Prefeitura de Epitaciolândia divulga programação para festa de 23 anos

Da Assessoria

A Prefeitura de Epitaciolândia iniciou as programações em comemoração ao aniversário do município. A abertura aconteceu no pátio da Escola Estadual Joana Ribeiro Amed com Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal.

Na terça-feira 28 de Abril dia que se comemora 23 anos de emancipação será realizado o famoso desfile cívico onde será abordado o tema “LIBERDADE E IDENTIDADE”. O objetivo do evento é questionar a realidade construída pela diversidade étnica e cultural, em sua IDENTIDADE que, por muitas vezes, apresentam preconceitos, relações de discriminação e exclusão social, impedindo muitas pessoas de terem uma vivência plena de sua cidadania em busca de sua LIBERDADE.

O município de Epitaciolândia recebeu esse nome em homenagem ao ex-presidente Epitácio Pessoa. Fundado nas terras do antigo seringal Bela-Flor, como bairro do município de Brasiléia. Criado pelo O Decreto lei no 1.026/92, de 28 de abril de 1992, assinado pelo então governador Edmundo Pinto.

Sua população é de 16.417 habitantes, e sua área é de 1.659 km² (8,1 hab./km²). Limita-se ao norte com o município de Xapuri, ao sul e a leste com a Bolívia e a oeste com o município de Brasiléia.

A atividade econômica gira em torno do comércio e da Pecuária. Possui vários hotéis e serve como ponto de apoio para os brasileiros vindos de Rio Branco que pretendem fazer compras na zona franca de Cobija.

De fato, a economia das três cidades são complementares. Epitaciolândia se destaca pelos seus 3 supermercados e pelo maior banco da região (Banco do Brasil). Seus habitantes buscam em Brasileia serviços de correios e saúde (Hospital Regional), além do campus avançado da UFAC. Cobija se destaca pelo seu intenso comércio na zona franca e pela Universidade.

Em Epitaciolândia também está localizada a sede da Companhia Especial de Fronteira e o 1º Pelotão Especial de Fronteira, unidades destacada do 4º Batalhão de Infantaria de Selva, em Rio Branco-AC e o 5º Batalhão de Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (corpo de Bombeiros).

  • Programação
  • 27 de Abril
  • Hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal na Escola Estadual de Ensino Fundamental Joana Ribeiro Amed. – 08h 00min
  • 28 de Abril
  • Desfile cívico – 19h 00min
  • Atividade Cultural com a diretoria de cultura municipal em parceria com a AJE;
  • Tenda de Alimentação;
  • Tenda de som.

Participe! Prestigie! Se integre nesta atividade pela tradição de Epitaciolândia.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima