicadores, legislação e ações nas áreas de assistência social, educação e saúde — pilares de uma sociedade mais justa. Que hoje seja um dia produtivo para que esse ‘ selo’ chegue até nós.”
Compromisso com a proteção às crianças
Durante o fórum, foi destacado que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem ampliado ações de atenção integral às crianças e adolescentes, incluindo o atendimento a famílias e crianças em situação vulnerável tanto na zona urbana quanto na zona rural.
A gestão reafirmou ainda o compromisso com políticas intersetoriais que garantam atendimento humanizado e proteção social a todos, incluindo crianças refugiadas e em situação de risco.