Prefeitura de Brasiléia participa da criação do núcleo da ODM na região do Alto Acre

Núcleo terá a responsabilidade de garantir os trabalhos para auxiliar os poderes públicos, privados e entidades civis organizadas a melhorar o desenvolvimento social da região do Alto Acre, estabelecidos pela ONU

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

O Centro Cultural do município de Brasiléia sediou o encontro “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM”. O evento contou com a presença do prefeito Everaldo Gomes, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

A ODM tem o objetivo de dar resposta aos grandes problemas da humanidade questionados por meio de conferências internacionais realizadas na década de 90. Nessas conferências foram debatidas as preocupações da época sobre meio ambiente, gênero, desrespeito aos direitos humanos e desenvolvimento social.

Depois dos debates, a União das Nações Unidas – ONU criou metas com a finalidade de reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sendo as propostas endossada por líderes de todas as nações filiadas à ONU.

Durante o evento em Brasiléia que instituiu a Municipalização dos ODM e Participação Social foram criados grupos e organizados debates sobre vários temas importantes. Os debates foram relacionados às atividades de competência da ODM e criação de um grupo executivo para direcionar os trabalhos das ODM regionais.

O prefeito de Brasiléia Everaldo Gomes disse que a formação desse núcleo na região do Alto Acre é de fundamental importância para garantir as políticas públicas de desenvolvimento social e ambiental.

“Vamos apoiar a formação do núcleo regional para garantir trabalhos que ajudem os Poderes constituídos a melhorar cada vez mais os índices de desenvolvimento de nosso município e toda a região”, disse Everaldo.

O assessor de projetos especiais da ODM da Secretaria Nacional de Relações Políticas-Sociais, Laurêncio João Korbes destacou como de grande suporte para que os Estados e municípios possam garantir seus índices de desenvolvimentos de acordo com as metas estipuladas pela ONU.

“Para se ter uma ideia, os índices quando levantados a nível de Brasil vem sendo alcançados por conta das regiões mais desenvolvidas. Quando se pega os índices dos Estados e Municípios esses resultados ficam cada vez mais baixos. E para garantir uma desenvolvimento humano com menos desigualdade e garantindo melhorias de vida a todos, precisamos trabalhar juntos e de forma regional. Assim, poderemos conseguir alcançar as metas estipuladas pela ONU”, explicou Korbes.

A institucionalização do grupo na região do Alto Acre, além de ser a primeira do Estado, conta com uma direção que foi eleita pelos participantes do seminário de criação dos núcleos. O grupo terá a finalidade de levar os objetivos da ODM ao conhecimento dos setores públicos. Privados, sociedade civil organizada e demais seguimentos sociais.

 

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima