fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Prefeitura de Brasileia promove ll Fórum Regional do Alto Acre dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicado

em

Em um espaço para ouvir as pessoas com deficiência, a Prefeitura de Brasileia realizou em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CONEDE), nesta terça-feira, 24, no centro de convivência do idoso o II Fórum Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Buscando debater o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência e sua ampliação e as propostas que serão levados para a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que têm como tema: Cenário Atual e Futuro na Implantação dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Construindo um Brasil mais Inclusivo.

Com a participação de pessoas com deficiência e a comunidade em geral participou também o Vice-Prefeito Carlinhos do Pelado, Secretário de Assistência Social Djahilson Américo, Shirley Lessa Vice-Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Conede), Prof. Heliton Nascimento, Conselheiro e Representantes da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre, Suly Guimarães Gestora de Política para as Mulheres em Brasiléia (OPM) e a Rosilda Borges Assistente Social do CREAS em Epitaciolândia.

Inclusão é uma das marcas da gestão da Prefeita Fernanda Hassem que visa desenvolver políticas públicas no município de acessibilidade para atender e assegurar os direitos fundamentais da pessoa com deficiência já existentes no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O Brasil tem hoje 18,6 milhões de pessoas com deficiência. A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária.

Veja o que disseram:

Carlinhos do Pelado- Vice-Prefeito:

“É uma alegria estar participando neste então importante fórum regional das pessoas com deficiência. A Prefeitura de Brasileia busca promover acessibilidade e humanização para as pessoas com deficiência que merecem todo o nosso respeito, dignidade e seus direitos garantidos. A Inclusão social também na gestão da nossa Prefeita Fernanda Hassem é fundamental. Sugerimos também neste encontro a criação do conselho municipal com as pessoas com deficiência.” Disse.

Shirley Lessa Vice-Presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência:

Hoje estamos realizando o II Fórum Regional do Alto Acre dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a presença dessas pessoas neste tipo de debate para garantir novas políticas públicas às pessoas com deficiência.

Prof. Heliton Nascimento Concelheiro e Representantes da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Acre:

É muito importante que essas pessoas com deficiência estejam aqui presentes neste fórum regional. Por que é nesta instância de controle social quanto sociedade civil tempo oportunidade de construir proposta para elaboração e execução de políticas públicas de inclusão para as pessoas com deficiência. Todos devem respeitar se preocupar com esse direito que é transversal com inclusão desse direito de participação social das pessoas com deficiência

Comentários

Extra

Motorista de caminhonete invade contramão, bate contra carro com 4 pessoas e depois foge do local

Publicado

em

Fotos de Jonys David

Um acidente ocorreu na noite deste sábado, dia 9, na Avenida Manoel Marinho Montes, no conhecida “Ladeira da Viúva”, Bairro Três Botequins, envolvendo uma caminhonete e carro de passeio onde teria deixado feridos, incluindo crianças, por volta das 20h30.

Segundo foi apurado no local, a caminhonete modelo Toyota/Hilux, placas MRT4141, estaria indo sentido bairro/centro, quando acessou a ladeira já na curva, invadiu a contramão e se chocou frontalmente contra o veículo de passeio, modelo Chery/QQ, placas NAG5B32, que transportava três adultos e um criança.

Foi informado que o motor teria sido empurrado para o interior do carro devido o forte impacto frontal. Os ocupantes do Chery, ao menos um dos ocupantes teria sofrido ferimentos em uma das pernas devido ao choque e todos foram levados ao hospital após a chegada de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde passariam por atendimento médico.

O motorista do carro vermelho; Álvaro Valderi de Oliveira, de 44 anos – sua esposa, Raquel Dias Mendonça e a filha E. E. M. O, de 2 anos, não sofreram ferimentos graves e passariam por exames. A senhora Maria de Fátima Cordeiro, 61 anos (mãe do motorista), sofreu uma fratura em uma das pernas e estava sendo analisado se seria necessária sua transferência para a capital.

Logo em seguida, homens da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do 5º chegaram no local e logo em seguida, isolaram o local e esfriamento dos motores, afim de evitar um possível incêndio nos mesmos.

Na caminhonete, foi informado que havia quatro pessoas, incluindo o motorista. Sem ser identificado no momento, o mesmo após ocasionar o acidente, se evadiu tomando rumo ignorado, deixando o restante para trás.

As autoridades competentes já estão coletando informações das partes envolvidas e, principalmente do motorista que se evadiu do local sem prestar socorro e esclarecimentos.

Mais informações a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Tri-campeã: Brasiléia retorna para a elite do futsal acreano após decisão de virada

Publicado

em

Após 18 anos, Brasiléia é Campeã pela terceira vez do Campeonato Estadual de Futsal

A Seleção de Brasiléia escreveu mais uma vez o seu nome na história do futsal acreano ao conquistar o título de campeão estadual pela terceira vez.

Na noite de sábado, 08, na quadra do bairro Ferreira Silva, a seleção Brasileense, brilhou em casa e venceu por 2×1 a equipe Pista Pega Tranqueira, representante do município de Senador Guiomard.

Os gols foram marcados por Jefferson Cássio, melhor goleiro e Giovani da Silva, artilheiro da competição.

A Prefeita Fernanda Hassem acompanhou a grade final juntamente com esposo Dr. Israel Milani, Rosana Gomes, Prefeita de Senador Guiomard, Deputado Tadeu Hassem, Presidente da Câmara Marquinhos Tibúrcio, Presidente da Federação Acreana de Futsal Rafael do Vale e o Diretor de Arbitragem Mário Jorge Ferreira de Lima.

Com um grande celeiro de craques, Brasiléia buscava esse título há 18 anos. A vitória da Seleção de Brasiléia não é apenas um marco para o esporte local, mas também um testemunho do espírito de equipe.

Cada jogador foi peça fundamental para elevar o nome da cidade.A seleção conquistou o coração e o orgulho da população que prestigiou os jogos.

A gestão municipal, liderada pela prefeita Fernanda Hassem, proporcionou todo o apoio e suporte necessário para a participação da seleção no Campeonato Estadual.

Alcione, Capitão da seleção de Brasiléia, comemorou a vitória. “Primeiramente quero agradecer a prefeita Fernanda Hassem e todos os envolvidos. Falei que iriamos trazer o último jogo para Brasiléia com intuito de buscar o título e graças a Deus ele nos honrou e agora é só comemorar”, disse ele.

O Gerente municipal de Esportes, Bil Rocha, desempenhou um papel fundamental ao estar lado a lado da seleção. Para ele a conquista do título faz parte trabalho conjunto e da dedicação, tanto dos atletas quanto da equipe de gestão esportiva.

O Deputado Tadeu Hassem parabenizou a seleção de Brasiléia e reconheceu a prefeita Fernanda Hassem pelo incentivo e apoio ao futsal.” Brasiléia hoje mostrou que é a capital do futsal. Quero a agradecer a Federação Acreana de Futsal pela belíssima organização do campeonato e parabenizar também a equipe de Senador Guiomard pela sua boa atuação. Quero reconhecer o trabalho da prefeita Fernanda Hassem que é uma incentivadora e apoiadora do Futsal”, enfatizou o parlamentar.

A prefeita Fernanda Hassem expressou sua gratidão e reconhecimento a seleção de Brasiléia, e destacou o momento especial para o esporte do Acre. “Estamos muito felizes. O time de Brasiléia deu o seu melhor, são guerreiros que elevaram o nome da nossa cidade. Agradeço à Federação, ao presidente Rafael e à equipe de arbitragem. Hoje é dia de festa, é dia de agradecer a população de Brasiléia que, mesmo em dia chuvoso, lotou a quadra. A palavra é gratidão a Seleção de Brasiléia!”, enalteceu a Prefeita.

VEJA VÍDEO INSTITUCIONAL ABAIXO:

Comentários

Continue lendo

Extra

Motorista de caminhonete perde controle, bate contra veículo e muro de mercado em Brasiléia

Publicado

em

Um acidente envolvendo uma caminhonete modelo VW/Amarok, placas NAF 8101, por volta das 9:00 desta sexta-feira, dia 8, deixou a motorista, identificada como Camila da Silva de Souza, de 24 anos, com ferimentos leves após se chocar contra a traseira de uma van de placa boliviana e o muro do mercado Frios Vilhena.

Segundo foi apurado junto a testemunhas no local, a caminhonete que ia sentido bairro/centro, pela BR 317, a motorista teria tentado desviar de um grande buraco no trecho entre o mercado e o hospital, fazendo com perdesse o controle do veículo que por pouco não se chocou na traseira de uma carreta carregada de postes.

Mais a frente, fazendo zigue-zague, teria encostado no meio-fio central e foi de encontro ao portão do mercado, onde havia a van estacionada e se chocou no poste da rede elétrica. Com o impacto, acionou o air-bag evitando ferimentos maiores.

Com a batida, a mulher teria ficado com uma das pernas presa, sendo necessário o apoio de homens do Corpo de Bombeiros do 5º Batalhão, para soltar e fosse resgatada com o apoio dos socorristas do SAMU que chegou em seguida.

Homens da Polícia Militar e do Trânsito também deram o apoio, isolando o local da batida, afim de afastar curiosos chegassem próximo à rede elétrica que teve de ser desligada para que fosse trocado o poste.

Camila foi conduzida ao hospital consciente reclamando de dores na região do abdômen, onde foi atendida e passaria por exames e não foi constatado fraturas pelo corpo. O dono da van boliviana, foi orientado para registrar o caso na delegacia afim de buscar ser ressarcido dos prejuízos.

O caso será analisado pelas autoridades competentes, que irá preparar um laudo oficial sobre o ocorrido e ver o real motivo do acidente. A caminhonete foi retirada do local posteriormente.

Comentários

Continue lendo








Em alta